BCB São Paulo começa segunda com lançamentos e tendências da coquetelaria
Dos drinks sem álcool às releituras de clássicos como rabo de galo e caipirinha, o que deve ganhar espaço nas cartas de bares, baladas, restaurantes e, mais importante, nos copos e taças dos consumidores ainda este ano? O universo da coquetelaria cresce junto com novas técnicas de preparo e ousadia nos ingredientes e criações. Por isso, um encontro como o BCB São Paulo, feira de destilados para profissionais do setor de bebidas que começa na segunda (5), funciona como uma grande vitrine de tendências e espaço para ideias, degustações e lançamentos.
O BCB tem a proposta de conectar o mercado e o público da América Latina com o cenário mundial. É um ecossistema plural, onde o simples e a sofisticação disputam de forma amistosa a atenção dos visitantes. A brasilidade é um ponto importante, tanto que a cachaça, com seu valor histórico e possibilidades de aplicação, é um dos destaques. Entre as atrações da edição, inclusive, está o Concurso Rabo de Galo, competição que celebra a cachaça e desafia bartenders na apresentação de releituras do famoso coquetel, além de homenagear Mestre Derivan, sumidade no assunto.
Outra atração que deve movimentar o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, local de realização, é o World Class Competition. Responsável por revelar talentos do ano na coquetelaria nacional, o concurso, promovido pela Diageo, terá sua fase final durante o BCB. Sobre isso, Daniel Pereira, gerente do evento, diz: “É a validação de como o mercado considera o BCB um canal estratégico”. Na edição passada, o bartender Vinicius Damien, 24, conquistou o título e a oportunidade de representar o país no World Class Global em Sidney, na Austrália.
Além de apresentar lançamentos e técnicas, o BCB conta com a presença de profissionais nacionais e estrangeiros reconhecidos, como Rodolfo Bob, Tony Harion, Simon Ford, Nico de Soto e Gustavo Vocke. Mais de 150 marcas expositoras estão confirmadas, incluindo a AMBEV, que levará ao pavilhão seus produtos prontos para consumo, como Mike’s Ice, Isla, Beats, Beefeater Gin & Tonic e Tônica Antártica.
Estão entre os patrocinadores: Diageo, Bacardi, Campari, Amázzoni Gin, Beam Suntori, Brown-Formam, Prata e EasyIce. O Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac) é um parceiro oficial e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), apoio institucional. Além desses, os visitantes poderão conferir nomes como Jack Daniel’s e Fords Gin, do portfólio da Brown-Forman, com apresentação de produtos e a participação de mixologistas.
A Aurora Fine Brands apostará em bourbons e tequilas. A Azuma destacará sua linha de saquês saborizados, enquanto a Britvic Brasil levará a marca francesa de xaropes Mathieu Teisseire para degustações e experiências imersivas. Já a Underberg do Brasil, que participa do evento pela terceira vez, apresentará duas novidades: Semper Gin e Licor Gurktaler.
Este ano, quem visitar o estande da Weber Haus poderá conhecer o mais recente lançamento da marca, que são os licores finos. Disponíveis na versão cachaça com mel (Honey) e cachaça com canela (Fire), podem ser consumidos puros ou utilizados na produção de drinks.
O evento também contará com uma extensa programação de palestras, abordando temas como a latinidade brasileira na coquetelaria, saúde física e mental, NFTs nos bares, dicas de negócios, gestão e produtos versáteis. Serão 27 apresentações com o objetivo de ampliar o conhecimento e a técnica dos participantes.
Pela primeira vez no BCB, a Pios Rede B2B, uma aceleradora de marcas voltada para potencializar o crescimento de pequenas empresas e as que estão ingressando no mercado, reúne marcas de bitter, xarope, cachaça, cachaça de jambu e gin de jambu em seu portfólio. Fundada por Thiago Pio e Rafael Mariachi, profissionais da indústria de bebidas e coquetelaria, tem como foco oferecer às marcas de menor porte a mesma estrutura comercial das grandes empresas, incluindo o relacionamento com bares, educação em mixologia e análise de mercado.
A Preshh, líder em sistemas de gaseificação de bebidas, apresentará lançamentos e disponibilizará consultoria, cursos e treinamentos para gestores e profissionais da área, visando melhorar o uso e a aplicação dos produtos, bem como auxiliar no desenvolvimento de cartas de drinks.
Cachaça
O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) terá uma ilha institucional, onde os visitantes poderão conhecer mais sobre a história e os diferenciais da cachaça, uma das principais bebidas nacionais. “É uma oportunidade excelente para valorizarmos a cachaça, seus 500 anos de história e como ela representa a diversidade do nosso país, refletida na variedade de aromas e sabores, que são seu maior patrimônio”, afirma Thiago de Oliveira Mota, gerente executivo do IBRAC.
Mais informações disponíveis no site oficial do BCB São Paulo.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments