O marketing competente da gigante LifeStyles
Após a conclusão do processo de venda da linha de Bem-Estar Sexual para a gigante Humanwell Healthcare (Group) Co., a Blowtex adota nova razão social, passando a assinar como LifeStyles. O portfólio, no entanto, permanece inalterado e as marcas de preservativos Blowtex e SKYN seguem com presença destacada no mercado nacional. Sediada na China, a Humanwell é fornecedora de soluções para cuidados da saúde com presença na Europa e América do Norte por meio de portfólio de produtos com marca própria. Com a conclusão do negócio a companhia expande sua atuação, consolidando a vice-liderança mundial no segmento de preservativos. De acordo com a companhia, a estratégia é dar continuidade ao legado da Ansell durante 120 anos de participação na fabricação e venda de preservativos e produtos correlatos através de investimentos contínuos e foco no crescimento e inovação. Com isso, as marcas Blowtex e SKYN passam a integrar o portfólio da LifeStyles, marca global líder no segmento de bem-estar sexual e segunda maior fabricante de preservativos de látex no mundo, dona também das marcas LifeStyles®, Jissbon®, Manix® e Unimil®. “No Brasil, os produtos da LifeStyles são os preservativos. É um produto com atributos universais, logo são bem aceitos globalmente”, afirma a gerente de marketing da LifeStyles Healthcare, Verônica Garcia.
Verônica, gostaria que falasse um pouco sobre a sua carreira até chegar na LifeStyles.
Tive dois estágios em administração (um no Banco Santander e outro no Grupo Pão de Açúcar) antes de começar na área de marketing, o qual sempre foi meu objetivo. No próprio Grupo Pão de Açúcar me movimentei para poder ingressar no marketing, porém com foco em desenvolvimento de produto, na área de marcas próprias. Fiquei no grupo por 3 anos e decidi trabalhar na indústria, pois, a prática das atividades de marketing é mais completa. Comecei então a trabalhar na Yoki Alimentos SA, empresa brasileira alimentícia, com produtos líderes de mercado e presente em diversas categorias. Lá desenvolvi minha carreira, iniciando como analista e chegando a gerente de produtos.
Pude trabalhar com todas as categorias de produtos desenvolvendo sólido conhecimento em planejamento estratégico de marketing com foco em desenvolvimento de produto e marca. Após a aquisição da empresa pela gigante americana General Mills, trabalhei por mais três anos como gerente de produtos. No total, foram 8 anos dedicados a área de marketing da Yoki/General Mills. Por motivos pessoais, dei uma pausa de um ano em minha carreira, voltando então para a Broto Legal Alimentos. É uma empresa nacional de arroz e feijão, líder no interior de São Paulo. Lá eu era responsável pela área de Marketing e Trade Marketing. Após 01 ano na Broto Legal, surgiu a oportunidade e o convite de ir para a LifeStyles. Foi uma ótima oportunidade, por ser um setor promissor em uma empresa que tem muitos planos de desenvolvimento e crescimento no mercado brasileiro.
Em que momento o marketing lhe fascinou?
O marketing me fascinou desde cedo quando via os produtos nas gôndolas dos supermercados e me perguntava como eles chegavam lá, com tal embalagem, sabor, tipo, etc. Após pesquisar descobri que era papel do departamento de marketing. Tanto a parte de desenvolvimento de novos produtos, quando a parte estratégica me fascinam muito.
O que muda estrategicamente com o novo nome LifeStyles?
A empresa agora passa a ter uma gestão independente, sendo uma empresa focada em bem-estar sexual, se separando da antiga empresa, Ansell, que tinha um portfólio mais voltado a segurança profissional. A Humanwell & CITIC são detentoras da empresa, porém a gestão será independente na unidade de negócios de bem-estar sexual.
Como o mercado tem percebido essa mudança?
De maneira muito positiva. A empresa se fortalece com a participação da Humanwell & CITIC e pela gestão independente tendo muito mais foco em inovações e qualidade e na gestão global, se tornando a 2ª maior empresa de bem-estar sexual no mundo.
Quais os cuidados que uma marca que atua neste mercado deve ter?
As marcas devem seguir as normas e padrões dos órgãos regulatórios como ANVISA e Falcão Bauer tanto nas características do produto, como no processo produtivo, garantindo sempre qualidade na entrega.
Qual é o pilar que você acredita ter sido fundamental para a empresa chegar neste alto estágio?
Qualidade dos produtos e processos, entregando sempre o melhor para o consumidor. Além de garantir inovações para a categoria, a tornando sempre relevante para o consumo. A confiança e tradição da marca que existe desde a década de 80 é que permite sua relevância para os consumidores e clientes.
As redes sociais e o digital tem quanto de peso para as estratégias da LifeStyles?
São muito importantes, pois, é o principal meio com o qual conseguimos atingir nosso público-alvo: os millenials e a geração Y. Hoje, o investimento em digital para empresa representa quase 20% do total das atividades de marketing.
Quais as similaridades dos brasileiros comparado a outras partes do mundo na aceitação dos produtos da LifeStyles?
No Brasil, os produtos da LifeStyles são os preservativos. É um produto com atributos universais, logo são bem aceitos globalmente. Muitos dos produtos e das inovações da empresa são feitas sempre com o pensamento global, buscando mais sinergia e alinhamento com as necessidades do consumidor.
Além da óbvia diferença cultural, qual é o outro detalhe significativo entre o Brasil e outras partes do mundo que ampliam essa diferença neste setor?
Como citado anteriormente, apesar dos atributos universais, algumas características se destacam mais dependendo da região. Para o Brasil, os preservativos saborizados são mais relevantes que em outros países. Para a categoria no Brasil, sabor representa 24%, enquanto para outras regiões, chega em torno de 2% de participação.
Quais são os produtos mais vendidos pela LifeStyles no Brasil?
Dentro da categoria de preservativos, presente no Brasil, os produtos mais vendidos são os tradicionais lubrificados, seguidos dos saborizados, sendo que o sabor morango é o mais relevante. A marca inovadora SKYN, é a primeira no mundo sem látex, produzidos com SKYNFEEL™ , um material revolucionário que é muito macio e confortável proporcionando sensação incrivelmente natural, mas com toda a segurança. É ainda ideal para quem tem alergia a látex.
Como a inovação é tratada pela organização?
Inovação é muito importante para a empresa, pois, a diferencia da concorrência e a torna relevante para o consumidor. A maior inovação da empresa são os preservativos SKYN, primeiros no mundo sem látex. A marca vem crescendo muito no mercado e tendo ótima aceitação dos consumidores. A empresa busca inovar também na categoria de saborizados, tendo lançado também um sabor exclusivo o morango com chocolate, que também estão sendo bem aceito pelos consumidores. A empresa pretende continuar investindo em inovações proprietárias e se prepara constantemente para tal.
Última atualização da matéria foi há 3 anos
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