Políticos mais associados à cannabis pela mídia
A Kaya Mind, considerando o cenário eleitoral de 2022, elencou quais são os políticos mais associados à cannabis pela mídia. A startup é a primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis, do cânhamo e de seus periféricos.
As principais informações em relação à pauta da cannabis estão no e-book exclusivo da Kaya Mind. Os dados foram coletados de matérias publicadas em português, entre 1 de janeiro de 2021 a 12 de março de 2022, onde inúmeros políticos foram mapeados, sendo que 9 se destacaram pela sua presença na imprensa.
Confira:
Jair Bolsonaro (PL)
O presidente Jair Bolsonaro é a pessoa mais citada em matérias que falam sobre cannabis, somando o total de 4.023 vezes. Além do fato de ser chefe de Estado, ele também se posiciona fortemente contra o uso da cannabis.
Paulo Teixeira (PT-SP)
Paulo Teixeira foi 707 vezes mencionado pela imprensa, alcançando o segundo lugar de políticos mais citados. Ele foi presidente da Comissão especial da Câmara dos Deputados que se reuniu para debater a decisão em torno do PL 399/2015, que visa o cultivo da cannabis para fins medicinais e industriais. Sua presença na mídia é majoritariamente relacionada ao avanço dessa proposta no Congresso, pois se tornou um dos principais porta-vozes do tema.
Luciano Ducci (PSB-PR)
Relator do PL 399/2015, recentemente aprovado pela Comissão especial da Câmara dos deputados, Luciano Ducci é o terceiro mais citado pela imprensa, com o total de 941 menções. Assim como Paulo Teixeira, ele tem sido mais associado à cannabis pela mídia porque é um porta-voz da proposta, que vem movimentando o mercado da planta no Brasil.
Fábio Mitidieri (PSD)
Assim como Paulo Teixeira e Luciano Ducci, Fábio Mitidieri é um dos mais mencionados por conta de sua ligação com o PL 399/2015. Ele foi autor do projeto, o mais conhecido do meio em relação à cannabis e que pretende ampliar o acesso ao uso medicinal da planta para os pacientes que necessitam desse tratamento. Fábio apareceu 465 vezes na imprensa no período delimitado.
Diego Garcia (Podemos-PR)
O deputado Diego Garcia teve o total de 426 citações, pois foi um personagem importante na tramitação do PL 399/2015 na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Além de se posicionar contrário à proposta e à cannabis, durante uma das deliberações ele agrediu o presidente da Comissão, Paulo Teixeira, por querer impedir a votação de continuar.
Osmar Terra (MDB)
Osmar Terra é uma figura presente em diversos debates sobre a cannabis e sempre se posiciona de uma forma contrária à pauta. Por isso, seu nome é frequentemente mencionado pela mídia, o total de 321 vezes no período analisado.
Roberto Jefferson (PTB)
Citado 128 vezes na imprensa, Roberto Jefferson, presidente do PTB, proibiu os deputados do partido a votarem a favor do PL 399/2015 que estava em debate na Comissão especial da Câmara dos Deputados. Um dos parlamentares, no entanto, não seguiu a recomendação, o que fez Jefferson ameaçá-lo de expulsão do partido. Outro acontecimento que o colocou como um dos mais mencionados foi o fato de que rompeu relações com sua filha, Cristiane Brasil, por ela defender o uso medicinal da cannabis.
Sergio Victor (Novo)
O deputado é coordenador do grupo da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o que o coloca como defensor da pauta da cannabis na mídia. Ele já debateu diversas vezes o tema e concorda com a aprovação de projetos de lei, como o 1.180/19, mencionado abaixo. Sergio Victor foi citado 65 vezes na imprensa.
Caio França (PSB)
Caio França foi o vereador mais votado de São Vicente, no litoral paulista, em 2018. Por ser autor do projeto de lei 1180/19, que visa o fornecimento gratuito de medicamentos à base de cannabis em unidades de saúde pública e privadas conveniadas ao SUS, tem uma grande visibilidade na mídia quando o assunto é maconha e foi mencionado 51 vezes.
“A imprensa é fundamental para trazer as informações acerca da cannabis. É um meio que atinge milhões de pessoas e pode pontuar quais são os benefícios em relação à legalização, que beneficiaria não só a saúde de milhares de pessoas, mas diversos setores de base do país, como a economia”, afirma Maria Eugênia Riscala, cofundadora e CEO da Kaya Mind.
A startup inclusive, possui uma análise sobre a evolução do número de matérias relacionadas à cannabis que foram publicadas nacionalmente nos últimos anos. O primeiro relatório da Kaya Mind, chamado “Cannabis na Imprensa”, traz todas as informações sobre o tema.
*Esses números dizem respeito às matérias dos lançamentos da Kaya Mind, e não do universo total.
Sobre a Kaya Mind:
A Kaya Mind é a primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis, do cânhamo e de seus periféricos. Com metodologia própria e análises quantitativa e qualitativa, desenvolve relatórios relacionados à cannabis. A startup oferece, ainda, uma plataforma de consolidação de dados e consultoria estratégica para empresas interessadas ou atuantes nesse setor, dentre outros serviços com foco na indústria de cannabis.
*Com participação da jornalista Beatriz Ornelas.
Última atualização da matéria foi há 1 ano
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments