O primeiro marketplace industrial nacional
O Melhor Indústria começou suas atividades em 2021 e já soma mais de 3.500 compradores cadastrados na plataforma, mais de 100 vendedores registrados, além de um GMV (volume bruto de mercadorias) de 4,5 milhões no ano de 2022. O principal benefício para o comprador é o mais completo catálogo de MRO da Indústria, com ótimos preços e prazos. Já para o vendedor, a vantagem é a facilidade em gerar um canal complementar de vendas com custo fixo zero. “A ideia surgiu de uma paixão pela nova era digital que está afetando todo o planeta. Há uns 10 anos comecei a estudar esse processo e me deparei com os marketplaces. Como trabalhei a vida toda na indústria, foi natural pensar em trazer um marketplace para esse ambiente, que conheço há 40 anos”, conta Fernando Belmonte, 59, fundador do Melhor Indústria. Belmonte é graduado em Engenharia Elétrica, com especialização em sistemas digitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Há seis anos inspirou um sócio alemão a abrir um marketplace na Europa focado em automação industrial, área em que atua desde a década de 80. “Acompanhei o projeto desde a gênese na Europa e sempre houve a ideia de reproduzir no Brasil. Em 2020, com o advento da pandemia, tomamos coragem e em julho tiramos o projeto do freezer, iniciando as atividades do Melhor Indústria em território nacional”, explica o founder.
Fernando, qual é a quantidade atual de compradores cadastrados na plataforma do Melhor Indústria?
Hoje temos cerca de 4.500 compradores cadastrados no Melhor Indústria.
Por que você decidiu criar um marketplace específico para o setor industrial?
Trabalhei minha vida inteira na indústria, estou completando 40 anos de indústria este ano e me apaixonei pela digitalização que vem promovendo esse renascimento civilizacional com a chegada da internet e ao estudar isso uns últimos 10 anos, me deparei com os marketplaces e me identifiquei muito com esse modelo de negócio. Aí ficou fácil! 40 anos de indústria e a paixão pelos marketplaces. Daí nasceu o Melhor Indústria.
Quais são os principais benefícios oferecidos aos compradores que utilizam a plataforma do Melhor Indústria?
O principal benefício para o comprador do Melhor Indústria é o ganho de competividade na indústria, porque atrás de uma demanda de MRO (manutenção reparo e operação) normalmente se tem um processo industrial parado e por consequência, uma perda de produtividade. O Melhor Indústria permite que o comprador acesse, através de um único fornecedor, centenas e no futuro milhares de provedores de produto e serviço de MRO, obviamente, trazem alternativas de preço, prazo, condição de pagamento para que essa demanda de MRO seja melhor atendido.
Como você enxerga a contribuição da plataforma para os vendedores, especialmente em relação ao aumento do volume de vendas?
Vou dividir os vendedores em 2 blocos: O vendedor que já está no mundo do e-commerce ele vê no Melhor Indústria um canal complementar, de custo fixo 0 para atingir esse público industrial. O vendedor que não está no mundo do e-commerce, o Melhor Indústria é um excelente primeiro passo: muito fácil, rápido, barato e com custo fixo 0. Então é vantagem tanto para quem já está no mundo do e-commerce, como para quem ainda não está.
Quais são os principais segmentos que utilizam a plataforma do Melhor Indústria?
Hoje os principais segmentos são: automotivo, bebidas e alimentos e metal mecânica.
Como você avalia a diversidade de marcas e fornecedores disponíveis no catálogo do Melhor Indústria?
Estamos perto de 200 marcas fornecidas por cerca de 100 fornecedores e é claro que quando pensamos na loja de MRO, ainda temos muito o que crescer, precisamos de mais vendedores e mais marcas. Hoje somos o catálogo mais completo de MRO do Brasil, mas iremos investir em mais marcas e fornecedores.
Quais foram os principais fatores que contribuíram para o expressivo crescimento de 720% no GMV da plataforma em 2022?
Com o crescimento de 2022 em relação a 2021, destacaria a entrada de novos sellers, que contribuíram para a melhora do nosso portfólio, trazendo mais produtos, com melhores preços e melhores prazos e também a chegada novos buyer. Fizemos melhorias no site, a UX da plataforma foi atualizada e passamos a oferecer facilidades, como, por exemplo, o boleto faturado, que é muito atrativo para o comprador.
Por que você acredita que a pandemia impulsionou o uso do e-commerce e beneficiou o Melhor Indústria?
Acredito que a pandemia incentivou todo o mundo digital, não só o Marketplace. De uma forma geral, foi uma injeção de digitalização no planeta inteiro.
Quais são os planos futuros do Melhor Indústria em relação à expansão geográfica?
Depois do Brasil, vamos para os principais países industrializados da América Latina.
Como você pretende alcançar o objetivo de se tornar a “Loja de todo MRO” para os segmentos da Indústria?
Colocar um marketplace no ar é sabidamente difícil, mas já superamos alguns obstáculos. Com mais fornecedores e vendedores temos melhores ofertas, melhores preços, melhores prazos e melhores condições de pagamento. Isso atrai mais compradores e mais compradores atrai mais vendedores e fornecedores, entrando assim num espiral ascendente.
Qual é a meta de faturamento para este ano e quais estratégias serão adotadas para alcançá-la?
A meta de crescimento do GMV é triplicar nos próximos meses. Para isso melhoraremos o portifólio de produtos, trazendo mais sellers de qualidade, intensificar as campanhas de marketing que vão tornar o Melhor Indústria mais conhecido e reforçar a nossa equipe tanto para o suporte aos compradores como para os vendedores. Esses são os 3 motores para esse triplicar acontecer.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments