Prodap atinge faturamento de 130 milhões de reais
A Prodap, empresa mineira de soluções para maximizar os resultados das fazendas de pecuária de corte, leite e fábricas de ração, obteve seu melhor resultado em 2021, com crescimento de 51% e R$130 milhões de faturamento. Para 2022, a companhia projeta alcançar um novo recorde, com um aumento de 52%, faturamento próximo aos R$ 200 milhões e continuamente nos próximos anos. De acordo com Leonardo Sá, CEO da Prodap, o resultado está ligado ao fato de o setor de agro no País ter um futuro bastante otimista não só para 2022.
“Historicamente, o Brasil tem uma vantagem competitiva. A demanda dos produtos ligados à alimentação é linear e o que temos visto agora é uma retomada forte de exportação, principalmente no mercado da carne, refletindo no nosso negócio de forma positiva. Estamos falando do mercado da pecuária, que é de R$ 19 bilhões. Com isso, temos espaço para crescer e a expectativa é promissora para chegarmos nos R$ 200 milhões de faturamento neste ano”, ressalta o executivo.
Tecnologia para uma trajetória ascendente
A partir de 2017, a Prodap percebeu a importância de iniciar uma transformação digital e a necessidade de incorporar ainda mais a tecnologia como forma de melhorar e transformar os resultados dos clientes.
Atualmente, a empresa conta com um catálogo variado de softwares de gestão: Prodap views, Prodap smart, Prodap smartmilk e Prodap fabs, além de adotar uma metodologia que combina consultoria, nutrição e tecnologia, um pacote de gestão personalizado para atender às necessidades dos clientes.
Pensando na evolução constante do setor, a Prodap também desenvolveu a Lore, inteligência artificial que já está sendo utilizada em 46 fazendas-piloto de clientes da empresa.
“A ideia companhia nesse cenário foi iluminar as fazendas com todas as tecnologias possíveis e conseguir ter uma representação virtual do que está acontecendo no mundo real, usando conceitos como o Digital Twin dentro do campo para otimizar e acelerar os negócios”, comenta o CEO da Prodap.
E os resultados chegaram. De 2017 a 2021 a Prodap cresceu em mais 430% o faturamento, passando de R$ 30 milhões em 2017 para R$ 130 milhões em 2021. Além disso, de 97 colaboradores em 2017, a Prodap atingiu a marca de 330 colaboradores no ano passado.
Também em 2021, a companhia realizou a sua primeira aquisição – o A3Pecuária, software destinado ao gerenciamento de rebanhos, que passa a se chamar Prodap smart, e conta com mais de 100 clientes e 250 fazendas. O objetivo foi ter uma solução sob medida com foco no mercado de pequenas fazendas, mas atendendo também médias propriedades, com um produto de simples implementação, e o mesmo critério de qualidade e experiência do cliente que a Prodap acumulou ao longo de 40 anos de história.
“Com 5,5 mil fazendas cadastradas em nossas plataformas, somos líderes na área de softwares para gerenciamento de rebanhos, nas cadeias de corte e de leite, e esperamos acelerar ainda mais nosso crescimento, atendendo diversos tamanhos de clientes com o desejo de aplicar cada vez mais tecnologia para transformar as suas histórias”, finaliza Sá.
Sobre a Prodap:
A Prodap é uma parceira para o desenvolvimento e inovação no campo. Com sede em Belo Horizonte (MG), a Prodap atua no agronegócio há mais de 40 anos e impulsiona a produtividade por meio de uma solução única na pecuária: a combinação de nutrição feita sob medida, consultoria e tecnologia. O resultado de tudo isso são negócios cada vez mais sustentáveis, criação de oportunidades para investidores, comunidades e o fortalecimento de um setor essencial para o País: a agropecuária.
*Com participação do jornalista Eduardo Atalla.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments