Apenas um terço das empresas mensura inclusão, afirma OIT
Somente um terço das empresas mensura a inclusão. A afirmação é da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que associa as formas de integração a mais inovação, produtividade e desempenho, recrutamento e bem-estar da força de trabalho.
Dados da organização internacional mostram que 92% dos funcionários em posições mais altas se sentem incluídos. Esse índice cai para 76% no caso de colaboradores em cargos inferiores. Com isso, a OIT ressalta que o sentimento de inclusão no ambiente de trabalho está mais associado à senioridade do que características como idade, sexo ou etnia, raça e religião.
Ainda de acordo com a OIT, as pessoas com deficiências representam 15% da população mundial. Destas, 80% estão em idade permitida para o trabalho, contudo o direito delas ao trabalho decente é negado.
Dessa forma, a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), Pacto Global, chama a atenção para a observação das empresas quanto aos princípios que envolvem os direitos humanos e condições de trabalho. Para tanto, ressalta ser um caminho seguro às corporações respeitar e apoiar os direitos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência e assegurar a não participação da organização em violações dessas diretrizes.
Já o fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, enfatiza que a inclusão é um dos pontos que diferencia uma empresa na visão dos stakeholders e do público em geral. Ele afirma que, cada vez mais, o público está atento a todo o processo que envolve a entrega de um produto ou serviço.
“Hoje, fala-se muito no termo Capitalismo de Stakeholders, quando as empresas procuram criar valor a longo prazo, considerando todas as partes envolvidas, assim como o bem-estar social. Com base nisso, fica muito clara a necessidade de as organizações se voltarem à capacitação, conhecimento e implementações ligadas aos mais diferentes campos, como intelectual, cultural, social, ética, e nisso, sem dúvidas, destaca-se a importância da inclusão”, finaliza.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments