Greenpass faz parceria com gigante Mastercard
A Greenpass, empresa de soluções “white label” de mobilidade que foi pioneira no lançamento da tag de pedágio em parceria com bancos, uniu-se à Mastercard, empresa global de tecnologia do setor de pagamentos, para lançar a primeira carteira digital “white label” do país com foco em caminhoneiros. Batizada de Greenpass Flow, a carteira entra em operação em dezembro e é destinada a empresas que fazem pagamentos de fretes e embarcadores.
Para o caminhoneiro, a Flow oferece tudo em um só lugar: pagamento de frete e vale-pedágio, cartão Mastercard, serviços financeiros como PIX e pagamento de boletos, recarga de celular, tag de pedágio, crédito para antecipação de recebíveis e serviços de mobilidade, como abastecimento, assistência ao veículo e financiamento de multas. “É uma solução que empodera o caminhoneiro, com serviços que simplificam o dia a dia e que dão a ele muito mais flexibilidade e liberdade para gerir seus recursos”, diz João Cumerlato, CEO e um dos fundadores da Greenpass.
Com a Flow, o transportador autônomo pode escolher onde quer abastecer seu caminhão ou fazer a manutenção do veículo. Ele também recebe a tag de pagamento automático de pedágio, que reduz o tempo das viagens e gera economia de combustível – em um trajeto Rio – São Paulo, estudos indicam que a economia mensal é de 36 litros de diesel (15 viagens ida e volta) com a passagem automática. O caminhoneiro pode ainda usar a Flow e o cartão pré-pago Mastercard para pagar suas despesas pessoais.
Para as Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEF), a Greenpass Flow também traz vantagens importantes em relação às soluções hoje disponíveis no mercado. O crédito do valor do frete e do vale-pedágio pode ser feito via API, sem necessidade de cartão físico – os valores ficam em subcontas separadas e o crédito do pedágio só pode ser utilizado para essa finalidade. A solução, customizável, está integrada a uma tag de pedágio com cobertura em todo o país e a um cartão Mastercard com pagamento por aproximação. A marca da IPEF pode ser aplicada no cartão e na tag e o aplicativo é personalizado com a identidade visual da IPEF.
Com a Flow, as IPEFs podem ter receitas adicionais sem que isso represente custo extra para o caminhoneiro. O modelo de negócio criado pela Greenpass prevê que a IPEF receba de volta parte da receita de intercâmbio (interchange) gerada pelo uso do cartão. Há também uma divisão das receitas obtidas a partir do consumo, por meio da plataforma, de produtos e serviços como financiamento de multas, abastecimento, recarga de celular ou pagamento de boletos.
O mercado de frete movimenta hoje cerca de R$ 200 bilhões por ano, sendo R$ 30 bilhões por meio das IPEFs. “Esse segmento sempre foi importante para nós”, diz Fernanda Caraballo, diretora de desenvolvimento de negócios da Mastercard. “Como empresa de tecnologia, a Mastercard está constantemente desenvolvendo inovações para seus diferentes perfis de consumidores. A parceria com a Greenpass viabilizou a criação de uma solução diferente de tudo o que existe hoje no mercado, capaz de atender a todas as necessidades do caminhoneiro, das IPEFs, embarcadores e transportadoras, de forma revolucionária”, finaliza a executiva.
Sobre a Greenpass:
A Greenpass é uma startup de tecnologia que lançou o Taggy, a primeira solução white label para pagamento automático de pedágio e estacionamentos.
*Com participação da jornalista Raquel Balarin.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments