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O mercado odontológico por Ana Paula Quinteiro

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Mineira de Poços de Caldas, Ana Paula Quinteiro é dentista, empresária e fashionista. Seu trabalho é voltado para saúde. Na Odontologia publicou artigos científicos através do seu Mestrado em revistas nacionais (Qualis B3) e também tem três capítulos em livros relevantes na área. Ana Paula é colunista de saúde na rádio Band em Poços de Caldas, com transmissão pela TV, para cidades do interior de São Paulo no Programa Manhã Show. Apaixonada pela sua profissão, criou a grife Dra. Chica (loja de jalecos customizados e roupas para os profissionais da saúde como médicos e dentistas). De forma despretensiosa, começou a desenhar e dar vida a jalecos coloridos e exclusivos, hoje tem vários parceiros, participa de Congressos com stand da sua grife, sempre inovando e criando novos produtos. “As estratégias utilizadas para alcançar os objetivos da marca sempre foram voltadas para desenvolvimento de produtos que eu mesma gostaria de usar durante os atendimentos, pensando nos mínimos detalhes, claro, sempre com o maior carinho e amor. Tentamos também sempre usar a criatividade e dicas dos nossos próprios clientes, sempre mantendo uma conexão sincera e aberta com eles. Se algum produto não ficou bacana, ouvimos o pessoal e se for possível, tentamos modificar para chegar o mais próximo do que é sugerido”, afirma a competente dentista e empreendedora.

Por que a escolha pela área de Odontologia?

Foi a profissão que mais me identifiquei quando comecei a pensar qual faculdade ia fazer, adoro Biológicas. Saber que eu poderia trabalhar com a autoestima e tratar casos como dores, disfunções e traumas dos pacientes foi algo motivador. O mercado é muito amplo para o profissional de Odontologia. Poderia optar por alguma especialização, docência (acabei fazendo três Especializações e o Mestrado), trabalhar na área pública, em clínicas ou até mesmo ter meu próprio consultório (que tenho até hoje).

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Empreender já fazia parte dos seus planos?

Sempre fui muito focada na Odontologia. Durante os 18 anos de profissão, jamais me passou pela cabeça ser empresária e tomar novos rumos, mesmo que paralelo.

Em que momento a ideia de empreender se tornou mais forte?

Minha filha sempre foi conectada com a moda e quando iniciou o curso de Odontologia, comecei a pensar em fazer algo paralelo para trabalharmos juntas antes mesmo da formatura (Risos).

Quando surgiu a ideia da grife Dra. Chica?

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Precisei me ausentar do consultório por duas semanas por motivos de saúde e tive tempo para colocar minhas ideias em prática. A princípio, pensei em montar uma coleção em parceria com outra empresa da minha cidade, mas não deu certo, fiquei bem frustrada e vendo que realmente estava decidida a projetar esses desenhos de jalecos que eu tanto queria, meu marido sugeriu montar do zero a marca. Apesar de não atuar, ele fez Web Design e depois de um almoço na casa dos meus pais, começamos a pensar todos juntos no nome e ele ia desenhando, foi um momento muito divertido, até que no final do dia ele veio com a ideia do diamante baseado na lapidação de cada profissional para chegar onde chegou ao longo da sua carreira. No nome também visualizamos o trocadilho Dra. Chica com Dra. Chic, remetendo muito o Brasil também.

Quais os principais pilares da marca?

Os pilares que considero essenciais da marca são: a estrutura da empresa ser familiar, um ajuda o outro a encontrar novidades, solucionar os problemas que aparecem; respeito ao cliente; a criação de novos modelos de jalecos voltados tanto para a segurança do profissional, com um toque de estilo e elegância; a execução com mão de obra especializada; marketing de venda adequada ao produto.

Como o mercado tem absorvido a sua proposta?

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O mercado reagiu muito bem à minha proposta! A aceitação foi rápida, principalmente na Odontologia. Por eu ser speaker de algumas marcas de produtos na Implantodontia, tive incentivo dessas empresas para estarmos em grandes eventos da Odonto! A qualidade e design foram reconhecidas pelos profissionais e a marca foi abrangendo as outras áreas da saúde.

Quais os maiores obstáculos que tiveram que ser transpostos nesses anos de atuação?

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Na verdade, os obstáculos surgiram, principalmente na execução prática dos jalecos, pela escolha de mão de obra adequada e no setor administrativo. Até hoje penso mais como dentista do que como empresária. Sempre quando vou lançar algo novo, penso se será útil para meu dia a dia, testo, levo para meus colegas testarem e me darem feedback nos cursos de especialização e se está com valores compatíveis com a realidade do profissional. Enfim, sinto que estou superando pela paixão que sinto pela Dra. Chica!

Essa pandemia também tem sido um desafio para você como empreendedora?

Desafio que foi superado com o lançamento de produtos descartáveis, o resultado foi além do que eu esperava. Além disso, conseguimos fazer a diferença para o mercado da saúde neste momento tão delicado.

Quais têm sido as estratégias para alcançar os objetivos traçados?

As estratégias utilizadas para alcançar os objetivos da marca sempre foram voltadas para desenvolvimento de produtos que eu mesma gostaria de usar durante os atendimentos, pensando nos mínimos detalhes, claro, sempre com o maior carinho e amor. Tentamos também sempre usar a criatividade e dicas dos nossos próprios clientes, sempre mantendo uma conexão sincera e aberta com eles. Se algum produto não ficou bacana, ouvimos o pessoal e se for possível, tentamos modificar para chegar o mais próximo do que é sugerido.

A rápida digitalização também está transformando o seu negócio?

A rapidez da digitalização nos auxiliou e muito, pois, conseguimos nos manter conectados com nossos clientes. Sempre buscamos dar dicas de como usar, manter os produtos e fazer combinações entre eles. Não temos uma equipe especializada para essa situação. Eu e minha família fazemos questão de fazer essa parte, usando a intuição e o dia a dia de consultório (não parei de atender) para nos mantermos próximos.

Como vislumbra a Dra. Chica nos próximos anos?

Vislumbro nos próximos anos, a permanência da Dra. Chica no mercado, com mais força. Temos algumas revendas da marca em outros estados e pretendemos aumentar o número. Como o mercado neste momento de pandemia está bem instável, estamos fazendo o nosso melhor para oferecer a segurança para o profissional da saúde com valores que não são um absurdo.

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Última atualização da matéria foi há 2 anos


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