Grabr vê 125% de aumento em encomendas
Para quem sonha com aquele super lançamento de eletrônico ou o tênis da moda, esse é o momento propício para apostar nas compras de produtos do exterior. Com a atual desvalorização do dólar frente ao real nos últimos meses – a moeda já teve um recuo de mais de 10% desde o início do ano – ficou mais vantajoso aproveitar promoções em outros países. Ao conectar compradores e viajantes ao redor do mundo, a Grabr, plataforma de compra de produtos do exterior, já sentiu um reavivamento do mercado, em razão do atual panorama econômico. De janeiro para cá, o número de pedidos aumentou 125%. No início de 2021, a média semanal era de 1.200 encomendas, atualmente são 2.700. O comprador só precisa fazer seu cadastro no app, compartilhar o item desejado e oferecer uma recompensa para um viajante trazer o produto até ele. Com isso, o viajante que tem espaço sobrando na mala tem a chance de fazer renda extra. Para segurança do comprador, o pagamento do produto e da recompensa fica retido até a entrega do item. Atualmente, a Grabr conta com 750 mil usuários no Brasil, entre compradores e viajantes. Os brasileiros gastam em média 310 dólares com suas encomendas e os itens mais desejados são eletrônicos, telefonia, games, cosméticos e suplementos de saúde. “É importante para quem pretende fazer compras fora aproveitar o momento favorável”, destacou Ivan de Castro, head de marketing da Grabr no Brasil.
Ivan, o que é a Grabr?
A Grabr é uma plataforma de compra de produtos no exterior que une viajantes interessados em fazer uma renda extra e compradores em busca de produtos de difícil acesso no país ou que buscam uma opção mais barata. A ideia da Grabr surgiu para facilitar o acesso da comunidade de usuários a seus produtos favoritos, sem a necessidade de se deslocar. Para o viajante, é uma forma segura de fazer renda extra e ainda se conectar a outras pessoas. A empresa foi criada em 2015 nos Estados Unidos e está presente em mais de 120 países.
Quais os principais pilares da plataforma?
Os principais pilares da plataforma são inovação e disrupção. A Grabr trouxe uma facilidade muito grande ao mercado de importação. Pode-se dizer que apesar da tecnologia por trás, o processo com a Grabr fica mais humano, afinal, ao aceitar a entrega de um viajante a negociação acontece diretamente entre ambas as partes. Para a Grabr é importante proporcionar um serviço de qualidade e que seja evidente as vantagens tanto para o comprador quanto para o viajante. Importar com a Grabr é muito fácil, rápido e extremamente seguro.
Como a plataforma esteve alocada durante a pandemia?
Durante a pandemia as atividades da plataforma diminuíram consideravelmente. Focamos em lançar outros produtos em outros mercados, como na Argentina, onde lançamos o CashCard que é uma alternativa para os cidadãos argentinos comparem e guardarem dólares americanos em um cartão de débito pré-pago. Esses esforços mais pro lado fintech também nos ajudaram a moldar um produto novo que lançaremos em breve na Argentina, e até o final do ano no Brasil.
A Grabr já sente que o mercado começa a dar bons sinais?
Desde o início de 2021, voltamos a ter atividade na plataforma. Hoje estamos muito perto de voltar a atingir os níveis pré-pandemia em volume de vendas. Claro que hoje o dólar é muito mais caro que em 2018/19, o que afeta diretamente nosso negócio, afinal nem tudo compensa importar quando o dólar está acima de R$5.
O que o comprador precisa para estar participando da plataforma?
Na Grabr, uma pessoa que deseja um produto disponível em outro país se cadastra na plataforma e oferece uma recompensa para que algum viajante traga o produto para o Brasil. O viajante que tiver espaço na mala e interesse na recompensa faz a compra, transporta o item até o comprador e, depois disso, recebe o pagamento – que equivale ao valor gasto na compra do produto mais o valor da recompensa. O pagamento é feito no momento da compra, mas só é repassado ao viajante após a entrega para garantir a segurança.
Quantos usuários a Grabr tem em nosso país?
Atualmente temos 750 mil usuários. É o maior mercado consumidor global da Grabr.
Esse número deve aumentar nos próximos meses pelas suas perspectivas?
Sim. O número de usuários da Grabr no Brasil cresce sem parar desde 2016. Estamos expandindo nossa presença digital no país nos próximos meses, então esperamos adquirir novos usuários tanto para comprar e também para entregar produtos.
O gasto médio do brasileiro em encomendas é mais ou menos perto do que pessoas de outros países gastam?
O Brasil é o principal mercado da Grabr. Em torno de 80% do volume total da empresa vem do Brasil. O brasileiro pede produtos com frequência maior que todos os outros mercados da América Latina, e também gasta muito mais em volume total.
Quem pretende comprar fora deve ter o que em mente?
Ao comprar fora com a Grabr, ele deve saber que a plataforma é extremamente segura. Fazemos verificações de identidade e segurança dos viajantes e dos compradores, além de proteger os pagamentos e reembolsar o valor integral em caso de qualquer problema. O comprador deve se atentar ao valor do dólar, fazer sua pesquisa de qual site no exterior está mais barato e ao publicar o pedido na plataforma, verificar a reputação dos viajantes que fizerem ofertas de entrega.
Como a inflação aqui no Brasil tem interferido no negócio?
É muito perceptível ver o impacto da inflação em um negócio como a Grabr. Salvo algumas exceções, quase toda a importação feita pela Grabr não é de caráter urgente e necessário. Ou seja, quando a população perde poder de compra nesse cenário econômico, deixa de comprar produtos exceto pelos essenciais. O cenário da inflação atinge também nossos vizinhos sul-americanos de forma rígida. A Argentina também sofreu um grande impacto desde o final do ano passado até agora. Também temos a instabilidade do dólar, e alguns cenários no Brasil como as eleições em outubro que vão afetar diretamente o cenário econômico e o poder aquisitivo do brasileiro.
O que vislumbra para a Grabr em um médio prazo?
Estamos aumentando nossa presença no Brasil, crescendo novamente nesse cenário pós-pandemia. Estamos estudando e analisando a integração de entrega de última milha, assim o comprador não precisa encontrar o viajante pessoalmente, e passa a receber seu pedido em casa. Tirando o modelo de negócio tradicional da Grabr, em breve, vamos lançar um novo produto fintech para facilitar a compra de dólar americano. Queremos muito em breve aumentar nosso awareness para todos e ser top-of-mind quando se fala em plataforma de importação de produtos.
Última atualização da matéria foi há 3 anos
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