Ergonomia traz segurança para empresas no home office
Um tema que chama a atenção em qualquer RH são os riscos trabalhistas. Mesmo com a adoção do trabalho remoto adotada por muitas empresas, colaboradores ainda são expostos a riscos relacionados ao ambiente de trabalho. Neste sentido, o conceito de ergonomia se faz necessário ao proporcionar segurança e bem-estar aos trabalhadores.
É importante destacar que, a modalidade de trabalho home office ou híbrida se tornou comum a partir da pandemia de Covid-19, com o objetivo de reduzir a contaminação. O Brasil adotou essa modalidade em meados de março de 2020 e, segundo dados da Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas brasileiras optaram pelo regime de trabalho a distância, total ou parcialmente, desde abril daquele mesmo ano. Boa parte da população precisou se adaptar a essa nova realidade, incluindo empregados, gestores, líderes e, principalmente, organizações.
Visando elevar a produtividade, garantir o bem-estar, reduzindo riscos trabalhistas e futuros processos, a empresa Click Home Office trouxe ao mercado uma visão de empreendedorismo que fornece avaliações ergonômicas para o teletrabalho. No método, a empresa adota três passos fundamentais: realização de questionários de pré-avaliação; consultoria individualizada online com ergonomista; orientações, sugestões de adequações, com materiais de saúde e segurança no trabalho e, ao final, um laudo com constatações e observações.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, mostrou que a felicidade dos funcionários pode aumentar em até 12% a produtividade. Isso quer dizer que, integrar uma companhia que pensa em um ambiente ergonômico e segue as orientações de adequação, faz com que os colaboradores se sintam mais dispostos e com menores desconfortos na prática profissional. Ao garantir qualidade de vida, são reduzidos os riscos trabalhistas, além da munição de documentação em caso de fiscalizações do trabalho.
O procedimento judicial citado acima, é uma inspeção pela qual todas as empresas estão sujeitas. Essa averiguação é mais comum do que se imagina e serve para que os órgãos do trabalho assegurem o cumprimento da legislação trabalhista por parte das companhias, incluindo aquelas que atuam de forma remota ou híbrida. Sendo assim, a saúde e o bem estar do colaborador, previstas por lei, devem seguir sendo zeladas pelo empregador.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
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Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
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