Sandro Parreira fala da IA no setor contábil
“Sempre que há uma pesquisa sobre o tema, o que vemos é o contador no topo da lista de funções que serão extintas. E, de fato, a tecnologia pode ser uma ameaça relevante para os contadores se o foco for o modelo tradicional de atuação desses profissionais”, afirma Sandro Parreira, sócio-diretor do Grupo IRKO, à frente da IRKO Campinas. As novas plataformas já começaram a substituir o trabalho repetitivo feito pelos contadores, a exemplo dos lançamentos contábeis. “Em cinco anos, muitas das atividades que demandam grande tempo de execução vão desaparecer. Isso gera uma grande oportunidade para os contadores, que deixarão de apenas receber e processar dados e passarão a ser alguém que os transforma em informações relevantes para as companhias.” A IRKO Campinas tem como diferencial competitivo o atendimento personalizado aos seus clientes e a experiência de seus líderes, todos com mais de 20 anos de trabalho nas áreas de contabilidade, fiscal, trabalhista e financeira. Com uma carteira de clientes formada majoritariamente por subsidiárias de empresas multinacionais, a IRKO Campinas é especialista em processos de reporte ao exterior e geração das mais variadas informações para apoio à tomada de decisões, como preparação de relatórios financeiros de contas a receber e contas a pagar, demonstrações dos fluxos de caixa, informações por segmentos, demonstrações financeiras e preenchimento de reporting packages.
Sandro, que impacto as inovações tecnológicas, especialmente relacionadas à Inteligência Artificial, terão no mercado de trabalho nos próximos anos, e como isso afetará a profissão de contador?
A inovação tecnológica já vem substituindo os trabalhos manuais em larga escala nos últimos anos. Na área contábil, não é diferente. Tarefas relacionadas a lançamentos contábeis, classificação de contas, geração de obrigações acessórias, input de dados em sistemas integrados, entre outras, já deixaram de ser executadas por pessoas há algum tempo. Assim, o contador pode se concentrar na parte mais estratégica da contabilidade, que é a análise das informações contábeis para apoio aos gestores nas tomadas de decisão.
Qual é o papel das novas plataformas e tecnologias no processo de transformação das atividades contábeis e no surgimento de oportunidades para os contadores?
Otimizar o tempo do contador para que ele deixe de processar dados e passe a analisá-los, transformando-os em informações úteis aos gestores de empresas.
Por que você acredita que o modelo tradicional de atuação dos contadores pode ser ameaçado pela tecnologia, e como os profissionais podem se adaptar a essa mudança?
Na minha opinião, quem não estiver antenado às inovações tecnológicas de sua área perderá espaço – e isso serve para qualquer setor. Por outro lado, as novas tecnologias oferecem maior competitividade às empresas contábeis, proporcionando interações muito mais ricas com os clientes – e sem perda de tempo com o que é repetitivo e corriqueiro. Atualização constante e investimento em TI são chave para vencermos esse jogo.
Quais são os benefícios da terceirização das atividades contábeis, fiscais, tributárias e financeiras por meio do BPO (Business Process Outsourcing), tanto para as empresas como para os contadores?
A terceirização conta com diversos benefícios, que vão desde a constante atualização dos profissionais da área por meio de treinamentos recorrentes (já que uma firma de BPO tem a contabilidade como seu core business), até o benchmark de seus profissionais nas interações com clientes de diversos segmentos, portes, etc. Enquanto o cliente se preocupa em investir e inovar em seu negócio principal, as atividades de back office ficam a cargo de uma empresa especializada nelas. Bom para o contador, que ganha mais e mais relevância no fornecimento de informações necessárias às decisões estratégicas das empresas, e bom para as empresas, que podem focar seus esforços na sua atividade fim, apoiados por contadores qualificados.
Como a tecnologia pode permitir que os contadores assumam um papel mais consultivo e estratégico, oferecendo uma visão mais ampla do negócio aos clientes?
Por meio da otimização do tempo, seja pelo processamento automatizado de documentos, que no passado ainda eram feitos manualmente, seja pela geração de relatórios com dados analíticos e relevantes, que os contadores têm expertise em observar. Essas informações passam a ser utilizadas pelos contadores para apoiar as empresas a compreendê-las melhor, proporcionando assertividade e segurança na tomada de decisões.
Quais são os principais desafios econômicos atuais e como a terceirização do back office pode ajudar as empresas a superá-los?
“O Brasil não é para amadores”… essa frase é famosa e muito realista. Nosso cenário econômico e político são instáveis, infelizmente, mas isso não é um desafio do presente apenas. Foi assim no passado, é assim agora e tende a ser assim no futuro. E por isso mesmo o brasileiro já está acostumado a operar em um ambiente de incertezas. Neste sentido, a terceirização do back office ajuda as empresas com o compartilhamento de custos, da manutenção de qualidade técnica dos profissionais e do investimento em pessoas e processos. Além disso, oferece networking dinâmico e oportunidades de negócios. No Grupo IRKO, por exemplo, nossos clientes contam com profissionais multidisciplinares divididos por departamentos e especialidades. Isso gera muito valor aos clientes.
Como a IRKO Campinas tem se adaptado a essas mudanças e qual tem sido o impacto no crescimento da empresa nos últimos anos?
A IRKO Campinas aposta nessa mudança do perfil do contador, para uma atuação mais consultiva, e na tecnologia como aliada desde sua fundação. Por isso, cresceu exponencialmente na pandemia e continua crescendo a dois dígitos ao ano. Os momentos em que os clientes mais precisam de apoio são os de turbulência, e quando este apoio é qualificado, todos ganham. Esperamos seguir oferecendo serviços qualificados que ajudem nossos clientes a crescer e prosperar.
Quais são os benefícios para os clientes ao contar com uma equipe experiente atuando em favor de seu negócio por meio da terceirização do back office?
O Grupo IRKO é formado por profissionais multidisciplinares, e muitos deles combinam experiências relevantes de mercado com as adquiridas dentro da própria empresa. Isso gera valor para a nossa carteira de clientes, com interações ricas e a oferta de serviços que vão ao encontro das necessidades das empresas atendidas por nós.
Por que a demanda por serviços de BPO tem aumentado e como a IRKO Campinas tem acompanhado as constantes mudanças de regulação no Brasil para atender às necessidades dos gestores?
Publicações recentes da ABRAPSA (Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo) indicam que as firmas prestadoras de serviços terceirizados têm crescido em ritmo acelerado. Isso porque, apesar das vantagens da terceirização, as empresas brasileiras ainda recorrem pouco a este serviço. Ou seja: há muito potencial de crescimento para o setor e ele tem se convertido em expansão real. A atuação mais consultiva do contador só reforça essa tendência. Nesta mesma esteira, vêm as oportunidades de trabalho, que cada vez mais atraem a atenção dos profissionais da área. No que diz respeito às constantes mudanças de regulação no país, elas são de fato um desafio. Mas conhecê-las e acompanhá-las é parte do core business das empresas de BPO. Para isso, contamos com departamentos especializados, parceiros de negócios e, novamente, com a tecnologia. Tudo isso gera mais vantagens para os nossos clientes.
Quais são as perspectivas de emprego na área da contabilidade, considerando o crescimento do BPO e a transformação das atividades contábeis?
As melhores possíveis! Diferentemente de uma indústria, as firmas prestadoras de serviços oferecem progressão de carreira para seus profissionais, pois, o atendimento personalizado dos clientes demanda, mesmo num ambiente de compartilhamento de custos, a atenção do contador e de sua equipe. Com isso, quanto maior a firma de BPO, maior a necessidade de novos supervisores, gerentes e sócios.
Por que você acredita no avanço da profissão de contador, mesmo diante das mudanças tecnológicas e o que os profissionais podem fazer para se manterem atualizados e em constante evolução?
Para seguirmos atualizados, não há outro caminho que não o de investir em pessoas. A despeito da enorme automatização de atividades contábeis via TI, o aspecto humano nunca deixará de ser relevante nas relações B2B. Por isso, o contador precisa investir seu tempo em estudos técnicos e comportamentais. É preciso participar também dos diversos fóruns de contadores, auditores e empresas de contabilidade e, não menos importante, tomar para si a tarefa de se manter atualizado – contando, é claro, com o apoio e iniciativas da empresa em que trabalha. Atualizar esses profissionais e dar um passo além na profissão depende de todos os agentes envolvido.
Última atualização da matéria foi há 1 ano
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