Retomada do turismo impulsiona primeira fintech do setor
Ao que tudo indica, as turbulências vivenciadas pelo setor de turismo brasileiro ao longo de toda a pandemia de Covid-19 agora são coisa do passado. O turismo do país alcançou um faturamento de R$ 208 bilhões em 2022, um aumento de 28% em relação a 2021, como mostra o levantamento mensal do FecomercioSP (Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em dezembro do ano passado, o setor já tinha crescido 14,4%. No acumulado do último ano, todos os segmentos prosperaram, com destaque para o de transporte aéreo, que faturou R$ 66,5 bilhões, na esteira de elementos como a chegada das férias escolares e o período de alta temporada. O resultado foi 65,2% maior do que o registrado em 2021.
Os números positivos do turismo impulsionam uma série de inovações no mercado. Exemplo disso, a Valepay iniciou a operação em outubro de 2019, superou os desafios da crise sanitária e obteve um crescimento de 95% comparado ao ano anterior.
Nos primeiros quatro meses deste ano, a fintech – que é a primeira do setor de turismo – já aumentou a sua receita em 300%. A propósito, há 1289 fintechs no Brasil que, juntas, geram mais de 100 mil empregos, de acordo com a ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs),
Carlos Fonseca, cofundador da Valepay – meio de pagamentos exclusivo para o setor de turismo, conta porque ao menos dois motivos foram determinantes para o crescimento: o aumento na quantidade de agências de viagens novas que estão usando o meio de pagamento Valepay e o maior número de vendas das agências que já estão na base.
“O setor de turismo está a todo vapor esse ano e isso ajuda aumentar o nosso faturamento”, explica Fonseca. A Valepay é um meio de pagamentos exclusivo para o setor de turismo. A empresa foi criada por três fundadores: Eduardo Camargo, com uma experiência de mais de 25 anos no segmento, o próprio Carlos Fonseca, com mais de 20 anos de atuação em TI (Tecnologia da Informação), finanças e e-commerce, e Murillo Rocha, que também possui um amplo conhecimento em TI.
“No início, a Valepay era apenas um meio de pagamento de cartão de crédito. Atualmente, trabalhamos com conta digital, produtos bancários e PIX cobrança. Logo teremos também o câmbio e o financiamento via boleto e pix”, afirma Fonseca.
Ele explica que o principal ramo do negócio se dá no campo do B2B (Business-to-Business Service – Serviço de Empresa para Empresa, em português). “O nosso propósito é facilitar a vida das agências de viagens e operadoras, oferecendo uma plataforma fácil de usar e com vários produtos e serviços dentro dela”, complementa.
O cofundador da Valepay explica que a fintech é um meio de pagamento: “As agências usam o nosso sistema para vender para os passageiros. Quando o cliente vai comprar da agência com o cartão de crédito, por exemplo, ao invés de usar uma maquininha comum, utiliza o ValePay”.
Segundo Fonseca, um dos diferenciais explorados pela empresa é o uso de termos que são mais utilizados para o setor de turismo. Além disso, a fintech conta com um antifraude com faceID, a fim de oferecer mais segurança aos clientes, assim como taxas competitivas.
Para mais informações, basta acessar: https://valepay.com.br/
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025Brasil busca incentivar aviação regional
janeiro 14, 2025Expatriados europeus lideram chegada ao país
dezembro 29, 2024Apostas ultrapassam investimentos em popularidade nas classes B e C
dezembro 23, 2024Previsões da IBM para a IA generativa 2025
dezembro 15, 2024Black Friday: publicidade como vantagem
novembro 24, 2024Prosegur alcançou os 165 mil colaboradores
novembro 4, 2024U-All Solutions integra IA ao seu WhatsApp
outubro 24, 2024Dubai combina luxo, segurança e investimento
outubro 18, 2024Yandex Ads traz alta conversão garantida
outubro 13, 2024Família Koga lidera crescimento da Sumirê
outubro 3, 2024Shopping Eldorado celebra os seus 43 anos
setembro 11, 2024Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments