Quais as cores que serão tendência em 2023?
As cores tendências são escolhidas por empresas, como a Pantone e a WGSN, que todo ano selecionam uma cor específica para ser considerada a “cor do ano”. A partir dessa definição, essa cor é utilizada por outras empresas em seus produtos, tanto em tintas como em produtos de decoração e, até mesmo, em eletrônicos.
Para além da tendência da cor do ano, há também a preocupação de conectar as cores com as emoções e os sentidos das pessoas. De acordo com o estudo Universal Patterns in Color-Emotion Associations Are Further Shaped by Linguistic and Geographic Proximity, há a assimilação de cores com as emoções. Dessa forma, o uso de colorimetria em diferentes ramos e atividades, pode implicar em traduzir e destacar uma visão mais ampla e abstrata das colorações.
Para Caio Jesus, Cofundador da É da Casa, plataforma especializada em produtos para construção, reforma e decoração, profissionais da área como arquitetura e design devem estar sempre atentos não apenas às tendências de mercado, mas também para os fatores sensoriais que os projetos podem despertar.
“É preciso estar sempre atento para qual a melhor cor a ser utilizada em cada espaço, bem como qual a combinação entre as cores terá o resultado desejado” pontua Caio.
Cor tendência e as emoções
A primeira tendência de cor de 2023 é a Viva Magenta, da Pantone, empresa norte-americana autoridade na linguagem universal de cores. Desde 1999, a companhia Pantone define a cor de cada ano, bem como a paleta de cores a ser utilizada em conjunto com as cores tendências. A cor Viva Magenta foi escolhida como a cor deste ano pela Pantone por representar um “novo vigor” que impulsiona a alegria, o otimismo e a celebração.
A empresa WGSN (Worth Global Style Network) definiu a cor Galactic Cobalt como tendência para 2023, por ser uma cor ligada ao espaço e ao metaverso, entre outros.
“Enquanto tons de azul mais escuros remetem à inovação, como a cor escolhida pela WGSN, os tons mais claros causam uma sensação de relaxamento e de tranquilidade. Além disso, cores neutras como os tons terrosos e o off-white continuam como tendência em 2023”, explica Caio.
A WGSN já se antecipou, e já definiu a cor Apricot Crush como tendência para 2024. De acordo com a empresa, a cor alaranjada foi pensada para criar uma atmosfera de restauração e energia para os ambientes.
Para fomentar a gama de cores que estão em alta, a empresa É da Casa traz algumas dicas de cores e explica os significados por trás de cada tom:
Tons terrosos: trazem uma sensação de reconexão com a natureza, com atividades artesanais e com a simplicidade, ou seja, são cores que geram sensação de tranquilidade e de harmonia, as quais são perfeitas para desacelerar e criar um ambiente relaxante.
Off-white: é a escolha ideal para aqueles que buscam uma cor mais clean, mas que não querem utilizar a cor branca comum. O off-white, assim como todas as cores que se assemelham ao branco, é uma ótima opção para dar uma sensação de amplitude em pequenos espaços.
Cores claras: são ideais para serem utilizadas em ambientes minimalistas, além de serem cores que sempre estão na moda. “Não faltam opções de cores para agradar a todos os gostos, sejam elas cores como a cor do ano Pantone, ou até mesmo cores mais clean como o off-white”, complementa Caio.
Website: https://www.edacasa.com.br
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025Brasil busca incentivar aviação regional
janeiro 14, 2025Expatriados europeus lideram chegada ao país
dezembro 29, 2024Apostas ultrapassam investimentos em popularidade nas classes B e C
dezembro 23, 2024Previsões da IBM para a IA generativa 2025
dezembro 15, 2024Black Friday: publicidade como vantagem
novembro 24, 2024Prosegur alcançou os 165 mil colaboradores
novembro 4, 2024U-All Solutions integra IA ao seu WhatsApp
outubro 24, 2024Dubai combina luxo, segurança e investimento
outubro 18, 2024Yandex Ads traz alta conversão garantida
outubro 13, 2024Família Koga lidera crescimento da Sumirê
outubro 3, 2024Shopping Eldorado celebra os seus 43 anos
setembro 11, 2024Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments