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Vodca, vermute e não alcoólicos estão em alta

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Os setores de bares, restaurantes e coquetelaria nos últimos dois anos, têm passado por algumas transformações relacionadas aos hábitos de consumo, formatos de negócios, foco das empresas e a divulgação de produtos. Mesmo neste cenário de mudanças, em que os lançamentos não tiveram a mesma frequência, a embaixadora do BCB São Paulo, Carolina Oda, aponta três tipos de bebidas que têm se destacado no mercado recentemente: a vodca, o vermute e os não alcoólicos.

“Assim como aconteceu em 2020, a rotina dos profissionais segue diferente. Por exemplo, não tivemos muitos dos tradicionais eventos e feiras com a participação das grandes marcas, que possibilitavam conhecer as novidades e tendências dos próximos meses, por conta das restrições da pandemia. Eles estão voltando aos poucos”, revela Carolina.

Para a especialista, um movimento similar ao do Gin – que foi conquistando o público com suas diferentes versões, composições e ao servir de bases para coquetéis variados – é o da vodca. Devido à versatilidade, a bebida tem ganhado novas interpretações, principalmente com o lançamento de opções baseadas em processos de infusão com frutas e botânicos.

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“Na Equipotel, maior evento de hospitalidade do país, que aconteceu em novembro, tivemos um espaço voltado para os bares e restaurantes, o BCB Xperience, e uma das marcas participantes apresentou uma vodca infusionada com botânicos e baixo teor alcóolico que deve atrair novos consumidores”, conta.

Outro clássico que chama atenção é o vermute, utilizado no preparo de drinks consagrados como o Negroni e o Manhattan. O motivo, aponta a embaixadora, “é que há um maior interesse na produção nacional da bebida, perceptível devido à demanda nas vinícolas brasileiras”. O produto, feito à base de vinho branco ou tinto, que antes era importado de países como a Itália, Espanha e outros com tradição em vinicultura, chama a atenção de pessoas de diversos perfis, em diversas ocasiões de consumo, seja puro com gelo ou em receitas conhecidas e nas autorais.

Segundo a especialista, vale destacar também a coquetelaria e o investimento na produção industrial de bebidas não alcoólicas. “Não se trata, necessariamente, de uma tendência como categoria, já que sempre existiu, mas, como as opções passaram a ser observadas e consideradas pelo mercado, que tem ampliado a disposição e os tipos de produtos em diversos locais”.

Se até pouco tempo atrás, os consumidores de bebidas com 0% de teor alcoólico, abstêmios constantes ou esporádicos, tinham como alternativas apenas sucos, refrigerantes, águas saborizadas, chás, uma série de bebidas e receitas passou a ser desenvolvida para esse público e a ocupar espaço nos cardápios e também nas prateleiras dos estabelecimentos, dos supermercados, proporcionando diferentes experiências de coquetelaria também para quem quer fugir das receitas com álcool.

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“Temos, hoje, não apenas uma nova geração de consumidores menos aficionados ao consumo e efeitos do álcool, como também pessoas que interessadas em ter opções tão saborosas e bem apresentadas, que explorem outros gostos além do doce, quando não querem consumir bebidas alcoólicas por diversas razões”, revela Carolina.

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De acordo com a embaixadora, estas são algumas das opções que têm se destacado no mercado e chamado a atenção de quem atua tanto atrás dos balcões quanto do consumidor final.

O BCB São Paulo, como um dos principais pontos de conexão entre o setor e profissionais da coquetelaria, mixologia, bares e restaurantes, seguirá acompanhando os movimentos, os lançamentos, as curiosidades e os principais destaques do universo etílico, na plataforma on-line e no evento presencial, que ganhará nova edição nos dias 21 e 22 de junho de 2022, no Expo Barra Funda, em São Paulo.

Sobre o BCB São Paulo:

É a principal feira de destilados premium para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul. A primeira edição, realizada em 2019, foi muito bem recebida pelo setor pela mescla de negócios, networking e conteúdo qualificado, reunindo grandes referências nacionais e internacionais. O BCB São Paulo traz para o país o conceito de sucesso na Alemanha, onde acontece desde 2007, e nos Estados Unidos, desde 2018.

*Com participação da jornalista Giulia Marini.

Última atualização da matéria foi há 1 ano

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