Marfrig registra receita bilionária no trimestre
A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1: MRRTY), líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, apresentou hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados fiscais relativos ao segundo trimestre de 2021. No período, a companhia registrou receita líquida de 20,6 bilhões de reais, crescimento de 9% na comparação anual. O lucro líquido alcançou 1,7 bilhão de reais, 9% acima do registrado no segundo trimestre de 2020. O Ebitda Ajustado chegou a 3,9 bilhões de reais e a margem Ebtida foi de 19%. Dessa forma, a Marfrig registrou a maior receita histórica para um trimestre, consolidando a tendência de crescimento em 2021.
Esses resultados foram acompanhados pela menor alavancagem financeira já registrada pela companhia. A Marfrig encerrou o segundo trimestre deste ano com o índice em 1,45x em reais e 1,55x em dólares — considerando-se a relação entre dívida líquida e o Ebtida dos últimos 12 meses.
“Estamos felizes em anunciar novamente resultados trimestrais históricos. Isso mostra a adequação de nosso modelo de operação e a excelência da nossa gestão”, diz Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração da Marfrig. Com os excelentes resultados alcançados no trimestre, o Conselho da Marfrig aprovou a distribuição aos acionistas de dividendos intermediários no valor de 958,4 milhões de reais. Em abril deste ano, a Marfrig já havia distribuído 141 milhões de reais em dividendos, referentes ao exercício de 2020. Além disso, o Conselho da Marfrig aprovou o cancelamento de 20 milhões de ações em tesouraria e a criação de um novo programa de recompra de ações de até 26,3 milhões de ações. Essas ações têm como objetivo a criação de valor para os acionistas da companhia.
Operação América do Norte
O grande destaque do período foi a Operação América do Norte — liderada pela National Beef — que bateu recordes em diversos indicadores ao aproveitar um cenário de aumento do volume de abates e do consumo no mercado americano, impulsionado pela chamada barbecue season (ou, temporada do churrasco, que coincide com o verão no hemisfério Norte). A receita líquida atingiu a marca histórica de 15,5 bilhões de reais (2,9 bilhões de dólares), o que representa um avanço de 7,4% sobre o mesmo período do ano passado.
O lucro bruto foi de 4,1 bilhões de reais, com 9,6% de crescimento na comparação anual. Graças a esse desempenho, a América do Norte representou 76% da receita da Marfrig no período. O Ebtida Ajustado foi de 3,8 bilhões de reais, 8,7% superior ao registrado no segundo trimestre do ano passado, representando 96% do Ebtida total da companhia no trimestre. “A percepção do mercado é que a Marfrig é, cada vez mais, uma empresa americana”, afirma Tang David, vice-presidente de Finanças. “E isso nos traz uma enorme vantagem competitiva global.”
O mercado dos Estados Unidos continua a ser o maior consumidor dos produtos oferecidos pela Operação América do Norte (89%). Entre os mercados internacionais, Japão e Coreia do Sul geram 81% das receitas de exportação da National Beef.
“Fomos beneficiados duplamente no período. A demanda por carne bovina segue alta na região, sobretudo nos Estados Unidos, e aumentamos as receitas do mercado externo, que tiveram reajuste de 30% nos preços”, diz Tim Klein, CEO da Operação América do Norte da Marfrig.
Operação América do Sul
A Operação América do Sul da Marfrig gerou receita líquida de 5 bilhões de reais, um crescimento de 14,1% na comparação anual. O desempenho é justificado pelo aumento de 21,1% no preço médio de vendas totais na região. O lucro bruto atingiu 389 milhões de reais, e a margem bruta chegou a 7,7%.
As exportações seguem como destaque e representaram 57,7% da receita total no trimestre. Os maiores mercados da Operação América do Sul da Marfrig continuam sendo a China e Hong Kong, que responderam por 61% das vendas internacionais da companhia.
“Nosso programa de eficiência operacional foi essencial para o momento desafiador na região. Fomos capazes de capturar 30 milhões de reais no trimestre, seguindo a estratégia de reduzir custos e focar na venda de produtos industrializados”, afirma Miguel Gularte, CEO da América do Sul. No trimestre, os produtos industrializados representaram 15% da receita total da Operação.
O Uruguai foi o destaque da Operação América do Sul no período. Segundo o Instituto Nacional de Carnes (Inac), os abates aumentaram 33,5% e os preços da arroba caíram 17% na comparação com o segundo trimestre de 2020, o que já sinaliza uma oferta maior de animais nos próximos anos.
Sobre a Marfrig:
A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 72,9 bilhões de reais nos últimos 12 meses (2T21) capacidade diária de abate de mais de 31.800 bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como uma capacidade de produção de 222.000 toneladas de hambúrgueres por ano.
Emprega mais de 30.000 colaboradores, distribuídos em 32 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
*Com participação da jornalista Amanda Carbonera.
Última atualização da matéria foi há 1 ano
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