Brasil na liderança da produção agrícola global
Superando os Estados Unidos, segundo Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Embrapa Soja, o Brasil se tornou líder na produção de soja e está colhendo uma safra aproximada a 140 milhões de toneladas, 700 vezes maior que a safra colhida em 1959/1960. Para a próxima década, a expectativa de aumento do cultivo de soja, sem realizar desmatamentos, segundo o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), é de 27% na produção de grãos (soja e milho, principalmente). A soja é considerada o grão do século, por ser de grande versatilidade de uso na hora da alimentação humana, animal e na produção de biocombustíveis, a tornando única, e firmando o sucesso desse grão. Entretanto, em 2020, os produtores agrícolas enfrentaram seguidas estiagens, uma das razões da atual crise hídrica, e o quadro se agravou com as geadas do último mês de julho passado. O cenário tem levado líderes de cooperativas a distribuírem informações sobre seguro e crédito rural, dialogando com financeiras. O crédito rural permite que os produtores possam investir em melhorias e tecnologia na sua propriedade, como a construção de silos, armazéns e investimentos em maquinários, como tratores e colheitadeiras. “O produtor que tiver interesse em contratar o crédito rural para comprar a sua primeira máquina agrícola, ou até mesmo, para trocar e atualizar sua antiga máquina, pode entrar em contato com a Sonhagro”, diz Romário Alves, fundador da Sonhagro.
Romário, quais os principais pilares da Sonhagro?
Pessoas em primeiro lugar. Hoje nossa preocupação é com os franqueados. Queremos vê-los performar de forma sustentável. Temos transparência, inovação, parceria, suporte, proximidade aos franqueados, clientes e muita ética no que fazemos.
Por que esses pilares foram fundamentais para consolidação do seu negócio?
Porque faz parte dos valores da rede.
Como se encontra o mercado de crédito rural atualmente?
Crescente, os produtores não param de investir em inovação e tecnologia, seja para produzir mais, facilitar a vida de quem está no campo ou até mesmo, reduzir custos.
Em que momento a Sonhagro sentiu que tinha a dianteira desse mercado?
Quando os primeiros franqueados começaram a obter os mesmos resultados que a matriz e principalmente quando os clientes dos franqueados começaram a ter melhores condições de vida, proporcionada pelo crédito rural vindo da consultoria dos franqueados. Ali entendemos que o negócio não é só de ganhar dinheiro, mas de realização de sonhos que muitos não enxergavam meios de realizá-los.
Qual a importância do crédito rural e que ainda não foi percebido pelo mercado?
Ele é o combustível da locomotiva que está a todo vapor que é o agro do nosso país. Ele é o principal adubo das plantações Brasileiras. Sem ele não tem tecnologia, inovação e expansão.
O que difere o crédito rural oferecido pela Sonhagro?
Taxas de juros subsidiadas a partir de 3% ao ano, com condições de pagamentos anuais conforme a atividade e prazo de até 12 anos. É um recurso que precisa ter uma finalidade no meio rural especificada antes da liberação do crédito, que do qual é apresentado um projeto ou laudo técnico da Sonhagro para aprovação do mesmo.
Qual o número das contratações de crédito rural realizadas pela Sonhagro em 2021?
3130 contratos, 126 milhões de crédito concedido com o auxílio da rede.
Quais os principais produtos oferecidos pela Sonhagro?
Consultoria e elaboração de laudos e projeto técnico para aprovação do crédito junto as instituições financeiras, Seguros, Crédito Consignado, Crédito Imobiliário, financiamento de veículos e Consórcios.
Como funciona a franquia da Sonhagro?
Temos 3 modelos de franquia, Home Based, Agro Room, Comercial. Dentro dos 3 modelos delimitamos a área para os franqueados atuarem conforme o volume de crédito rural das cidades usado dentro do plano safra anterior. Hoje a função do franqueado é seguir os padrões da franqueadora para fortalecer a marca local e de fazer a captação de produtores rurais para prestação dos serviços oferecidos pela Sonhagro. O franqueado tem a equipe de suporte para desenvolver os serviços técnicos ficando então com apenas o serviço de vendas dos serviços. Os royalties variam conforme o modelo de franquia, entre 17 e 25% sobre o faturamento bruto da unidade. Oferecemos suporte em todas as etapas, desde a abertura da empresa até o processo de escolha de ponto e equipe de colaboradores.
O que é preciso para se tornar um franqueado?
Ser um profissional com ética, cultura de resultados, bons relacionamentos locais e network forte!
Quais as perspectivas para o ano de 2022?
Chegarmos a 100 unidades pelo país performando, com um faturamento da rede próximo ou superior a 10 milhões de reais, com uma carteira de crédito rural liberada acima de 2,5 bilhões de reais.
Última atualização da matéria foi há 4 semanas
Um evento imperdível do setor alimentício
março 18, 2024Climba desafia as multinacionais do seu setor
março 13, 2024PEC 63/123: proposta mudará a Previdência
março 8, 2024Trackfy investe em solução de alerta inovador
março 6, 2024Gupshup.io reconhecida por Juniper Research
março 4, 2024Competitividade empresarial irrigada por IA
março 1, 2024Empresário brilha no mundo da Contabilidade
fevereiro 26, 2024Mauve Group traça o norte para contratações
fevereiro 23, 2024CEO da Agência Cacau revela suas estratégias
fevereiro 2, 2024Harus: líder no mercado de marcas próprias
janeiro 31, 2024Wylinka lidera inovação com sustentabilidade
janeiro 29, 2024Várias orientações para o registro empresarial
janeiro 24, 2024
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments