Magalu tem trimestre financeiro excepcional
O Magalu (B3:MGLU3), maior plataforma digital do varejo brasileiro, acaba de informar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) os resultados financeiros do segundo trimestre de 2021. Apesar de o período ter iniciado ainda com parte das lojas físicas fechadas, em razão da pandemia, a companhia cresceu de forma consistente, com ganho de 3,7 pontos percentuais em participação de mercado, na comparação com o segundo trimestre de 2020.
A evolução foi vista em todos os indicadores financeiros. As vendas totais atingiram 13,7 bilhões de reais no período, um aumento de 60% na comparação anual. Esse crescimento ocorre sobre uma base que já vinha em forte expansão: 49% no ano anterior. No acumulado de dois anos, portanto, o crescimento das vendas totais do Magalu foi de 139% no segundo trimestre. O lucro líquido ajustado foi de 89 milhões de reais. O Ebtida ajustado avançou 209%, atingindo 455 milhões de reais. E a posição de caixa ajustado foi de 6,1 bilhões de reais (10 bilhões de reais, quando se considera os recursos captados no follow-on realizado em julho). “Continuamos a crescer exponencialmente, de maneira rentável e sustentável”, diz Frederico Trajano, CEO da companhia. “A foto deste trimestre é excepcional. Mas o filme dos dois últimos anos é ainda melhor.”
Mais uma vez, o e-commerce foi um dos destaques. As vendas online do Magalu atingiram 9,8 bilhões de reais, um acréscimo de 46% sobre o mesmo período do ano anterior. Considerando o segundo trimestre dos dois últimos anos — de forma a eliminar parte das distorções provocadas pelo ineditismo da pandemia em 2020 –, as vendas pelos canais digitais do Magalu cresceram 313%, ou seja, mais que quadruplicaram. Com o resultado, o e-commerce atingiu 72% das vendas totais da companhia. Com a incorporação recorde de 23 000 novos sellers entre abril e junho, o marketplace do Magalu atingiu 3 bilhões de reais em vendas no período — um crescimento de 63% na comparação anual. As vendas do 1P (estoques próprios) aceleraram 40%.
Apesar de 32% das lojas físicas terem permanecido fechadas em abril, devido à necessidade do distanciamento social, as vendas presenciais atingiram 4 bilhões de reais. Trata-se de um aumento de 112% sobre o mesmo trimestre de 2020, e de 16% sobre o mesmo período de 2019, quando ainda não havia a pandemia.
O ano do #PiscouChegou
O Magalu permanece na rota para atingir o objetivo traçado pelo seu Conselho de Administração: a construção do maior ecossistema de varejo formal do país. As aquisições em segmentos estratégicos, a ampliação do marketplace, da rede de lojas físicas Magalu e a redução progressiva dos prazos de entrega das mais variadas categorias de produtos foram os focos dos projetos e iniciativas encampadas pela companhia.
“Todas as nossas ações convergem para a mesma direção, que é construir um ecossistema de varejo moderno, e, portanto, formal e digitalizado, que garanta uma experiência de alta qualidade para o consumidor não só dos produtos Magalu, mas também dos nossos parceiros”, afirma Trajano.
A inauguração das primeiras lojas físicas no Rio de Janeiro, no início de julho, marcou a entrada do Magalu no segundo maior mercado do país para o varejo. A rede, que atingirá pelo menos 50 lojas até o final deste ano, potencializa tanto as vendas físicas como a do e-commerce e é fundamental para que o Magalu garanta a entrega mais rápida do Brasil.
Em junho, o Magalu lançou a entrega em até uma hora para 11 cidades. Hoje, essa modalidade já está disponível para pedidos entregues a partir de 140 lojas, em 30 municípios do país. Para acelerar ainda mais a expansão da entrega expressa, a companhia adquiriu, no final de julho, a Sode, uma plataforma de entregas ultrarrápidas feitas com motos.
Pela primeira vez na história, o Magalu divulgou um guidance operacional, que dá a medida dos investimentos que serão feitos em logística nos próximos anos. Em 2023, a companhia terá 2 milhões de metros quadrados de áreas de armazenagem, com 450 hubs logísticos e centros de distribuição, além de 1.680 lojas físicas. Na comparação com 2019, significa mais que triplicar a estrutura logística. Os investimentos serão suportados pela captação de cerca de 4 bilhões de reais realizada no follow-on de final de julho.
Sobre o Magalu:
O Magalu é o maior ecossistema para comprar e vender no Brasil, uma plataforma digital, com pontos físicos e calor humano. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de 1.300 lojas em 21 estados do país, o Magalu conta com mais cinco marcas online: Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos e Estante Virtual – além de milhares de sellers em seu marketplace e um superaplicativo com 33 milhões de usuários ativos. Atualmente, o Magalu emprega mais de 47 mil funcionários. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.
*Com participação da jornalista Gabriela Tornich.
Última atualização da matéria foi há 2 meses
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments