Modelo de agências bancárias está obsoleto
Um novo relatório publicado pela Temenos (SIX: TEMN), empresa líder de software bancário, constatou que 65% dos executivos de bancos em todo o mundo acreditam que o modelo tradicional baseado em agências se tornará obsoleto dentro de cinco anos. O relatório, produzido pela Economist Intelligence Unit (EIU) e intitulado “Quebrando barreiras: os bancos podem se mudar dos centros das cidades para ecossistemas digitais?”, é baseado em uma pesquisa recente realizada com 305 altos executivos bancários globais. Para os pesquisadores, questões como a pandemia de Covid-19 aliada ao aumento da concorrência de fintechs e ao surgimento de novas tecnologias, plataformas de super aplicativos e gigantes da tecnologia aceleraram a transformação digital e desencadearam uma mudança nas prioridades bancárias e nos modelos de negócios.
Na visão de 65% dos executivos entrevistados, novas tecnologias como a computação em nuvem, a IA e as APIs terão um grande impacto no setor nos próximos quatro anos. Os bancos estão concentrando seu investimento de tecnologia em cibersegurança, IA e computação em nuvem à medida que aceleram projetos de transformação digital.
De acordo com o relatório, 81% dos executivos acreditam que os bancos precisam oferecer diferenciais na experiência do cliente, em vez de produtos. Com isso, muitos bancos estão recorrendo a parcerias estratégicas e investimentos em tecnologia para se tornarem parceiros confiáveis e fornecedores de experiências amigáveis ao consumidor.
A pandemia tem sido um catalisador de colaboração e experimentação. O texto afirma que quase metade (47%) de executivos de bancos espera que seus negócios evoluam para ecossistemas nos próximos dois anos, pelos quais os bancos oferecerão produtos e serviços próprios e de terceiros para clientes e outras organizações financeiras.
Aalishaan Zaidi, Director Global de Banca Digital de Standard Chartered observa essa mudança de atitude e de cultura como resultado da pandemia “a grande mudança para nós foi nossa crença de que poderíamos mudar rapidamente se realmente quiséssemos”, e acrescenta que antes da pandemia “nunca teríamos feito as parcerias que estamos fazendo agora”.
Para Kanika Hope, diretora de Estratégia da Temenos, o Open Banking e o aumento da concorrência das grandes tecnologias e dos novos bancos estão fazendo com que os bancos repensem seus modelos de negócios.
“Muitos agora aspiram desenvolver ecossistemas digitais que tragam experiências mais humanas e diferenciadas para seus clientes usando o poder da nuvem, SaaS e IA.
Este relatório mostra que os banqueiros agora entendem que a tecnologia será um facilitador para esses novos modelos de negócios e é fundamental para sua diferenciação competitiva.”
Temenos continua a ampliar sua liderança em IA e nuvem, atendendo a mais de 3 mil bancos em todo o mundo. Recentemente trouxemos ao mercado a Temenos Banking Cloud para ajudar os bancos a transformar digitalmente e assumir o controle de seus modelos de negócios e ciclos de inovação”, acrescenta.
Sobre a Temenos:
A Temenos AG (SIX: TEMN) é a líder mundial em software bancário. Mais de 3.000 bancos em todo o mundo, incluindo 41 dos 50 maiores bancos, contam com a Temenos para processar as transações diárias e as interações com mais de 1,2 bilhão de clientes.
A Temenos oferece software de front office, banco central, pagamentos e administração de fundos nativos e agnósticos em nuvem, permitindo que os bancos ofereçam experiências de cliente omnicanal sem atrito e ganhem excelência operacional.
O software Temenos é comprovadamente capaz de permitir que seus clientes de alto desempenho alcancem taxas de custo-receita de 26,8%, metade da média da indústria e retornos sobre o patrimônio de 29%, três vezes a média da indústria.
Esses clientes também investem 51% de seu orçamento de TI em crescimento e inovação versus manutenção, o que é o dobro da média da indústria, provando que o investimento em TI dos bancos está agregando valor tangível aos seus negócios.
*Com participação do jornalista Yuri Curvêlo.
Última atualização da matéria foi há 3 meses
“Trono de Cangalha” é um livro de profundidade
setembro 22, 2021Paulo Kucher analisa custo da construção
setembro 20, 2021Plamev Pet faz sucesso com serviços de saúde
setembro 20, 2021Rádio Itatiaia trilha um novo caminho para o êxito
setembro 17, 2021Instituto Geração SouL com um novo projeto
setembro 16, 2021Eduardo Valério avalia os processos sucessórios
setembro 15, 2021Vacinas.net com uma proposta de gerar valor
setembro 14, 2021Armando Kolbe Jr. fala sobre startups e fintechs
setembro 13, 2021CapTable conquista a confiança dos investidores
setembro 10, 2021Ricardo Martins fala do boca a boca no digital
setembro 9, 2021A Tudu quer reinar no mundo das retailtechs
setembro 8, 2021Pedro Carbone fala sobre educação e tecnologia
setembro 7, 2021
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments