Mercado de consultoria segue em crescimento no Brasil
O mercado de consultoria é um setor que conta com a participação de profissionais especializados em uma determinada área com objetivo de levar seu conhecimento para o mundo empresarial. Atualmente, é possível realizar consultoria em diversas áreas, como: financeira, recursos humanos, negócios, marketing, entre outras.
A consultoria é basicamente um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa. O seu objetivo é identificar e levantar as necessidades do cliente, por meio de diagnósticos e processos, propor soluções e, então, recomendar ações de melhoria para o negócio.
Segundo pesquisa realizada pelo Laboratório Mordor Intelligence, o mercado de consultorias no Brasil está ganhando destaque por seu grande momento de expansão. Este aumento se dá pelo cenário no qual as vendas on-line e offline vêm se complementando, o que obrigou os profissionais da área a se reinventarem para tentar atender às expectativas dos clientes.
A necessidade de um profissional capacitado
A pandemia da Covid-19, desde seu início, em março de 2020, fez com que o comércio virtual, chamado e-commerce, ganhasse bastante espaço no Brasil e no mundo. Segundo dados de um estudo da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), realizado em parceria com a empresa de análise de dados Forekast, a expectativa é que os resultados sejam ainda mais expressivos. Onde o segmento deve movimentar cerca de R$ 186 bilhões até o final do ano, crescendo 9,5% se comparado ao ano de 2022.
Para Alexandre Nogueira, CEO e fundador da Universidade Marketplaces, o cenário será mais otimista a longo prazo. “As informações demonstradas até agora são de uma pequena baixa no primeiro semestre de 2023, mas as expectativas são mais positivas para o decorrer do ano, com as datas importantes começando a acontecer, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras”.
A fim de se manterem nesse mercado, empresários têm buscado alternativas que possam colocar suas empresas de volta no cenário. E uma consultoria especializada acaba se tornando ponto-chave para tornar esse objetivo realidade. Consultorias focadas nos setores organizacionais, performance, processos e organização do negócio são algumas delas.
Certas empresas buscam os serviços de consultoria para além da expansão dos negócios: a procura por esses profissionais se faz importante também quando estas precisam se estruturar ou quando o negócio não vai tão bem. Nogueira reforça a importância de investir nesse setor.
“Uma equipe de consultoria profissional pode ajudar a organizar todo o negócio e em diversas frentes. São pessoas capacitadas que tem uma visão muito além do operacional, e que conseguem de maneira fácil identificar pontos a serem melhorados”, destaca.
De acordo com o CEO da Universidade Marketplaces, o diálogo é peça fundamental para que o consultor entenda as necessidades e objetivos do empresário. Através de uma visão externa e profissional, é possível explorar o crescimento pessoal ou da empresa, desde que o cliente também trabalhe em conjunto com o consultor, fornecendo todas as informações necessárias de forma transparente, para, assim, obter os resultados esperados.
A partir da coleta dessas informações, o profissional desenvolve, implanta e viabiliza o projeto, no objetivo de aprimorar as práticas já executadas pelo cliente e, por consequência, auxiliar na tomada de decisões.
“O consultor irá olhar como a empresa pode vender mais, como ela pode escalar o negócio utilizando ferramentas internas e externas para analisar o que o cliente vende, como ele vende, como ele anuncia e a qualidade do trabalho feito”, conclui Nogueira.
Para saber mais basta acessar: https://pg.universidademarketplaces.com.br/home
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments