Direito à propriedade é tema de documentário
De um lado, um conjunto habitacional de prédios simples. Do outro, uma favela. Essas são as primeiras imagens do minidocumentário em 360º New Hope, que conta a história de Kuka, Letícia e Samuel, moradores da comunidade de Nova Esperança, em São Paulo. O filme tem dois objetivos: assegurar o direito de propriedade dessas pessoas às suas casas e incentivar o empreendedorismo, principal fonte de renda das famílias que vivem à margem da sociedade e das estruturas legais de formalização da moradia e do trabalho.
Quem acompanha e relata a realidade dos moradores de Nova Esperança é o diretor Executivo do Students For Liberty Brasil, Nycollas Liberato.
“A ideia aqui não é simplesmente retratar a vida dentro da comunidade, mas oferecer as ferramentas administrativas necessárias para que essas pessoas tenham suas moradias de forma digna e segura, possibilitando o acesso à educação e saúde, além do apoio para que se desenvolvam e integrem a sociedade”, fala Liberato.
Para isso, o SFLB tem levado às comunidades o projeto Brasil Empreende, uma iniciativa que começou dentro das universidades e expandiu para as escolas públicas com o objetivo de mostrar para a população marginalizada que é possível pensar e planejar o futuro.
“A visão de quem mora na favela é tolhida. Eles são ensinados a não pensar tão longe e a nossa missão é mostrar que existem outros caminhos, que é possível pensar além do salário do mês ou do bico necessário para pagar as contas. O Brasil Empreende busca empoderar as pessoas falando sobre empreendedorismo”, defende.
O minidocumentário New Hope está disponível na internet (ainda em versão inglês, com legendas em Português no YouTube): https://www.atlasnetwork.org/stories/a-new-hope. O vídeo foi realizado graças à conquista do SFLB na competição internacional promovida pela Atlas Network, apoiadora de iniciativas e lideranças liberais em todo o mundo.
Sobre o Students For Liberty Brasil:
No Brasil desde 2012, a entidade é um braço do Students For Liberty, maior organização estudantil em prol da liberdade do mundo, presente em 110 países. A organização sem fins lucrativos tem como propósito educar, desenvolver e empoderar a próxima geração de líderes da liberdade.
*Com participação da jornalista Thais Fernandes.
Última atualização da matéria foi há 1 ano
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments