Tupy encerra segundo trimestre com recorde
A multinacional brasileira Tupy encerra o segundo trimestre de 2021 com mais um recorde: R$1.645 milhões, maior receita líquida de sua história. Isso representa um crescimento de 7% em relação ao primeiro trimestre deste ano, que havia batido a maior marca da Empresa anteriormente, com R$1,5 bilhão. Se comparado ao mesmo período do ano anterior, o aumento é de 155%. Outros dois indicadores importantes foram o lucro, R$31 milhões frente ao prejuízo de R$15 milhões no primeiro trimestre deste ano, e o Retorno sobre o Capital Investido (ROIC) de 11,3%, ante 6,7%, no primeiro trimestre de 2021 e 2,2%, no segundo trimestre do ano passado.
A Companhia continua com uma forte disciplina financeira, encerrando o período com endividamento líquido de R$772 milhões, uma relação entre dívida líquida e EBITDA Ajustado correspondente a 0,93.
Também no segundo trimestre, a Tupy anunciou o fechamento do acordo de aquisição dos negócios de fundição de ferro da Teksid, contemplando as plantas localizadas no Brasil e em Portugal.
A transação contempla ativos com alto potencial de sinergia, que viabilizam o acesso a novos clientes e mercados e a flexibilidade necessária para capturar as oportunidades de crescimento dos mercados em que atua.
Nesta divulgação de resultados, a Empresa anunciou o pagamento de Juros sobre Capital Próprio, no valor de R$19,6 milhões, em 26 de agosto, e programação de distribuição de duas parcelas do mesmo valor, em novembro de 2021 e janeiro de 2022, a serem deliberadas oportunamente.
“Estamos observando uma retomada desde o último trimestre de 2020, mas ainda com alguns desafios em custo e disponibilidade da matéria-prima e na produção de insumos importantes para nossos clientes, o que impactou os resultados deste trimestre. Por outro lado, esse aumento de demanda para o qual preparamos toda a operação continua em pauta, sustentado pela elevação do consumo e necessidade de reposição de estoques. Com a integração com a Teksid, aumentaremos nossa capacidade produtiva, o que nos permitirá absorver o volume que segue uma tendência de crescimento”, diz Fernando de Rizzo, CEO da Tupy.
Novos projetos e parcerias
O segundo trimestre da Tupy foi um período repleto de lançamentos de projetos e parcerias. Um deles é a ShiftT, aceleradora de startups, uma das iniciativas da Tupy Up, que visa converter, acelerar e escalar oportunidades em novos segmentos e promover melhorias nos existentes, por meio da inovação e da transformação digital.
Já a vertente Tupy Tech, estrutura voltada ao desenvolvimento de P&D disruptivo, firmou parceria com a Universidade de São Paulo – USP para pesquisa de soluções de reciclagem de baterias íon-lítio, promovendo maiores índices de reaproveitamento de materiais e menor emissão de gases de efeito estufa no processo.
Outra importante parceria, recentemente anunciada, é a cooperação com a AVL e Westport para desenvolvimento de materiais, geometrias e técnicas de usinagem, que contribuam com a eficiência de um motor a hidrogênio de alto desempenho, iniciativa que é parte da estratégia da Tupy na jornada de descarbonização dos clientes nas próximas décadas.
Sobre a Tupy:
Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica.
Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem com a qualidade de vida das pessoas, promovendo o acesso à saúde, ao saneamento básico, à água potável, à produção e distribuição de alimentos, ao comércio global.
A inovação tecnológica envolvida na produção e na criação destas peças é a especialidade da empresa, em seus mais de 80 anos de história.
Sua produção se concentra nas fábricas brasileiras, em Joinville/SC e Mauá/SP, e no exterior, nas cidades de Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais em São Paulo, EUA e Alemanha.
*Com participação da jornalista Graziele Marronato.
Última atualização da matéria foi há 5 meses
Quem salvará a Warner das dívidas?
novembro 28, 2025Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments