Renato Mesquita explora nova fase com reggaeton
O cantor e compositor Renato Mesquita, lançou, em junho, o single “Perto”, música do estilo reggaeton – gênero proveniente do dancehall, subgênero do reggae, que combina elementos do hip hop e da música latina. O artista, natural de Embu das Artes (SP), já atuou como produtor e ator de filmes e telenovelas e reúne mais de dois milhões de seguidores em suas redes sociais.
O trabalho foi lançado nas plataformas digitais no dia 20 de junho, data do aniversário do cantor. Mesquita conta que já vinha estudando e trabalhando com o reggaeton há algum tempo, mas que o projeto surgiu há dois anos, no auge da pandemia de Covid-19.
“O isolamento social me deixou com muito tempo para refletir e me conectar com minhas emoções de maneira intensa. Foi nesse momento que comecei a compor canções românticas e sonhadoras, buscando transmitir esperança e amor em meio a tantas incertezas”, afirma.
“Perto” é uma canção autoral que fala da necessidade de uma companhia e explora a questão do sofrimento proveniente da falta da pessoa amada. Segundo o compositor, a faixa busca transmitir sentimentos como saudade e carinho: “Sem você, tudo aqui é deserto”, diz a letra.
Mesquita conta que, ao longo da pandemia, produziu composições melancólicas com o objetivo de “tocar o coração dos ouvintes”: “No luto pela perda de um ente querido, minha música também refletia a dor da separação e a necessidade de encontrar conforto nos momentos mais sombrios”.
De acordo com um estudo publicado no periódico científico JAMA em janeiro deste ano, a música pode ter contribuído para reduzir o estresse ao longo do confinamento social. A pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2020, com mais de 700 indivíduos da Áustria e da Itália. A partir de um aplicativo de smartphone, os participantes falaram a respeito da escuta de música e do estado mental, cinco vezes ao dia, durante sete dias.
A propósito, segundo o Spotify – serviço de streaming de música -, a plataforma alcançou a marca de 286 milhões de assinaturas no primeiro trimestre de 2020, quando a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou a pandemia como uma crise global.
Renato Mesquita conta que, durante a crise sanitária, utilizou a música como uma forma de conexão com o mundo exterior que, por conta das medidas de quarentena e isolamento social, estava temporariamente fora de alcance.
“Conforme o tempo foi passando e a pandemia foi sendo superada, meu coração também começou a se curar lentamente. O luto deu lugar a uma renovação interna, e minha música refletia essa transformação”, afirma Mesquita. “Aos poucos, as canções românticas e sonhadoras que eu compunha começaram a ganhar uma nova energia, uma batida mais animada e dançante – e foi então que o reggaeton entrou em minha vida”, explica.
Na visão do cantor, o ritmo vibrante da música latina se encaixa com a sua nova fase. “As letras românticas continuam a fazer parte das minhas composições, mas agora são embaladas por um ritmo que convidava a dançar”.
Próximos passos
Entre os planos para o futuro, Renato Mesquita conta que espera alcançar um número significativo de fãs e realizar apresentações em festivais. O artista também considera avaliar propostas de gravadoras, desde que possa manter o controle sobre sua identidade musical.
“Estou explorando todas as opções e pesando as escolhas”, diz. “Ao optar por um caminho mais independente, talvez possa manter o controle criativo e uma conexão direta com meus fãs. Afinal, plataformas digitais, redes sociais e estratégias de marketing podem ser ferramentas para aumentar a minha base de seguidores e buscar reconhecimento.”.
Para mais informações, basta acessar: https://www.renatomesquita.com/
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments