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Gestão da cultura organizacional decifrada

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O Comunica.in, startup criada em 2018 com foco em ser uma solução para a comunicação interna, expande a atuação e se torna a primeira CultureTech do mercado. A criação da plataforma de gestão da cultura organizacional foi impulsionada pelo aporte de R$10 milhões recebidos no final de 2021. Atualmente, o Comunica.In atinge cerca de 300 mil colaboradores dos mais de 50 clientes que atende, a previsão é que a startup finalize 2022 com 120 clientes e 500 mil colaboradores impactados pela solução.

A mudança, além de acompanhar as tendências de gestão de pessoas, também está muito ligada a crenças que motivaram a criação da plataforma em 2018. Na época, um dos principais fatores que impulsionou Felipe Hotz, fundador e CEO, a desenvolver o Comunica.in foi a falta de dados e mensuração nas estratégias de comunicação interna.

Nesse novo momento, a plataforma pretende resolver problemas como a falta de aspectos tangíveis para gerenciar a cultura das empresas. “O tema cultura não é novo. Porém, nos últimos tempos, esse tem sido um dos principais desafios dos negócios. Uma área com tanta importância precisa ter indicadores que embasam a tomada de decisão, possibilitam análises e orientam planos estratégicos. Por isso falamos em gestão da cultura, e ela só acontece quando conseguimos traduzir a realidade em comportamentos tangíveis”, diz Felipe.

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Metodologia com Tecnologia = CultureTech

Com o projeto de expansão, a startup compreendeu que não se encaixava mais nas categorias de mercado existentes, como por exemplo das HRTechs. Desta provocação, surgiu o termo CultureTech, que classifica uma empresa que oferece soluções tecnológicas voltadas para a gestão da cultura. “Durante o processo de estruturação da nossa metodologia, percebemos que não havia uma categoria que representasse por completo o Comunica.In. Neste momento entendemos que estava na hora de lançar uma definição, que nos coloca como a primeira CultureTech do mercado”, explica Camila Maistrovicz, Head de Comunicação do Comunica.In.

Ao aprofundar o entendimento de gestão da cultura organizacional, o Comunica.In decifrou comportamentos por trás de empresas de sucesso. A metodologia da startup se chama Níveis de Conexão, representando o vínculo entre empresa e colaboradores. Ao contar com a tecnologia, é possível fazer a gestão deles de maneira estratégica, estruturada e mensurável.

A metodologia de Níveis de Conexão orientou uma transformação na maneira de organizar a tecnologia do Comunica.In. Agora, a startup organiza suas soluções em módulos, que podem ser implantados separadamente, conforme o nível de maturidade da cultura. Os módulos espelham os Níveis de Conexão: Comunicar, Escutar e Encantar.

O módulo Comunicar é o primeiro passo para a construção de uma cultura organizacional forte. A proposta é ajudar as empresas a resolver problemas de fluidez da comunicação e acesso à informação, sendo o nível essencial a ser conquistado. Em seguida, vem o módulo Escutar. A premissa é fomentar um diálogo com o público interno, ouvindo o que os colaboradores têm a dizer. Tudo isso, dentro de uma mesma plataforma, sem precisar de soluções complementares. A jornada de gestão da cultura culmina no módulo Encantar, que tem como objetivo surpreender as pessoas com interações individualizadas, enviadas de maneira automatizada em momentos chave da trajetória do colaborador.

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As novidades vieram para somar. A plataforma continua contando com soluções de edição, mensuração e planejamento, além do app, que funciona como um Hub de serviços, agregando informações e sistemas úteis aos funcionários de uma empresa.

Nos últimos anos, as empresas passaram a perceber o valor de uma cultura forte para os negócios. A pandemia acentuou ainda mais essa questão, que tem sido a causa principal de movimentos como “A Grande Resignação”. Um estudo do MIT apontou que culturas tóxicas são 10 vezes mais importantes que remuneração para o turnover. Sem contar o impacto em outros desafios, como colaboração, inovação, engajamento, entre outros. Segundo a Pesquisa de Tendências e Gestão de Pessoas do Great Place To Work, cultura é uma das principais prioridades das empresas para gestão de pessoas em 2022.

Sobre o Comunica.In:

O Comunica.In é uma plataforma de gestão de Cultura Organizacional das empresas. É a primeira CultureTech do mercado e possui uma metodologia própria, chamada Níveis de Conexão. O principal objetivo do Comunica.In é ajudar empresas a criarem conexões mais humanas que geram valor para os negócios, por meio da tecnologia.

*Com participação do jornalista Ivan Netto.

Última atualização da matéria foi há 1 ano

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