Projeto voltado ao tratamento de doenças
De acordo com dados levantados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor industrial se recupera vigorosamente da crise sanitária que atingiu o país e, apesar de todo o cenário econômico instável, o mercado de estética se manteve em ascensão. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos três anos, a busca por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou 390% só no Brasil. A HTM Eletrônica – líder no mercado de equipamentos estéticos e de fisioterapia – obteve um expressivo crescimento no período, com o lançamento de nove equipamentos entre 2020 e 2021. “Usamos tecnologia 100% nacional, o que nos diferencia da concorrência. Buscamos constantemente parcerias estratégicas com renomadas universidades e instituições de pesquisa, sempre focados em trazer novidades tecnológicas que entreguem resultados rápidos e eficazes. Nosso lema principal sempre será inovação, qualidade e segurança para nossos clientes”, ressalta Paulo Gustavo de Siqueira Lopes, diretor da HTM. Dentre tantas iniciativas e muito além só da estética, a HTM também acaba de anunciar um novo projeto exclusivo que prevê o uso de Inteligência Artificial no tratamento para diabéticos, em parceria com o Hospital Albert Einstein. Ele ainda diz: “O mercado de beleza comprovadamente é um dos setores que mais cresce no mundo e, principalmente, no Brasil. Por isso, é muito importante se reinventar a cada ano”.
Paulo, 2021 foi um bom ano para a HTM Eletrônica?
Foi um excelente ano! Mesmo diante da pandemia, nos vimos em constante crescimento, contratando funcionários, além de termos de 9 novos equipamentos para o mercado. Também participamos no segundo semestre de grandes feiras do setor estético, como Estética in Rio e Beauty Fair, a maior feira da América Latina, onde tivemos a oportunidade de mostrar presencialmente nossos lançamentos e fortalecer nosso posicionamento no mercado. Entendendo esse movimento digital que o mercado avançou fortemente, lançamos ainda um aplicativo, o HTM Match, que tem o objetivo de trazer maior praticidade para nossos clientes e tornar mais um meio de contato com nossa marca, nos aproximando do nosso público.
Como a empresa está situada em seu mercado de atuação?
A HTM é considerada uma indústria de referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos dirigidos ao segmento de estética e fisioterapia no Brasil.
Quais características são inerentes desse setor?
O mercado de beleza comprovadamente é um dos setores que mais cresce no mundo e, principalmente, no Brasil. Por isso, é muito importante se reinventar a cada ano. Porém, acredito que a maior característica seja de fato inovação e tecnologia, para que possamos acompanhar as novidades que o setor traz.
Por que ter uma tecnologia 100% nacional se tornou prioridade?
Além de ser uma prioridade, isso nos torna diferenciados no mercado, pois, mesmo com uma tecnologia nacional, nos tornamos referência em tecnologia de ponta e de qualidade, fator que normalmente pensam que só é possível quando vem do exterior. Além disso, a HTM acredita no potencial brasileiro de desenvolvimento tecnológico, que já demonstrou capacidade em inúmeras outras áreas.
O que molda essa tecnologia?
A capacidade intelectual, a força e resiliência de pessoas engajadas em um propósito de oferecer inovação nas mais diferentes áreas, com base na tecnologia, independente das adversidades enfrentadas, seja no cenário econômico como no social.
Como a HTM lida com a inovação?
É a nossa essência. Além de inovarmos a cada ano e trazermos o melhor da tecnologia para o mercado, buscamos constantemente parcerias estratégicas com renomadas universidades e instituições de pesquisa, sempre focados em trazer novidades tecnológicas que entreguem resultados rápidos e eficazes. Nosso lema principal sempre será inovação, qualidade e segurança para nossos clientes.
Qual o significado dessa inovação para a empresa?
Significado de muito trabalho, parceria, trabalho em equipe e planejamento, pois, de fato, nosso crescimento vem ocorrendo conforme o planejado, e, o avanço científico e tecnológico andam lado a lado com a empresa para tornar a inovação acessível a todos, através de aparelhos com excelente relação custo x benefício.
O uso de Inteligência Artificial se faz presente na operação da HTM. Como essa tecnologia tem agregado valor nas ações da organização?
Com o avanço da transformação digital, a HTM vem se consolidando como uma das empresas do setor de eletroterapia que mais faz uso das tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial (IA) em que a partir da incorporação da tecnologia IoT em nossos equipamentos, será possível constituir análises preditivas e, consequentemente, aprendizados e máquina (Machine Learning). Baseado em recursos de Inteligência Artificial, a HTM foi aprovada, em primeiro lugar, pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para desenvolvimento, em parceria com o Albert Einstein, de um novo aparelho que facilitará o diagnóstico e apontará qual é a maneira mais eficaz para tratar pacientes com diagnóstico de úlceras diabéticas.
Por que esse projeto em parceria com o Einstein (que faz o uso da Inteligência Artificial) é único em sua visão?
Dentre os principais motivos, podemos destacar a questão sobre reduzir os impactos das comorbidades físicas decorrentes de doenças crônico-degenerativas na saúde pública, pacientes e profissionais da saúde, a partir da utilização de tecnologias habilitadoras disruptivas.
Quais os próximos passos da HTM?
Em 2022, se os eventos presenciais não forem novamente afetados pela pandemia, pretendemos participar das maiores feiras do setor ao longo do ano, em diversos estados do Brasil. Além disso, temos a previsão de grandes lançamentos. Vamos fortalecer parcerias com instituições, e, daremos maior visibilidade ao nosso aplicativo HTM Match, buscando bastante sinergia com o movimento digital que estamos vivendo.
Qual a importância do planejamento para que esses passos sejam alcançados?
O planejamento é a base de tudo, assim como em qualquer empresa, ou, até mesmo para pessoas físicas, o planejamento sempre é importante para entendermos nossas metas, objetivos e a capacidade de alcançá-los, para que no final do ano, seja feito um balanço anual sobre as conquistas e finalização do planejamento. No entanto, é sempre necessário ter flexibilidade para adequar-se a novos cenários e não deixar de entregar benefícios aos nossos clientes, bem como o crescimento da empresa, tal qual o apresentado no período mais crítico da pandemia até agora.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments