O trabalho atemporal da artista Maria Bonomi
Maria Bonomi é neta de Giuseppe Martinelli, construtor do primeiro arranha-céu da América Latina, o Edifício Martinelli, datado de 1929. Emigrou para o Brasil em 1946, fixando-se em São Paulo. No início da década de 1950, estudou pintura e desenho com Yolanda Mohalyi e Karl Plattner (1919-1989). Em 1954, inicia-se na gravura, com Lívio Abramo. Realizou sua primeira exposição individual em 1956, na cidade de São Paulo. No mesmo ano, recebe uma bolsa de estudos da Ingram-Merrill Foundation e estuda no Pratt Institute Graphics Center, em Nova York. Paralelamente, na Columbia University, estuda gravura e teoria da arte. De volta ao Brasil, frequenta a oficina de gravura em metal de Johnny Friedlaender (1912-1992), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), em 1959. Em 1960, em São Paulo, funda o Estúdio Gravura, com Lívio Abramo, de quem foi assistente até 1964. A partir dos anos 1970, passa a dedicar-se também à escultura. Produz também grandes painéis para espaços públicos. Em 1999, defende sua tese de doutorado Arte Pública. Sistema Expressivo/Anterioridade, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Em 2001, foi agraciada com a comenda da Ordem do Rio Branco e, em 25 de outubro de 2010, recebeu a Ordem do Ipiranga, no grau Grande Oficial, pelo Governo do Estado de São Paulo. No Brasil tem participado frequentemente de exposições em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Maria, ser considerada uma das maiores artistas do país é um privilégio ou uma responsabilidade?
Certamente não me considero tal coisa nem pretendo… Apenas trabalho com afinco há muitos anos e por ser “sobrevivente” de tanta coisa penso que deve existir algum motivo e o dever de lhe corresponder plenamente. O mistério deve continuar a ser desvendado…
A arte deve ter um papel social?
A Arte é essencialmente social por destino. A Arte é um sistema vivo de conhecimento e transformação livres, que definem o “Homem” em sua essência desde os primórdios.
Em que momento você acredita que a sua arte moveu para um lado mais social?
Caso seja a busca de uma temática militante, quase figurativa, sobretudo alegórica eu diria a partir dos anos 60. Correspondendo ao entorno profundamente envolvida com questões políticas e comportamentais. E depois nunca mais me afastei das metáforas possíveis.
“Favela” e “Paris Rilton” tiveram esse olhar?
Sim, tanto “Favela” por retratar a violência e as carências das comunidades inóspitas, como “Paris Rilton” registrando a frivolidade, indiferença e estupidez alienada de classes privilegiadas. Tudo acontecendo ao mesmo tempo, ao nosso lado… A Arte aqui atuando como denúncia social.
A arte também salva. Em que momento a arte lhe salvou?
A Arte pelo impacto que causa está sempre “salvando” indivíduos, comunidades e claramente buscando a paz. Traz à tona a sensibilidade de cada um (sem discriminação) e revela focos elevados para o espírito e para a materialidade. Pessoalmente sou salva por ela continuamente, simplesmente correspondendo ao “sagrado” de nosso conteúdo humano.
Como as observações externas e as reflexões internas influem em seus trabalhos?
Acolho tudo o que vivo e vejo como tema do meu fazer! Claro que seleciono, até inconscientemente, o que desenvolver ou fixar em imagens. O exterior fabrica um momento interior e assim por diante. Digamos que nesse processo a poética e a práxis se desenvolvem juntamente para o artista.
Outra sensação que temos é que você pensa em seu trabalho como uma escritora. Isso tem algum sentido?
Sim e porque não? O impulso é de fixar uma narrativa urgente de revelar experiências e “descobertas”.
Fale mais sobre isso.
Praticamente a anotação e a escrita fazem parte do meu percurso lado a lado. Tanto assim que realizei nos anos 70 uma série chamada “Como se fossem palavras”, mas eram xilografias…
Por que a senhora acredita que o seu trabalho xilográfico é uma experiência que oferece ilimitadas possibilidades na criação artística?
A xilografia como linguagem expressiva, e não como técnica apenas, oferece sim ilimitadas possibilidades por lidar com infinitos valores (cheios, vazios, escalas diversas, sulcagem direta, sulcagem mecânica, estampas, estruturas vazadas, matrizes verso e reverso etc, etc.) como nenhuma outra linguagem artística. Até hoje aos 85 anos sinto que há um espaço enorme de inovações a realizar e preencher. Considero a gravura um “Eterno Mutante” e me baseio em sua possibilidade de transmissão infinita. (Texto Perene Mutante http://www.mariabonomi.com.br/escritos_decenio_1990.asp). Através do raio laser e meios eletrônicos a xilo é elevada como prática de um idioma artístico que dilata cada vez mais o seu limite em “Campo Expandido”.
Uma palavra muita dita sobre suas obras é paixão. Qual o papel da paixão em sua vida e em sua arte?
Creio que sem paixão nada possa ser realizado “valendo a pena”. Arte e vida são algo único movidos à Paixão. Senão para quê? Principalmente porque a proposta da Arte é exatamente se realizar e lidar com uma verdade pessoal e também a vulnerabilidade no sistema vigente. Agora bem discutido pela pandemia… Sem paixão seria impossível!
Última atualização da matéria foi há 4 meses
“Trono de Cangalha” é um livro de profundidade
setembro 22, 2021Paulo Kucher analisa custo da construção
setembro 20, 2021Plamev Pet faz sucesso com serviços de saúde
setembro 20, 2021Rádio Itatiaia trilha um novo caminho para o êxito
setembro 17, 2021Instituto Geração SouL com um novo projeto
setembro 16, 2021Eduardo Valério avalia os processos sucessórios
setembro 15, 2021Vacinas.net com uma proposta de gerar valor
setembro 14, 2021Armando Kolbe Jr. fala sobre startups e fintechs
setembro 13, 2021CapTable conquista a confiança dos investidores
setembro 10, 2021Ricardo Martins fala do boca a boca no digital
setembro 9, 2021A Tudu quer reinar no mundo das retailtechs
setembro 8, 2021Pedro Carbone fala sobre educação e tecnologia
setembro 7, 2021
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments