A capacidade de Tati Oliva para empreender
CEO e fundadora da Cross Networking, empresa que completa 15 anos em julho, Tati Oliva é uma profissional reconhecida no mercado de marketing e publicidade, acumulando uma série de cases de sucesso e muitas histórias de quem viveu e também influenciou diversas transformações do mercado. Para ela, tudo isso só foi possível quando tomou a decisão de se tornar empreendedora. “Quando decidi fundar a Cross, pude colocar em prática uma ideia antiga e amadurecê-la como uma estratégia eficiente que acabou se transformando em uma tendência, as parcerias estratégicas”, relembra Tati. Não apenas abrir portas para o desenvolvimento de sua carreira, o empreendedorismo deu a Tati a liberdade para inovar a forma com que as marcas impactavam seus clientes muito antes do termo collab ser cunhado e apropriado pelo mercado. Um case emblemático da carreira de Tati é o Camarote N°1 (antigo Camarote Brahma), do Carnaval carioca, projeto no qual está envolvida desde 2000. Tati liderou a busca por patrocínios e continua à frente do camarote, junto ao Banco de Eventos, até hoje. Inclusive foi dentro do Camarote que ela enxergou a força das parcerias para negócios. Por meio da Cross, em 2023, o Nº1 foi transformado em label. Gerando novas oportunidades de negócios e expansão de marca através de parcerias com empresas com mesmo perfil do público e que compartilham do mesmo valor da marca Nº1.
Como podemos classificar a sua trajetória no mercado de marketing e publicidade?
Comecei assistente de atendimento enquanto cursava Direito. Me apaixonei por comunicação, marketing e eventos e nunca mais saí.
O que lhe motivou a deixar a faculdade de Direito para se dedicar a esse setor pulsante?
Como assistente, pude experienciar o marketing, viver o dinamismo do dia a dia. Foi aí então que eu descobri o que eu faria pelos próximos anos.
Como a decisão de se tornar empreendedora contribuiu para o seu sucesso?
Eu acreditava no meu negócio e tinha aptidão para ele. Não tinha como ser de outra forma, era o único caminho para mim. É aquela história de talento e esforço. Eu descobri a facilidade de fazer conexões (talento) e me esforcei para fazer o meu negócio acontecer e dar certo.
Em que momento e por que surgiu a ideia de fundar a Cross Networking?
Pude experimentar meu negócio dentro de uma empresa de eventos (Banco de Eventos) e lá percebi que os clientes queriam fazer “cross”, mas não tinham o tempo e a informação sobre os possíveis parceiros.
Como as parcerias estratégicas se tornaram uma tendência no mercado?
Hoje o mundo é conectado, na verdade, sempre foi. E com o passar do tempo e crises, fomos entendendo quanto ninguém faz nada sozinho e o quanto trabalhar e fazer juntos é vantajoso.
O que tem no projeto Camarote N°1 do Carnaval carioca que podemos dizer que é a sua cara?
Tudo. Implantei o processo de parceria no Camarote N°1 (antigo Brahma) enquanto trabalhava no Banco de Eventos. Parceria porque nunca foi sobre ganhar dinheiro, foi sobre melhorar e construir um negócio através da troca de valores entre marcas. Dinheiro virou consequência.
Como a Cross Networking transformou o N°1 em label e gerou novas oportunidades de negócios?
Estamos exatamente nessa fase. Percebemos a força da nossa marca, o desejo das pessoas em estarem e mostrarem que estão dentro das nossas experiências, quererem ter (vestir) as nossas camisetas, sabe? Entendemos que somos N°1 em alegria e agora estamos expandindo e levando a marca para outros segmentos, produtos e festas.
Quais são alguns exemplos de parcerias realizadas pela Cross Networking?
Ao longo desses 15 anos, a Cross esteve à frente de parcerias como Santa Lolla e Fini, Pedro Sampaio e Itaú, DJ Alok e Free Fire, Maizena e Tok&Stok, Ruffles e Fiever, Café do Centro e Kopenhagen, Track&Field e Downy, parcerias para área de relacionamento do banco next e também das marcas dentro do Camarote N°1.
Como a Cross Networking diferencia-se de outras empresas de parcerias estratégicas em sua visão?
Fazemos parcerias que melhoram negócios. Mexemos nos ponteiros das empresas e não pontualmente, pensamos no futuro. Para nós, parceria leva para além: novos públicos, pontos de vendas, inovação. Fazer junto, resultado dobrado.
Por que você acredita que empresas de segmentos diferentes podem ser interdependentes?
Na verdade, não acredito, isso é um fato. Basta entender um pouco mais a jornada e ambiente do consumidor para se entender isso.
Qual é o seu próximo projeto relacionado à evolução da colaboração entre empresas?
A evolução da parceria a Cross já vive. Nossos projetos não só mexem ponteiros de empresas, eles também envolvem ações sociais, têm propósito de mudar a sociedade. E novidades de ações, temos lançamento de parceria para Lollapalooza, BBB, Dia das Mães, moda. Realizamos parcerias em praticamente todos os segmentos do mercado.
Última atualização da matéria foi há 3 anos
Quem salvará a Warner das dívidas?
novembro 28, 2025Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments