Empréstimos para cirurgias plásticas têm crescido
O Brasil é o segundo país que mais realiza procedimentos estéticos no mundo, representando 13% de todos os procedimentos feitos no planeta e ficando atrás apenas dos Estados Unidos, o mercado de cirurgias plásticas brasileiro tem se mostrado cada vez mais aquecido. Para se ter ideia, apenas em 2022, já foram realizados mais de 2,5 milhões de procedimentos no país. Com esse aumento nas buscas por cirurgias plásticas, empresas têm oferecido soluções para democratizar o acesso ao crédito para a realização de procedimentos, uma vez que 90% da população brasileira tem renda mensal inferior ao ticket médio de um procedimento não invasivo que é estimado em R$3.600. Segundo a última edição do Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), os pedidos de empréstimo para estética atingiram o maior pico dos últimos 12 meses. Diferentemente dos consórcios tradicionais, algumas startups têm atuado no mercado apresentando taxas de juros mais baixas para atender aos anseios de uma população que cada vez mais têm o sonho de realizar algum procedimento estético. Normalmente relacionadas com a recuperação do amor-próprio bem como a insatisfação com o corpo pode causar consequências para a mente. “Os principais procedimentos financiados pela Inklo atualmente são próteses de mama, harmonização facial e implante capilar. Seguindo também a tendência de procedimentos que acontecem no país”, afirma Igor D’Azevedo, CEO da Inklo.
Igor, quando surge a Inklo?
A Inklo surge oficialmente em novembro de 2021, apesar de toda a pesquisa de mercado e viabilidade do negócio ter sido iniciada em agosto do mesmo ano. Toda a estruturação financeira e parcerias iniciais foram feitas ao longo do primeiro semestre de 2022 e a empresa entrou em operação em agosto de 2022.
Em que momento você observou que a empresa poderia ser um financiador de procedimentos estéticos?
A empresa já surge com este DNA. Iniciamos focados no financiamento de procedimentos e cirurgias estéticas por ser um mercado em franca expansão no Brasil (e no mundo) e pelo perfil do brasileiro, que tem grande demanda por estes serviços. Ao analisar os valores dos procedimentos x renda média do brasileiro, fica evidente o quão restrito ainda é esse mercado. Nossa missão é transformá-lo, por meio de crédito facilitado. Nosso objetivo é propiciar inclusão social a todas as pessoas que desejam realizar procedimentos, por finalidade estética ou de saúde, mas que não têm acesso, seja pela barreira financeira, seja pelos meios de pagamento disponíveis. Além disso, hoje já expandimos os financiamentos para outras áreas da saúde.
Tem havido um crescimento desse serviço em nosso país?
Sim. Além do crescimento do número de procedimentos em si nos últimos anos, os empréstimos para estética tiveram crescimento de 97% no último ano.
Por quais razões este movimento foi impulsionado?
Este movimento é impulsionado majoritariamente pelo perfil do brasileiro. A preocupação com a beleza é uma marca do brasileiro, segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil. Seis em cada dez pessoas consideram-se vaidosas e cerca de 66% acham que cuidar da beleza não é um luxo, mas uma necessidade. Outro ponto é que os brasileiros passaram a cuidar mais da autoestima durante a pandemia.
Quais são os países que mais realizam esse tipo de operação de financiamento?
Os países que mais realizam esse tipo de operação de financiamento são Brasil e Estados Unidos. Os dois países juntos, possuem mais de 25% do total de cirurgiões plásticos do mundo.
O Brasil é conhecido mundialmente pela sua excelência em tratamentos estéticos. Como isso tem contribuído com o setor?
O Brasil é o país que mais realiza procedimentos estéticos invasivos no mundo e fica em segundo lugar em procedimentos estéticos não invasivos. Em números absolutos, fica pouco atrás dos EUA, porém, temos renda per capita muito inferior à americana e uma população de quase 120 milhões de pessoas a menos. Isso mostra que proporcionalmente o Brasil é uma potência neste segmento, e com incentivos de acesso ao mercado (sendo o crédito uma das formas de acesso), podemos expandir e muito um mercado que já é muito grande. Isso se dá também por conta da qualidade dos profissionais e das instituições brasileiras de formação destes profissionais. Há uma enorme demanda de estrangeiros que vem ao Brasil para a realização de procedimentos cirúrgicos. Os profissionais de saúde brasileiros são reconhecidos nacional e internacionalmente, trazendo um índice muito alto de confiança das pessoas.
Quais os principais procedimentos que têm sido financiados pela Inklo?
Os principais procedimentos financiados pela Inklo atualmente são próteses de mama, harmonização facial e implante capilar. Seguindo também a tendência de procedimentos que acontecem no país.
Vamos falar um pouco mais sobre a Inklo. Quais são os grandes pilares de sustentação da startup?
Os grandes pilares de sustentação da Inklo estão na democratização do acesso à saúde e bem-estar, estar presente em todo o território nacional, promover inclusão, atuar de forma ética e responsável, sempre focando nas pessoas e no desenvolvimento do país.
Como esses pilares vão de encontro com a chamada democratização do acesso aos procedimentos médicos?
A Inklo busca gerar benefícios para os três grandes agentes do ecossistema.
Financeiro: adequar e formatar o melhor produto financeiro para fomentar o mercado da saúde.
Clínicas: conseguir atender seus pacientes da melhor forma, ampliar a capacidade de atendimento e garantir saúde financeira para os parceiros.
Paciente: permitir inserção no mercado de saúde, com profissionais qualificados, permitindo uma melhor qualidade de vida.
Como enxerga a Inklo pelos próximos anos?
Se tornar uma companhia relevante no cenário nacional financeiro e de saúde, permitindo a ampliação, conexão, fluidez e segurança para todo o ecossistema.
O que deve ser feito para que isso seja plenamente alcançado?
Acreditamos no foco total em produto, processos, qualidade técnica e de relacionamento do nosso time, atendimento de excelência aos parceiros e clientes, melhorando a cada dia a experiência ponta-a-ponta da nossa operação.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments