Produção de 8 mil refeições por dia em 2023
A Maria Honos Gastronomia, empresa do Grupo Neffa, com localização no Espírito Santo, pretende dobrar a produção dos alimentos congelados, principalmente para São Paulo, em mais de 8 mil refeições por dia. Hoje, a empresa produz e distribui 4 mil refeições por dia. “Temos a intenção de dobrar a nossa produção de alimentos para 2023 e estamos bem otimistas com isso. Já estamos reforçando a nossa equipe de vendas e ampliando nossa rede de distribuição”, destaca Lúcia (Xuxu) Murad Neffa, diretora do Grupo Neffa e da Maria Honos. A empresa é filiada da ABAD, Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados, e já está colhendo bons frutos com a parceria. “Estamos conseguindo nos aproximar de distribuidores importantes do setor alimentício e aumentar a nossa rede de relacionamento, nos diferenciando no mercado”. A empresa consegue produzir alimentos congelados sem conservantes, por conta de uma tecnologia que permite isso. “Conseguimos atender clientes em todo o Brasil, até mesmo em alto-mar com alimentos congelados, sem conservantes. Nós desenvolvemos um padrão de qualidade que atende em fábricas, plataformas, hospitais, hotéis, entre outros, seja em embalagem individual ou food service de dois quilos. Temos um padrão bastante rigoroso e de qualidade, sem monotonia alimentar”, afirma Lúcia Neffa.
Lúcia, como é dirigir uma empresa considerada uma gigante da indústria de alimentos?
Fácil não é nem para chegar a ser grande e, nem para concorrer com os grandes. Neste mercado não há amadorismo e temos que nos reinventar a cada dia para atingir a demanda de um mercado cada dia mais exigente.
Quais os maiores desafios dessa direção?
O senso crítico, quero dizer, olhar as falhas, admiti-las e contorná-las. É uma tarefa eterna bem à moda Sísifo.
Em quais pilares o Grupo Neffa tem direcionado a sua atuação?
Os custos operacionais são escorchantes, e para arcar com o famoso “custo Brasil”, é prioridade uma produção em escala, para que o lucro da operação valha a pena, caso contrário, o processo por si só não se paga.
Fale um pouco mais sobre a produção de alimentos congelados da empresa Maria Honos Gastronomia.
É um processo padronizado que visa a economia de mão de obra ao cliente final, visto que a empresa produz alimentos sem aditivo químico, com sabor caseiro, sem abrir mão de um cardápio variado. Onde há alimento, há lugar para os produtos Maria Honos. Onde há desperdício e operação custosa há espaço para o projeto Maria Honos.
Os alimentos congelados não levam conservantes. Qual a tecnologia usada para tal procedimento?
A tecnologia é de resfriamento rápido após um processo preliminar de escolha de fornecedores e consequentemente matéria-prima, embalagem e treinamento de mão de obra interna. Não é fácil cadenciar tantas peças díspares em favor de um objetivo comum. Mas conseguimos. Ufa!
Essa tecnologia é pioneira na indústria de alimentos?
Sim, somos a única empresa no Brasil que opera com congelados numa variedade sem igual, o que elimina monotonia alimentar nos buffets corporativos ou sociais. Fornecemos ao cliente tudo pronto e concedemos um treinamento operacional de apenas um dia para a implantação do projeto.
Quais são as grandes peculiaridades dessa indústria?
Tecnologia, padrão e comprometimento de uma equipe escolhida a dedo.
Como a indústria passou pelos momentos mais críticos da pandemia?
Reduzindo custos e domando o prejuízo inevitável.
Ser um Grupo com mais de 100 de tradição é uma vantagem em momentos como esse?
Claro que sim. Os bancos parceiros oferecem ótimas taxas bancárias em períodos de tensão econômica, quando o cliente é crível.
Qual a importância das pessoas nesse setor?
A importância é total, pois, alimento é um produto sensível e carece de um ingrediente todo diferenciado: o amor de quem faz acontecer.
O que vislumbra para a Maria Honos em 2023?
Captar novos clientes que tenham como “core business” outra área que não está ligada ao setor de alimentação. Como se diz no popular, cada macaco em seu galho. Portanto, cada qual que cuide de sua área específica e delegue à Maria Honos tudo o que disser respeito sobre alimentação. Maria Honos fornece uma variedade de alimentos prontos para serem consumidos, com sabor, e de fácil manipulação.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments