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On The Go aposta em pesquisas humanizadas

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Transformar a pesquisa digital em algo inovador e inspirador. Esse sempre foi o principal objetivo da On The Go, empresa que utiliza a tecnologia de chatbots para tornar a experiência de responder uma pesquisa de mercado mais natural e interessante, e até prazerosa. “Hoje, ninguém tem tempo de preencher senhas, baixar apps e acessar vários sites para responder pesquisas. O que fazemos é levar a pesquisa para um ambiente onde as pessoas já estão, através dos chats e, por meio do uso de Inteligência Artificial e abordagem conversacionais, tornar o processo que envolve a pesquisa em si muito agradável, seja para clientes ou e respondentes, que podem dar sua opinião nos mais diversos produtos – e de qualquer lugar”, diz o CEO da On The Go, João Calixto, que conta já ter desenvolvido pesquisas em latas de alumínio para uma multinacional de bebidas através de QR code, por exemplo. “Fora o atendimento ao cliente, as empresas começaram a perceber que os chatbots também podem ir além. Quando bem construídos, são capazes de gerar conversas genuínas e profundas com as pessoas, o que é excelente para uma pesquisa, promovendo um relacionamento muito mais consistente com o seu cliente”, complementa Calixto. O mercado de bots vive um momento de crescimento. No ano passado, segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021, o número de chatbots criados dobrou.

João, como é constituída atualmente a On The Go?

Nossa sede é em São Paulo e temos uma operação comercial na Europa, em Lisboa. Somos quatro sócios e cada um atua em uma área estratégica do negócio: Vendas/Mkt, produto, tecnologia, e insights.

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Quais os pilares da empresa?

Os pilares da empresa são:

Pessoas; Tecnologia e Inovação.

Como ela está inserida em seu mercado de atuação?

Somos uma Restech (Research Tech), cujo objetivo principal é a realização de pesquisa de mercado através de uma tecnologia inovadora, desenvolvida para que marcas e empresas de todos os tamanhos sejam capazes de conversar com seu público-alvo de maneira mais fácil, natural e engajada.

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Fale um pouco mais sobre a tecnologia utilizada pela On The Go.

On The Go é uma metodologia de pesquisa conversacional mobile-first que aproxima e engaja os respondentes por meio de conversas em escala, sem necessidade de baixar um app para isso. Utilizando chatbots inteligentes ao invés dos tradicionais formulários de pesquisa.

Qual o papel da experiência do usuário nesse ecossistema?

Tudo na On The Go começa com o respondente. Sabemos que atualmente milhares de decisões são tomadas baseadas em dados dos consumidores, porém, em uma era em que um dos termos mais usados pelo marketing é o “consumidor no centro das decisões”, a maior parte das ferramentas de coleta esquecem da experiência dele no processo.

A criação da On the Go se deu quando percebemos que a maneira de abordagem das pesquisas digitais atingira um teto, e não estava em sintonia com a nova dinâmica de conversa e disponibilidade das pessoas. Cadastros, formulários, questionários duros e pouco amigáveis representam barreiras que impedem o engajamento e a expressão natural do respondente, fatores essenciais para uma coleta mais criativa, inspiradora e com insights reais.

Quando conseguimos levar a pesquisa para um ambiente onde as pessoas já estão no seu dia a dia, é possível tornar essa experiência mais leve, fluída e divertida e, dessa forma, ir além das respostas automáticas, despertando interesse e confiança para que compartilhem histórias, dúvidas, desejos e medos. Como quem conversa com um amigo, que está lá para te ouvir, mas não te julgar.

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Como essa experiência é moldada diariamente?

Para além da máquina de entrevistas, desenvolvemos todo um ecossistema onde os clientes podem operar suas pesquisas de maneira mais simples e rápida. Criamos Chatbots de pesquisa que fazem tudo o que um questionário faz, e vão além, conseguimos acessar uma rede global de respondentes, e nosso cliente consegue até analisar os resultados com autonomia através do nosso dashboard em tempo real, sem depender de um instituto.

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Em que momentos os chatbots podem ir além daquilo que é esperado?

Além das funcionalidades padrão de um questionário de pesquisa, é possível incluir no fluxo entrevistas todas as possibilidades multimídias que usamos no dia a dia como: áudios, emojis, gifs e vídeos, o que torna a conversa muito mais rica e inspiradora.

Por que você acredita que o chatbot é uma ferramenta democrática?

Principalmente pelo fato de operar num ambiente onde as pessoas já estão. Aplicativos de mensagem como WhatsApp, Telegram e Messenger evoluíram e se tornaram na última década a nova forma de comunicação global, atingindo todos os segmentos demográficos da população, dado o seu caráter simples, acessível e democrático. São bilhões de pessoas conectadas no mundo. Os chats hoje estão tão disseminados e tão presentes em todas as esferas e momentos da vida, que acabaram se tornando uma extensão das pessoas.

O que podemos entender como democracia quando se explora esse conceito especificamente?

A era digital pode ser definida pela ótica da revolução na comunicação. O avanço das tecnologias impactou diretamente a forma como as pessoas escrevem, falam e se comunicam. Mais desterritorializada e interagindo num nível global, as conversas digitais incorporaram novos códigos, abreviações, gírias e um novo dialeto – o “internetês” que funciona para todos. A pesquisa deve considerar isso, muitos no Brasil ainda são analfabetos funcionais, que não sabem escrever, mas se expressam muito bem por áudio, por exemplo.

A On The Go teve crescimento em 2021?

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Desde 2019, a cada ano, a empresa vem dobrando de tamanho.

Quais os principais desafios da empresa para 2022?

Continuamos firmes em nossa missão de transformar a pesquisa de mercado digital em algo mais leve e criativo, por isso vamos continuar direcionando 100% dos nossos recursos aos três pilares da empresa: pessoas, tecnologia e inovação. Cada um desses elementos tem papel importantíssimo para que a OTG continue a criar valor em seu ecossistema. Em termos de negócio, não perder oportunidades, e até o fim do ano esperamos converter pelo menos mais 50 clientes para o nosso modelo de assinatura, recém testado em empresas como Ambev, Nestlé e DPSP. Esse formato de contratação vem para simplificar ainda mais o processo de setup de pesquisas, permitindo ao cliente, estimar, preparar e disparar uma pesquisa conversacional em apenas alguns cliques.

Última atualização da matéria foi há 3 anos


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