Luiz Sebastião Sandoval cresceu com o SBT
Formado em Direito, em 1971, pela Universidade Braz Cubas, Luiz Sebastião Sandoval advogou na Jonhson & Jonhson e, depois, no Grupo Silvio Santos. Como advogado, fez vários cursos de especialização na área tributária, um deles ministrado pelo professor Geraldo Ataliba. Em 1982, assumiu a presidência do Grupo Silvio Santos, onde permaneceu até novembro de 2010. Na década de 80, especializou-se em administração, frequentando a Fundação Getulio Vargas (FGV). É palestrante e autor do livro “Aprendi fazendo – Minha história no Grupo Silvio Santos, do Baú da Felicidade à crise no Banco PanAmericano”, publicado em 2011 pela Geração Editorial (São Paulo). Ponderando sobre tantas experiências ao longo dos anos e à frente de grandes empresas, oferece ao público (alunos de administração e profissionais da área) a obra. Lançou recentemente o livro “10 Regras de Ouro Que a Experiência Me Ensinou”, publicada pela Literare Books International. O foco da obra é despertar a reflexão sobre os ensinamentos, que sustentarão as novas regras criadas pelos próprios leitores, de acordo com a realidade em que vivem. Por isso, o autor faz questão de ressaltar: “Construam seu tesouro particular de conhecimento, esse que um dia será também partilhado com outros, compondo o círculo virtuoso e infinito da criação e da difusão de ideias”, afirma o experiente e renomado executivo.
O que é fundamental na vida de um executivo que está na posição de comando em uma corporação?
Disciplina, hábitos saudáveis, ter um tempo para si mesmo e para sua família e amigos. Não se negar um super-herói, ser humilde, porém nunca simplório.
Liderança é algo inato ou adquirido com o passar do tempo em sua visão?
Liderança é aprendizado, estudar e trabalhar com afinco, liderar não é apenas chefiar: é saber comandar. Um comandante precisa de talento e conhecimento sobre gente. Tem que saber que estará conduzindo pessoas, e não máquinas – e pessoas necessitam de reconhecimento e respeito.
O que é liderar para o senhor?
É comandar a equipe motivando-os, apontando-lhes um rumo. É decidir com firmeza, de forma ágil, e ser generoso com seus comandados. É saber reconhecer em público e repreender em particular.
A ética é o principal pilar de um grupo empresarial?
Sim, cada vez mais a ética se impõe como uma necessidade básica, quer seja no relacionamento com seus colaboradores, autoridades, concorrentes e clientes.
Quais outros pilares são fundamentais para a manutenção e crescimento de um negócio?
Foco no cliente. Descobrir o produto que ele quer, e, até o que ele quer, mas não sabe que quer. Estabelecer uma relação amistosa e duradoura com o cliente. Cumprir compromissos de toda ordem. Respeitar relações de trabalho com seus colaboradores, afinal, são eles que estarão trabalhando para que seu negócio se mantenha. O crescimento será consequência.
Vivemos em mundo de grandes transformações e turbulências. Como ter ousadia e determinação em um ecossistema tão complexo como o atual?
Ousadia é atrevimento com um objetivo. Para enfrentar turbulências e transformações é preciso ter capacidade de rápida adaptação. Não espere que o mundo empresarial vá aguardar o tempo que você quiser. “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” – Geraldo Vandré.
Como o senhor lida com o medo?
“O medo é um dos quatro gigantes da alma” (Mira Y. Lopez). É da natureza humana e com muitas graduações. Se a escuridão me amedronta, posso resolver isso com um simples toque no interruptor. Diante de incertezas e inseguranças, tal como jurídicas e de mercado, o que é comum num país como o nosso, o medo deve servir de alerta para melhor planejarmos um negócio, uma atividade ou um empreendimento. Sempre é melhor começar pequeno, crescer com segurança e de forma constante.
Esse sentimento é o grande “travador” das grandes realizações humanas em sua análise?
É um dos. Outro é o despreparo. A lição é a aprendizagem constante. Errar é inevitável, mas é melhor aprender com o erro dos outros.
Qual o papel dos colaboradores para o sucesso de uma empresa?
Motivados, os colaboradores é que conseguirão que sua empresa tenha sucesso.
O que um líder deve fazer para tirar o máximo da performance dos seus colaboradores?
Motivação, acompanhamento e reconhecimento. A equipe precisa que seu líder deixe clara sua intenção e tenha objetivos e metas bem definidos.
Qual o principal ensinamento que se leva para a vida quando se dirige um grupo tão expressivo como o Grupo Silvio Santos?
Lealdade. Todo empresário, e Silvio Santos não é exceção, quer a lealdade de seus colaboradores e a recíproca é verdadeira.
Última atualização da matéria foi há 5 meses
“Trono de Cangalha” é um livro de profundidade
setembro 22, 2021Paulo Kucher analisa custo da construção
setembro 20, 2021Plamev Pet faz sucesso com serviços de saúde
setembro 20, 2021Rádio Itatiaia trilha um novo caminho para o êxito
setembro 17, 2021Instituto Geração SouL com um novo projeto
setembro 16, 2021Eduardo Valério avalia os processos sucessórios
setembro 15, 2021Vacinas.net com uma proposta de gerar valor
setembro 14, 2021Armando Kolbe Jr. fala sobre startups e fintechs
setembro 13, 2021CapTable conquista a confiança dos investidores
setembro 10, 2021Ricardo Martins fala do boca a boca no digital
setembro 9, 2021A Tudu quer reinar no mundo das retailtechs
setembro 8, 2021Pedro Carbone fala sobre educação e tecnologia
setembro 7, 2021
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments