Anúncios
Sua Página
Fullscreen

Uma rede social para amantes da literatura

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

William Costa é um empreendedor que fortalece a ideia de que podemos transformar as nossas paixões em trabalho. Ele é também a prova de que é possível mudar de ideia ao longo da trajetória profissional e se encontrar em novos propósitos de vida. Não foi fácil largar a zona de conforto na área da saúde e migrar para a tecnologia, ramos bastante distintos. Mas esse sonho antigo falou mais alto e continua falando a cada obstáculo que aparece no caminho do empreendedorismo, que, como o próprio William aponta, é cheio de desafios. O maior deles é manter-se relevante em meio a um mar cheio de negócios atrativos. Em um primeiro momento, a ideia era que o aplicativo fosse focado na área de Medicina, em que o empreendedor tem alta expertise e conhecimento. Mas logo ele expandiu seus horizontes e decidiu apostar em uma área antes restrita à sua vida pessoal: a literatura. O App Universo surge para ser uma rede social em que é possível compartilhar textos durante todo o seu processo de criação e amadurecimento. Ele veio para finalmente preencher a lacuna entre as redes sociais convencionais e os tradicionais grupos de leitura. O desejo é expandir o universo da literatura através da publicação de modalidades textuais variadas e descobrir novos autores. Os amantes do universo literário agora têm um espaço para ler e contar histórias, que podem ser compartilhadas de diversas maneiras, também através de fotografias e áudios.

William, quais foram os caminhos que o levaram para a Medicina?

Sempre fui estudioso no colégio; Tinha influência familiar pelo meu bisavô materno com quem eu tive contato até meus 8 anos de idade e era médico; Vislumbrava muitas oportunidades de emprego e opções de carreira; Sempre quis fazer algo que impactasse positivamente a vida de diversas pessoas.

Anúncios

Quando surge o amor pela literatura?

Ainda na infância, influência direta da minha mãe e da minha avó materna que sempre foram leitoras assíduas. Na minha casa sempre tinha ambientes com muitos livros.

Em que momento você vislumbrou que uma rede social para amantes da literatura era possível?

Hoje o mercado é dominado por um pequeno grupo de grandes redes sociais. Sinto falta de redes sociais voltadas para segmentos específicos. O Universo é a primeira rede social literária no Brasil. Seu objetivo é reunir todos os amantes da leitura e da escrita. Quero que o Universo seja para a leitura assim como o Netflix é para os filmes e séries atualmente.

Quando a ideia do App Universo começou a tomar corpo?

Anúncios

Pessoalmente esse projeto começou a criar forma durante a pandemia. Foi um período que afetou todas as pessoas na busca do que realmente era importante e valia a pena. O sonho de empreender sempre existiu. Apenas criei coragem para dar o pontapé inicial.

Fazer a transição da Medicina para esse novo empreendimento foi algo que você pesou na balança?

A transição está sendo lenta e gradual. Continuo atuando na minha área da Medicina cinco dias por semana. Não pretendo mudar totalmente, pois, é da medicina de onde sai o dinheiro que investo mensalmente no app.

Quais os maiores desafios de colocar esse negócio para andar?

Posso dizer que estou navegando num mar azul até o momento. O desafio tem sido a verba disponível para atingir o máximo de pessoas possíveis que possam fazer bom uso desse app que é gratuito. Outro desafio é que por mais tecnológicos que somos hoje em dia, escrever nunca deveria sair de moda, mas os canais para redigir suas ideias precisam se atualizar. O Universo é um deles, a primeira rede social do Brasil dedicada aos amantes da literatura. As editoras também têm de conseguir enxergar no app sua nova vitrine para a busca de novos autores e novas histórias.

Leia ou ouça também:  Sandra Duarte conta com os seus clientes fiéis

Existiu algum momento de dúvida nessa jornada?

Anúncios

Nenhuma. Tenho fortes convicções do sucesso da plataforma. Mas é importante ter paciência para criar as estratégias e mudar as mesmas quando não atingimos os resultados esperados. Precisamos ter constância, sempre.

Quais os pilares do App Universo?

Os pilares da rede social Universo são:

Promover o conhecimento, a leitura e a escrita, através de uma plataforma que estimula a prática do texto;

Oferecer todos os recursos tecnológicos para a difusão de ideias, pensamentos e obras literárias, organizadas por gêneros;

Dar visibilidade a todos que desejam e têm a vocação pela escrita, podendo ser autores de suas obras publicadas na primeira Social Reading do mundo;

Incentivar a interação e o engajamento entre os amantes da literatura e da leitura.

Fornecer o ambiente digital perfeito para lançamentos de textos curtos, longos, artigos, romances, ensaios, críticas, opiniões, dentre outros estilos textuais.

Como se encontra a operação atualmente?

Anúncios

No momento, o app conta com equipes de assessorias jurídica, marketing e impressa. Mas sinto necessidade constante de ampliar as parcerias. No sentido da funcionalidade, o Universo é um app onde você encontra espaço para criar textos de diversos gêneros, 38 gêneros literários para ser exato. Recentemente fizemos uma última atualização onde foi criado o Verso, que seria o miniblog para textos curtos, de 160 caracteres.

O aplicativo já está disponível para Android e iOS?

Sim, está.

Quais as ambições do App Universo para 2023?

Primeiramente que ele se consolide no seu papel de Social Reading, e que, simultaneamente, seja a opção óbvia para substituir outras redes que nem o Twitter diante de sua possível descontinuidade. O Universo é uma rede muito mais completa e que abrange muitas vertentes, com potencial de milhões de usuários. Precisamos valorizar o reconhecer o potencial do produto brasileiro no mercado.

Última atualização da matéria foi há 2 anos


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights