FRAM Capital compra parte da Classy Brands
O fundo de private equity da FRAM Capital anunciou a aquisição de participação societária minoritária relevante na Classy Brands. A transação realizada no começo do ano tem como objetivo acelerar o crescimento de portfólio de marcas e a implementação do canal digital da Classy Brands. Além disso, a Classy Brands prevê crescimento na ordem de R$200 milhões de reais de faturamento para os próximos três anos. Para a FRAM Capital o mais importante nesta aquisição é que a empresa está de olho no segmento de beleza no país, com a possibilidade de outras parcerias para o futuro. “Nossa tese é que o mercado de higiene e beleza no Brasil é um setor resiliente com muitas oportunidades de consolidação, e encontramos na Classy Brands uma plataforma pronta para este movimento, com time muito capacitado e todo operacional preparado para uma nova fase de crescimento. Estamos muito animados com o investimento” diz Nicolas Londono, head de Investimentos Alternativos da FRAM Capital. A Classy Brands tem mais de 10 anos de história no mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) brasileiro. Nesse período, foi sócia da modelo Gisele Bündchen na sua marca Sejaa, também foi responsável pela importação e distribuição dos produtos da Sephora Collection no Brasil, entre outras operações de sucesso, sempre com alta capacidade interna de supply chain e desenvolvimentos de produtos.
Como a FRAM Capital está situada em seu mercado de atuação?
A FRAM Capital é uma casa de investimentos, de negócios e serviços qualificados oferecidos aos mercados financeiro e de capitais. Está no mercado há 13 anos e foi idealizada por profissionais que criaram um dos maiores bancos de investimentos do país, do Santander. Conta com uma plataforma robusta para oferecer produtos e serviços diferenciados aos investidores e players de mercado. Seus especialistas, com larga experiência, se dedicam a identificar as melhores oportunidades de negócios em ativos reais para transformá-las em opções exclusivas de investimentos, seja em fundos ou em papeis de crédito. Por sua capacidade de assumir e transformar operações de apoio a empresas em produtos atraentes a seus clientes, a FRAM Capital é uma casa única na originação de investimentos especiais.
Por trás de cada uma dessas operações, há todo um processo de inteligência e engenharia, que demanda pesquisa, tempo, acompanhamento e expertise. A estratégia resulta em crescimento das empresas e, ao mesmo tempo, em alternativas únicas para os investidores, estruturadas, complexas, com risco relativamente baixo diante do potencial de ganhos. Ao mercado financeiro, a FRAM Capital oferece serviços qualificados, que vão desde a administração de fundos de investimento, distribuição de títulos e valores mobiliários e serviços fiduciários aos de market making de câmbio, renda fixa e derivativos.
A oferta de soluções rápidas com o mais alto rigor na aplicação das normas vigentes, agilidade nas decisões, excelência e transparência na condução dos processos, tem levado a FRAM a conquistar cada vez mais a credibilidade e o reconhecimento do mercado. Sua trajetória marcada por um crescimento sustentado em bases éticas e de competência em tudo o que se propõe a entregar a seus clientes.
Quais os principais pilares da casa?
A Fram nasceu com a vocação para a gestão de fundos. A experiência de seus profissionais e o sucesso nas operações permitiram uma ampliação no espectro de atuação. Atualmente, a FRAM Capital tem a expertise em negócios com private equity, gestão de patrimônio, administração de fundos e serviços fiduciários, sempre se baseando em servir o investidor.
Como a FRAM Capital tem conduzido os seus negócios em momentos turbulentos como o atual?
A FRAM Capital, tanto em momentos de calmaria como na turbulência, se pauta pela criação de riqueza no longo prazo. Essa máxima permite a preservação do capital em qualquer situação com a aplicação constante de disciplina na alocação de recursos e no controle de riscos.
O que é essencial quando se faz a gestão de recursos em grande volume?
A FRAM Capital cuida dos recursos de seus clientes como cuidaria de seus próprios recursos, com cuidado e respeito, e coloca os interesses deles acima de qualquer outro interesse. A busca de oportunidades que tenham uma relação assimétrica de retorno e risco é constante. A cada decisão de investimento, os gestores adotam uma política de análise multidisciplinar, considerando conjuntura econômica, fatores técnicos e padrões de comportamento de cada mercado. Após a decisão, os riscos assumidos são medidos e monitorados diariamente pelos profissionais altamente qualificados.
Como a empresa sente quando um bom negócio pode ser realizado?
É trabalho diário na FRAM Capital a identificação de bons negócios, de empresas com potencial de crescimento, de setores promissores, com equipes de alta performance, que possam receber investimentos e obter resultados expressivos, sempre atrelados a uma margem de segurança a ser oferecida ao investidor.
Ao identificar um negócio dentro dessas condições, especialistas da FRAM, muitas vezes, mergulham no dia a dia da administração da empresa, em conjunto com o CEO da empresa ou até de forma independente, de modo a garantir o alcance dos objetivos propostos. Vários exemplos bem-sucedidos estão hoje no portfólio da FRAM como Sequoia, empresa de transporte e logística, a TSEA, de energia, e com instalações da Ford, no ABC Paulista. Os ativos das empresas são transformados, servem de lastro, para a emissão de papeis de crédito que podem ser oferecidos ao investidor ou colocados na carteira dos fundos. Todos dentro do segmento de investimentos alternativos. Ganha a empresa, ganha o investidor, ganha a FRAM Capital.
Foi assim com a Classy Brands?
Exatamente. A FRAM conhece a Classy Brands e seu potencial desde antes do investimento. Seu primeiro papel foi como financiador puro, fornecendo crédito a empresa. Para acompanhar o crescimento na Classy Brands, o fundo de private equity da FRAM adquiriu uma participação societária relevante. Desde 2015, a empresa tem apresentado um crescimento anual acima de 35%. A operação tem como objetivos acelerar o crescimento do portfólio de marcas da Classy Brands e a implementação do seu canal digital. Nossa expectativa é de que haja um aumento da ordem de R$200 milhões de faturamento para os próximos três anos.
Quais os pontos mais interessantes desse negócio em sua visão?
Além de estar em setor de interesse da FRAM Capital, a Classy Brands tem mais de 10 anos de história no mercado de higiene e beleza, conta com uma plataforma pronta para os investimentos, com um portfólio já formatado, com uma equipe de profissionais muito capacitada e um time operacional preparado e em condições para os próximos passos com injeção de recursos e crescimento. Estamos confiantes no sucesso da operação.
O segmento de beleza era um setor que a FRAM Capital já olhava com bons olhos?
Sim, porque o setor de higiene e beleza no Brasil tem se mostrado mais resiliente diante de cenários econômicos mais adversos com inflação e juros em alta. O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás de Estados Unidos, China e Japão.
Quais as características desse setor que mais chamaram a atenção da sua organização?
Mesmo em épocas de inflação mais elevada, pandemias, crises financeiras, existe um público fiel, que não descuida da beleza e higiene em nenhum momento. Ao contrário, esses produtos passam a ser uma forma de compensação no dia a dia, diante das dificuldades. É um setor que vem se mostrando forte em diferentes cenários econômicos. Em 2020, um ano muito difícil com a pandemia e crise econômica, o Brasil apresentou um crescimento de 5,8%, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Essa aquisição faz parte dos chamados Ativos Alternativos?
Sim. Encontramos nessas operações a oportunidade de participar de negócios da economia real. Ao mesmo tempo, podemos diversificar a alocação de recursos, de ter parte do patrimônio blindado das oscilações do mercado financeiro, e contar com a perspectiva de retorno diferenciado.
Quais os próximos passos da FRAM?
Vamos atuar e apoiar a Classy Brands para atingir seus objetivos e se posicionar em lugar de maior destaque no segmento de beleza e higiene. A Classy Brands já conta com seis marcas e pretende agora expandir sua atuação nos segmentos capilar e de pele. Além da expansão, pretende incrementar a participação de seus produtos no mercado digital.
Última atualização da matéria foi há 3 anos
Clientes bancários satisfeitos, mas atentos
abril 18, 2025O impacto econômico do entretenimento noturno em grandes cidades
abril 16, 2025O caminho para obter Golden Visa Portugal
março 23, 2025Tendências do mercado financeiro para 2025
janeiro 5, 2025Pix: uma revolução financeira em curso no Brasil
dezembro 18, 2024Cuidado com os sites falsos na Black Friday
novembro 15, 2024O estado do Mato Grosso está à venda?
novembro 7, 2024O Pix terá novíssimas regras a partir de hoje
novembro 1, 2024Abeaço desafia decisão que favorece CSN
outubro 21, 2024Biofertilizantes mudam o agronegócio do país
setembro 29, 2024Construção civil em alta atrai investimentos
setembro 18, 2024Odebrecht cria nova PJ para sobrevivência
setembro 13, 2024
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments