Parceria automatiza integração na gestão
O Asaas, fintech que oferece soluções de pagamentos, cobranças e gestão financeira, e a Ottimizza, que intermedia sistemas financeiros e contábeis, atendendo centenas de contabilidades de todo Brasil, anunciaram uma integração entre suas plataformas para permitir o compartilhamento de dados de forma totalmente automática. A cooperação estratégica tem como objetivo contribuir com a saúde financeira dos empreendedores e estimular a transformação digital dos contadores do país.
“Em geral, toda empresa precisa enviar dados financeiros e fiscais para seu contador. Hoje, parte delas ainda faz isso manualmente, enviando o documento físico via malote. Outras usam sistemas de gestão financeira, o que possibilita que os lançamentos sejam exportados digitalmente. Porém, mesmo assim, os contadores precisam importar ou inserir manualmente essas informações no seu sistema contábil e fazer uma conciliação”, explica o CEO do Asaas, Piero Contezini.
Nesse contexto, o principal benefício da parceria é tornar esse processo totalmente automático. Com a integração, os sistemas de gestão financeira e contábil passam a funcionar como um só, sem a necessidade de transferência de dados de uma plataforma à outra. O Base By Asaas — ferramenta de gestão gratuita do Asaas — possibilita o envio de todos os lançamentos financeiros de forma automatizada para a Ottimizza, que interpreta estes dados gerando informação totalmente pronta para ser importada em qualquer software de gestão contábil do mercado utilizado pelo contador.
Para Ricardo Machado, CEO da Ottimizza, a integração representa um avanço importante para o mercado de contabilidade, que hoje conta com mais de 500 mil contadores e técnicos ativos, segundo o Conselho Federal do segmento. Com o procedimento, o profissional tem acesso muito mais fácil aos dados da empresa atendida, ganha agilidade em processos diários, gasta muito menos tempo com trabalho manual e praticamente elimina a possibilidade de falhas que poderiam comprometer a empresa e gerar prejuízos financeiros, considerando que não é mais necessário digitar lançamentos manualmente. “Um ganho de produtividade sem precedentes, que permite o atendimento de muito mais clientes com a mesma equipe”, complementa Machado.
Além disso, o cliente do Base by Asaas pode autorizar o envio automático dos dados contábeis e financeiros da empresa para o seu contador por meio da plataforma Ottimizza. Com isso, os contadores não precisam ficar pedindo essas informações de forma recorrente e os empreendedores deixam de ter essa preocupação com o envio.
“Com o aumento da produtividade que essa integração proporciona, os contadores passam a ter mais tempo para se dedicar a uma atuação estratégica com seus clientes. Para o empreendedor, isso significa mais controle da gestão dos seus negócios e menos chances de enfrentar problemas financeiros”, destaca Piero Contezini.
Base by Asaas:
O Base by Asaas é resultado da aquisição da empresa Base ERP pelo Asaas, realizada no início de 2021. Desde então, o Asaas passou a oferecer funcionalidades de gestão financeira junto às suas soluções de pagamentos, cobranças e antecipação de recebíveis focadas em micro e pequenos empreendedores.
A ferramenta é gratuita e integrada às cobranças e ao histórico financeiro do Asaas, permitindo que os usuários da plataforma tenham acesso a resultados e relatórios mais efetivos sobre a saúde financeira da sua empresa, conforme dados cadastrados nas contas a pagar e a receber. Além disso, o Base by Asaas também possibilita a emissão de Notas de Produto (NF-e), cobradas num modelo completamente transacional, sem mensalidades e sem necessidade de assinatura recorrente.
“Nosso propósito é posicionar nossa oferta como uma nova categoria de negócio, chamada de Assistente do Empreendedor e revolucionar a gestão dos negócios, permitindo que, em uma mesma ferramenta, o empreendedor possa ter acesso a serviços financeiros e de gestão, e agora também de contabilidade, algo que ainda não está disponível de forma integrada e automatizada no mercado nacional”, aponta o CEO da fintech. Atualmente, a plataforma Asaas atende a mais de 95 mil clientes em todo Brasil.
*Com participação da jornalista Amanda Rosa.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments