Novas formas de ganhar dinheiro na internet
Com o desenvolvimento da tecnologia, transmitir conhecimento de forma organizada se tornou uma nova oportunidade de mercado, fazendo com que os infoprodutos (ou produtos digitais) ganhem ainda mais força e espaço na internet.
São formas de transmitir conhecimentos através de soluções digitais, sejam ebooks, podcasts, webinários, cursos online e até mesmo revistas digitais, gerando engajamento para a resolução de diversas carências que possam existir na sociedade.
Para Carlos Augusto Paiva, CEO da Transformar, agência de lançamento especializada em infoprodutos, os ebooks podem ser uma ótima alternativa para a captação inicial de clientes. “Por ser um livro digital, o leitor tem a possibilidade de personalizar a sua experiência com diversos ajustes de cores e tamanhos para adequar o texto a um formato que ofereça uma leitura mais confortável. Além disso, são mais baratos que uma versão física por não exigirem custos de impressão e logística, mais duráveis e o estoque é infinito”, pontua.
Quando se pensa em produtos digitais com foco em áudio, os podcasts rapidamente vem à cabeça. Eles podem trazer informações relevantes sobre determinado tema e se assemelham aos programas de rádio, mas podem ser ouvidos a qualquer momento do dia e em diferentes plataformas. “No podcast há uma liberdade maior para se discutir uma variedade de temas, já que a proposta é de que cada episódio seja dedicado a oferecer informações de grande interesse para as pessoas sobre determinados assuntos. Uma das grandes vantagens deste formato é a relação que ele consegue criar com o ouvinte em uma linguagem mais descontraída e informal. Por conta da proximidade, o público se sente mais disposto a fixar uma marca ou produto na cabeça”, relata o empresário.
Para Paiva, os webinários ou videoconferências aproximam ainda mais essa relação com os consumidores. “A interação é a palavra chave nesse tipo de abordagem, e dedicar um tempo para responder os questionamentos feitos por quem o assiste é uma ótima forma de conquistar a atenção do público. Esses formatos são fáceis de organizar e não há limitações de audiência, cuidados assim fazem com que o infoprodutor consiga alcançar mais pessoas, gerando mais leads em um tempo menor”, revela.
Por possuírem a capacidade de integrar vários atributos de outros formatos em apenas um lugar, os cursos online são um dos produtos digitais mais amplos que existem. Mas é preciso atenção para formular aulas coerentes e de fácil compreensão. “É preciso planejar bem a estrutura das aulas e as ferramentas de apoio ao aprendizado do aluno para que o conteúdo seja absorvido de forma clara. Além disso, é essencial que se crie uma comunidade ativa de pessoas que querem aprender, melhorando a experiência dos alunos e estimulando outras pessoas a buscarem esses conhecimentos”, declara o CEO da Transformar.
Pensando novamente nos leitores, as revistas eletrônicas ou as e-magazines estão cada vez mais populares. “A vantagem de se ter esse produto no meio digital é que ele tem a capacidade de atingir qualquer tipo de público, pois existe uma quantidade gigantesca de segmentos e assuntos que uma revista pode abordar”, relata.
Paiva acredita que, se desenvolvidos corretamente, os infoprodutos têm o poder de conectar as pessoas. “Quando alguém tem algo para ensinar, que possa solucionar as necessidades ou até mesmo facilitar a vida de outras pessoas, é válido transformar este conhecimento em um produto digital, passando esses conhecimentos ou valores para outros membros da sociedade”, finaliza.
Sobre Carlos Augusto Paiva:
Carlos Paiva é empresário e empreendedor apaixonado por inovação, tecnologia e educação. Com uma experiência de 20 anos de mercado, é especialista em gestão empresarial e CEO de duas empresas além da Transformar: a Local Datacenter, empresa especializada em serviços de internet no Rio de Janeiro e a Holding imobiliária Carlos Paiva, responsável pela compra, venda e aluguel de imóveis também na região do Vale do Aço.
Sobre a Transformar:
A Agência Transformar é especializada em lançamentos de infoprodutos. Nasceu com o propósito de ajudar as pessoas a entrar no mercado online através da criação e desenvolvimento de produtos digitais de qualidade. Isso porque identificou no profissional de hoje, além da necessidade de entrar de vez na internet, o desejo de compartilhar as técnicas e conhecimentos que ele adquiriu ao longo da sua vida profissional.
*Com participação da jornalista Carolina Lara.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments