Afilio liga anunciantes e afiliados em campanhas
Fernanda Hermanny é CEO na Afilio, plataforma de marketing de performance que conecta grandes marcas a sua rede própria de afiliados, divulgando campanhas online em todos os formatos. Compartilha todo seu conhecimento para que a Afilio continue crescendo como um grande player relevante. Possui mais de 15 anos de experiência nos setores de produção executiva, mercado financeiro e imobiliário. É formada em Economia pela Universidade Cândido Mendes e MBA em Finanças Corporativa pela PUC do Rio de Janeiro. “O isolamento social foi um grande acelerador para as operações de e-commerce. Praticamente do dia para a noite, observamos o crescimento exponencial de centenas de operações. A internet ganhou uma parcela gigantesca de novos usuários, que não podiam mais sair de casa e foram obrigados a recorrer ainda mais ao online. Muitas operações que eram iniciantes ou pequenas, floresceram nesse período, e muitas outras que já eram grandes, se estabeleceram como gigantes. Nesse momento, o marketing de performance aumentou muito a sua fatia do bolo. Um canal onde o ROI é garantido e o investimento é feito apenas sobre vendas ou cadastros efetivamente realizados, ganha relevância e visibilidade nos planos de mídia das marcas. Tivemos, de fato, a revolução digital acontecendo de forma acelerada (mesmo que antes, já há alguns anos, o assunto estivesse sendo comentado)”, afirma.
Fernanda, como o marketing de performance é visto hoje pelo mercado?
Hoje, é inimaginável pensar em marketing digital sem pensar em performance. Com a demanda cada vez maior em busca das estratégias efetivas, resultados consistentes e da importância do acompanhamento dos dados, a performance ganhou seu espaço. Vale lembrar que marketing de performance não se resume apenas a compra de mídia, mas sim, a uma forma de estratégia com o objetivo de escolher canais e parceiros certos que ajudem a sua marca a atingir o objetivo da campanha, com garantia de ROI (retorno sobre o investimento), proporcionando desde uma boa experiência ao cliente até a decisão de compra.
Quais os caminhos que esse tipo de marketing percorreu durante a pandemia?
O isolamento social foi um grande acelerador para as operações de e-commerce. Praticamente do dia para a noite, observamos o crescimento exponencial de centenas de operações. A internet ganhou uma parcela gigantesca de novos usuários, que não podiam mais sair de casa e foram obrigados a recorrer ainda mais ao online. Muitas operações que eram iniciantes ou pequenas, floresceram nesse período, e muitas outras que já eram grandes, se estabeleceram como gigantes. Nesse momento, o marketing de performance aumentou muito a sua fatia do bolo. Um canal onde o ROI é garantido e o investimento é feito apenas sobre vendas ou cadastros efetivamente realizados, ganha relevância e visibilidade nos planos de mídia das marcas. Tivemos, de fato, a revolução digital acontecendo de forma acelerada (mesmo que antes, já há alguns anos, o assunto estivesse sendo comentado), e quem não estava no digital foi obrigado a migrar e se adaptar a essa nova realidade. Isso gerou consequências e uma delas foi a oportunidade no aumento da receita em estratégias, como o marketing de performance, que antes não era explorado por muitas marcas. A prova disso é que em 2020, o investimento em mídia gerou R$23,7 bilhões, uma expansão de 48%.
Como ter uma campanha de marketing de performance mais assertiva?
Para isso é necessário seguir alguns passos. O primeiro é definir um planejamento com base nas metas que precisam ser alcançadas, com um orçamento planejado e por dentro de quais são os KPIs (indicadores de desempenho) que serão utilizados para acompanhar os resultados. O segundo passo que tem bastante importância é justamente a escolha das mídias e parceiros certos. As marcas podem utilizar diferentes mídias para uma mesma campanha, mas elas precisam ter fit com a campanha e garantir que serão entregues ao público certo.
Quais são os erros mais comuns cometidos nesse tipo de marketing?
No marketing de performance os erros mais comuns são os seguintes:
Fazer um planejamento com base em achismo e não em dados; Escolher parceiros que não tenham fit com seu produto; Não acompanhar os resultados e desempenho, pois, durante a veiculação do seu anúncio as vezes é preciso fazer alguns ajustes e traçar novas rotas, por isso é preciso ter um acompanhamento analítico e diário.
Testar os anúncios antes é primordial?
Com certeza. O anúncio publicado errado pode causar um prejuízo financeiro e também para a imagem da sua marca. O teste é fundamental para verificar todos os detalhes e garantir a melhor entrega.
Quando surge a Afilio nesse contexto?
A Afilio, que está em operação desde 2008, tem know how de mercado e atua em todas as áreas do e-commerce. Somos mais assertivos na elaboração de KPIs e escolha de parceiros para cada campanha, dependendo do seu perfil.
Como ocorre a conexão entre anunciantes e afiliados realizada pela empresa?
A conexão ocorre com uma estratégia definida pelo nosso time com base no investimento e objetivo de cada anunciante. Diante disso, definimos quais são os melhores formatos e perfis ideais de afiliados. Gerenciamos toda a campanha e fazemos a conexão entre eles através da nossa plataforma V3 (ganhadora do prêmio Afiliados Brasil 2022 como melhor plataforma). Compartilhando os materiais e acompanhando diariamente os resultados. Temos mais de cem mil afiliados cadastrados e diversificados, entre segmentos e formatos, conseguindo entregar resultados expressivos para os mais variados públicos.
A plataforma V3 torna essa conexão ainda mais intuitiva?
A plataforma V3 foi desenvolvida com o objetivo de melhorar os resultados, tanto dos anunciantes quanto dos afiliados. Lançamos a V3 com melhorias em trackeamento seguro e melhor usabilidade. Temos uma área exclusiva para afiliados, onde compartilhamos os materiais de campanha, novas oportunidades, os valores das comissões e resultados. E também temos uma área para os anunciantes, onde eles têm acesso claro as métricas das suas campanhas, com informações detalhadas e atualizadas diariamente.
Quais as outras características únicas dessa plataforma?
A V3 traz melhorias no seu trackeamento, que possibilitam aos nossos afiliados e anunciantes aumentarem seus resultados trabalhando com o marketing de afiliação. A nova plataforma é mais moderna e intuitiva, possibilita acompanhar de forma clara o desempenho das campanhas, e realizar milhares de captações simultâneas, oferecendo mais segurança, estabilidade e velocidade.
A Afilio tem parceiros fora do Brasil. Como está sendo essa operação?
Sim, temos uma parceria exclusiva com a CJ Affiliate, a maior rede de afiliados dos Estados Unidos, que nos permite alcançar novos públicos, aumentar os resultados dos nossos clientes e gerar novos negócios internacionais. Trabalhamos com um time exclusivo que realiza um atendimento personalizado aos clientes e afiliados que rodam campanhas através dessa parceria.
O que vislumbra para o futuro desse mercado?
Hoje, o marketing de performance é o grande foco dos maiores e-commerces e agências de publicidade. A importância dele só tende a crescer e se transformar diante das necessidades dos consumidores. Nós da Afilio, olhamos muito para os dados, tecnologia e inovação. Acredito que o próximo passo será usar todas essas inúmeras informações do perfil dos consumidores e atribuir a experiência e comunicação. Quem souber usar os dados para conhecer seu público e impactado de maneira criativa e não invasiva, com certeza irá se destacar.
Última atualização da matéria foi há 3 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments