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Uma visão sobre os marketplaces na internet

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Alexandre Nogueira é CEO da Universidade Marketplaces – plataforma especializada em cursos para marketplaces e influenciador digital focado em negócios digitais. Alexandre tem mais de 12 anos de experiência em e-commerce e marketplaces, também fundou o Profissão E-commerce, evento feito de vendedor para vendedor, com presença de mais de 2500 sellers em 2019 e mais de 50 empresas expositoras. É consultor oficial certificado pelo Mercado Livre, com contato com mais de 100 palestras sobre o mercado, só em 2019. É titular de 2 canais do YouTube com mais de 80.000 inscritos, possui mais de 500 alunos e mais de 48 empresas monitoradas. Seus cursos são com foco em conteúdo e na informação para auxiliar os sellers no quesito de performance, plano de ação e para atingir os objetivos traçados. A Universidade Marketplaces é uma plataforma especializada em cursos para marketplaces e tudo que permeia o mundo do e-commerce. Criada em 2018 pelo CEO Alexandre Nogueira, oferece capacitação em relação ao uso correto das ferramentas e desenvolve estratégias que auxiliam os melhores resultados nas vendas online. A plataforma possui mais de 450 alunos e sua metodologia já foi aplicada em mais de 90 tipos de negócios diferentes. Seu time de mentores é credenciado pelo Mercado Livre e parceiros referentes ao mercado digital. “Com o aumento das vendas online e da concorrência é interessante investir em inovação”, diz o empreendedor.

Alexandre, como uma plataforma de e-commerce que aspira o sucesso em sua jornada deve se comprometer no começo de suas operações?

Oferecendo uma boa estrutura para o lojista. Segurança, personalização, integração com redes sociais e Google Analytics, ter infraestrutura para os diversos meios de pagamento. Além disso, é essencial um bom atendimento e suporte ao cliente.

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Desenvolver estratégias próprias nesse começo seria mais arriscado do que seguir cases que já deram certo?

A gente sempre fala em “não caminhar sozinho”. E é isso que fazemos na Universidade Marketplaces, ensinamos as melhores e mais eficazes estratégias de vendas para que os empreendedores e lojistas acertem cada vez mais. Partimos do princípio que uma estratégia validada por várias pessoas, na prática, é sempre mais segura.

Reinventar a roda no e-commerce seria o começo do fim de um negócio?

Acredito que com o aumento das vendas online e da concorrência é interessante investir em inovação e tecnologia para fazer a diferença, mas é preciso ter cuidado e estar sempre a par das tendências do mercado.

O que é fundamental na hora de vender no online?

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É fundamental ter planejamento, selecionar seu nicho, analisar o mercado e o público, além de ter uma boa gestão de estoque, fornecedores e meios de pagamentos seguros. Estratégias de marketing também são muito importantes.

Algumas técnicas de vendas do mundo físico devem ser replicadas no digital mesmo que sutilmente?

Sim, o atendimento é um deles. O comprador busca sempre o melhor atendimento e um bom pós-venda, ele quer se sentir acolhido e único, então essa atenção é indispensável.

Quais os principais erros dos e-commerces em nosso país?

Acredito que, hoje, os principais erros são: taxas de frete muito altas, poucas opções de pagamento, descumprimento dos prazos de entrega correto, ter um processo de venda confuso, não ter uma boa gestão de estoque, anúncios malfeitos e não ter boas estratégias de marketing.

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Qual a sua análise sobre o chamado dropshipping?

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O dropshipping tem suas vantagens e desvantagens. Você vai ter um investimento menor na aquisição de produtos, além de não precisar se preocupar com a logística de entrega. Porém, a margem de lucro pode ser bem reduzida e o prazo de entrega mais longo, o que pode gerar insatisfação do cliente.

O que os profissionais que operam os seus e-commerces deveriam aprender com os grandes players desse setor?

Primeiro, conveniência, as pessoas estão cada vez mais buscando facilidade e praticidade na hora de fazer compras. Fidelização de clientes, você precisa marcar presença também na sua loja online. Boas informações, para que o comprador sinta confiança, além, claro, de autenticidade.

Qual a importância dos mentores para um empresário que opera nesse ecossistema?

Os mentores são os que trabalham face a face com o seu negócio, eles ajudam em todo o planejamento e fazem aumentar as vendas com um plano de ação e estratégias validadas, na prática. Basicamente o mentor é o guia para os empreendedores e lojistas, o conselheiro que está sempre à disposição para acompanhar o crescimento do seu negócio.

Como se deu o insight para a criação da Universidade Marketplaces?

Começamos a compartilhar conteúdo em 2013 e mostrar os resultados que já tínhamos através do YouTube, e em 2018 resolvi profissionalizar e fazer isso deixar de ser um hobby para se tornar uma empresa, na época não tínhamos noção do impacto que iríamos causar no futuro. Não imaginávamos que compartilhar nossas estratégias para auxiliar os lojistas a terem melhores resultados nas vendas online nos traria mais de 450 alunos, sendo aplicadas em mais de 90 tipos de negócios diferentes.

Quais as próximas atividades da plataforma que terão um destaque nos próximos meses deste ano?

Estamos com nossos eventos presenciais, Uni E-commerce Con. Estreamos no início de julho, em São Paulo, no Expo Center Norte. Agora, em agosto, estaremos no Rio de Janeiro, nos dias 23, 24 e 25. Outro destaque da Universidade Marketplaces, é que além da nossa mentoria estamos com o lançamento do curso M120K, nosso treinamento completo para atuação nos Marketplaces.

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Última atualização da matéria foi há 2 anos


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