Anúncios
Sua Página
Fullscreen

SXSW 2022: inovação e criatividade híbrida global

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A cidade de Austin, no Texas, vai trazer muitas experiências e conexões entre os dias 11 e 20 de março. Nesse período, acontece o evento SXSW 2022, o maior festival de inovação e criatividade dos Estados Unidos. Após ser cancelado em 2020 e realizado no formato virtual no ano passado, volta agora no sistema híbrido.

O festival vai reunir artistas do mundo inteiro, além de interessados de diversas tribos, profissões, mercados e correntes culturais, como a cantora premiada Lizzo, a ativista Alexis McGill, a COO da Nintendo, Reggi Fils-Aimé e até nomes brasileiros, como o DJ Alok, e o criador da palavra Metaverso, Neal Stephenson.

Conhecido por sua diversidade de conteúdo, o SXSW aborda conferências, encontros temáticos, leitura de livros, sessões com mentores, workshops, pitches de startups, gravações ao vivo de podcasts, ativação das marcas e entretenimento.

Anúncios

Com uma rica oferta de temas, os encontros serão divididos em três festivais: Film, Music e Interactive (Conference). Mas, antes dessa divisão, o evento deste ano vai trazer debates sobre temas importantes para discussão e inovação, que vão desde a construção do futuro, a era das sinergias de experiências e disciplinas, o poder da inclusão e até a conexão entre os mundos real e virtual.

Wal Flor, fundadora e CEO da FlowErs – empresa focada em marketing de causa que tem como propósito inspirar organizações a promoverem impactos positivos na sociedade e no meio ambiente -, é uma das painelistas do SXSW 2022 e comenta que em meio a tantos temas de grande relevância global, a forte presença brasileira tanto na audiência como também nos palcos é prova de que o país tem muito a contribuir para essa rica troca de experiências por meio da criatividade e da nossa resiliência.

“Nesta edição, entre as sessões de destaque, teremos o ‘ESG. Ready to Pay the Bill?’, que abordará como os impactos socioambientais impactam positiva e negativamente o planeta e as soluções para gerenciarmos estes impactos. A sessão contará com a participação de Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e Adam Gromis, head global de impacto e sustentabilidade na Uber. Já o ‘Rivers Movie Cities’ mostrará o movimento global de restauração ds grandes rios do mundo, incluindo o Rio Pinheiros em São Paulo, com a presença de Adriano Stringhini, Diretor de Gestão Corporativa da Sabesp, que se unirá à Jenny Hoffner, Vice-presidente de Estratégias de Conservação da American Rivers. Ambos os painéis fazem parte da programação liderada pelo movimento Brasil Flow, que visa promover as iniciativas de marcas e empreendedores brasileiros que estão lidando de forma criativa e inovadora com os grandes desafios globais”, explica Wal.

Temas do ano

O line-up do SXSW 2022 traz nomes que vão de referências da música, cinema e outras artes a cientistas de dados, CEOs e futuristas, sem esquecer da presença de uma Nobel da Paz. E como acontece já tradicionalmente, a conferência é organizada em trilhas de conteúdo em diversos formatos. Desta vez serão ao todo 15: 2050, Advertising & Brand Experience, Civic Engagement, Climate Change, Culture, Design, Film & TV Industry, Future of Music, Game Industry, Health & MedTech, Making Film & Episodics, Media Industry, Startups, Tech Industry e Transportation.

Anúncios

Diante de uma programação robusta, a organização do evento aponta cinco grandes temas que permearão todas as experiências: Discovering the undiscovered; Built for the future; We’re all connected; The evolving media landscape e The power of inclusivity.

“Discovering the undiscovered”

O festival mostra como a inovação de ponta pode apresentar soluções para alguns dos maiores problemas contemporâneos. O mundo desenvolve vacinas para a covid-19 em tempo recorde, enquanto ferramentas e outputs da criatividade reconfiguram profundamente a experiência humana.

Para Wal Flor, a inovação move o mundo e não pode parar: “Precisamos reimaginar o futuro de uma forma diferente. Pensar como estaremos em 2050, por exemplo, nos traz uma consciência maior para agir agora”.

Leia ou ouça também:  Engajamento nas redes sociais e suas estratégias

“Built for the future”

Discutir como construir um mundo melhor não é apenas um imperativo moral, mas uma questão de sobrevivência. As pessoas que estarão vivas no ano 2.100 estão nascendo atualmente com o peso de herdar um planeta inabitável. É tempo de acelerar mudanças e definir cuidadosamente políticas para a construção de um futuro sustentável.

Anúncios

“Acreditamos que o propósito e o lucro das empresas devem ser redefinidos para criar um impacto positivo na sociedade. Esse movimento ativa uma onda de inovação e crescimento no mundo”, afirma.

“We’re all connected”

O SXSW 2022 chama a atenção para as limitações do pensamento protecionista no mundo independente evidenciadas pela covid-19. Líderes de várias partes do planeta estão lutando com incertezas e desigualdades que se acentuaram durante a pandemia, com problemas que vão bem além de um único país. A cooperação multilateral e compromissos de longo prazo com a transparência são vitais para promover mudanças efetivas.

Segundo Wal Flor, não há mais espaço para as empresas e a sociedade ignorarem os princípios da sustentabilidade, alardeados agora como ESG. “O assunto é essencial e urgente. Precisamos fazer mais, acelerar as mudanças para um futuro melhor para todos. Que legado você quer deixar para o mundo?”.

“The evolving media landscape”

Vivemos na era da sinergia de experiências, de disciplinas, da promessa do Metaverso e de uma gama de novas plataformas que empoderam a criatividade digital. É também um momento sem precedentes em relação à manipulação e misinformação. Segundo a organização do evento, os painéis deste tema abordarão a aceleração desses dois paradigmas e as crescentes discussões sobre regulação nesse cenário.

“Com o metaverso podemos criar diversas possibilidades para o nosso planeta, tanto bons como ruins. Viver essa realidade virtual pode ser positivo para sabermos o que queremos e o que não queremos para o futuro ”, reforça a fundadora da FlowErs.

Segundo dados da Bloomberg Intelligence, até 2024, o metaverso pode gerar uma receita global de aproximadamente US$800 bilhões.

“The power of inclusivity”

Anúncios

Neste tema, o foco é a importância de incorporar pontos de vista diversos, o que deve criar uma sociedade melhor, mas já se revelou um grande desafio. “A covid-19 foi um grande ensaio para o que temos que enfrentar relacionado às mudanças climáticas. Os mais vulneráveis são os que mais sofrem, ao mesmo tempo, que são os que menos impactam o planeta. Isto não é justo, precisamos fomentar políticas mais inclusivas. Precisamos agir.”, finaliza Wal Flor.

Última atualização da matéria foi há 1 ano


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights