Ana Lúcia Serra trabalha com afinco pela Carbono
Nascida no dia 29 de maio de 1963, a paulistana Ana Lúcia Serra é um dos nomes mais admirados no mundo da publicidade em nosso país. Começou no departamento de relações públicas da agência Standard, que hoje é a Ogilvy & Matter, e em seis meses passou a trabalhar no Atendimento da empresa, onde ficou por 5 anos, até chegar ao cargo de diretora. Em 2004, junto com Carlos Domingos, Ana Lúcia comprou a parte do grupo Havas na empresa e a age. se tornou uma agência 100% nacional. Em 2007, a empresa foi comprada pela Isobar. Em janeiro deste ano, a publicitária deixou o cargo de diretora da Age Isobar para já inaugurar em março ao lado de Renata Castro e Silva, a Galeria de artsy Carbono, que lhe faz brilhar os olhos. “A nossa proposta é essa mesma, deixar a arte contemporânea mais acessível ao mercado. Isso é possível através do formato das Edições (Múltiplos). Não são obras únicas. A nossa ideia é justamente ampliar esse mercado e desenvolver novos colecionadores. Temos paixão pelo negócio. A vontade de apresentar um modelo diferenciado no mercado das artes também. (…) Não acho que podemos determinar o prazo de validade, pois nosso modelo é muito diferente dos outros países. O importante é continuar sendo discutido pelas partes interessadas (anunciantes, veículos e agências)”, afirma a ex-publicitária de sucesso e agora galerista em ascensão.
O publicitário é considerado o profissional mais vaidoso no mercado de trabalho por vários especialistas. Concorda com essa afirmação?
Não concordo. Em várias outras profissões também existem. A vaidade pode ser saudável, se não for exagerada.
Em muitos casos, a mulher ainda ganha menos que o homem na escala do trabalho. A senhora foi uma das grandes publicitárias do país nas últimas décadas, tendo cargos executivos de grande destaque. Acredita que essa virada, ou seja, a equiparação justa de valor entre homens e mulheres está perto de acontecer?
Acredito que qualquer profissional competente, talentoso e diferenciado deve ser muito bem remunerado, independente do sexo. Na publicidade, isso é válido.
Existe vida hoje se uma agência não se tornar global sendo apenas regional?
Existe, mas pode ser limitada. A maioria dos grandes anunciantes são globalizados.
Todos dizem que a internet é um meio excelente de comunicação, mas os investimentos em publicidade comparando por exemplo com a televisão são pífios. Isso deve mudar em algum momento?
Ainda é um investimento bem menor comparado a TV. Mas a internet é o meio que mais cresce do investimento publicitário nos últimos 5 anos.
A prática da Bonificação por Volume (BV) nos últimos tempos vem sendo bastante criticada por vários setores do mundo das comunicações, inclusive até mesmo por alguns publicitários. Acredita que a prática do BV está com prazo de validade no país?
Não acho que podemos determinar o prazo de validade, pois nosso modelo é muito diferente dos outros países. O importante é continuar sendo discutido pelas partes interessadas (anunciantes, veículos e agências).
A publicidade tem o poder de inventar fenômenos sociais?
Sem a menor dúvida. Poderia citar diversos cases aqui.
Existe alguma coisa, seja na forma de gerenciamento ou artisticamente falando, que a senhora trouxe da publicidade para a sua galeria Carbono?
Sim. A paixão pelo negócio. A vontade de apresentar um modelo diferenciado no mercado das artes também.
Muitos artistas que entrevistamos, se queixaram da forma desprezível que boa parte da elite brasileira encara o mundo das artes. A senhora sente algo parecido ou tem uma outra visão a respeito do tema?
Não entendi muito bem a pergunta. Não acredito que exista nenhum tratamento desse tipo. Às vezes pode até acontecer pela própria falta de conhecimento (ainda) de muitos artistas e do mercado de arte brasileiro.
Acredita que a arte tem obrigação de ser social?
Ela já tem esse papel com certeza.
Qual é a diretriz da galeria Carbono: abrir um espaço também para novos talentos ou focar nos principais nomes da arte em nosso país?
A Carbono é uma galeria de edições contemporâneas de artistas brasileiros e internacionais. Com obras inéditas e históricas.
Muitas pessoas não desfrutam do maravilhoso mundo das artes, por achar que ela é elitizada e inacessível. Como tornar o mundo das artes mais acessível para grande parte da população?
A nossa proposta é essa mesma, deixar a arte contemporânea mais acessível ao mercado. Isso é possível através do formato das Edições (Múltiplos). Não são obras únicas. A nossa ideia é justamente ampliar esse mercado e desenvolver novos colecionadores.
A senhora pensa em algum momento em voltar para o mundo da publicidade ou essa guinada para o mundo artsy é definitivo?
Não considero essa possibilidade. Meu ciclo na publicidade foi encerrado no final de 2012. Tive uma carreira bem-sucedida e fui muito feliz nos meus 30 anos no mercado publicitário brasileiro. Missão cumprida! Espero poder fazer tudo de novo no mundo das artes!
Última atualização da matéria foi há 4 meses
“Trono de Cangalha” é um livro de profundidade
setembro 22, 2021Paulo Kucher analisa custo da construção
setembro 20, 2021Plamev Pet faz sucesso com serviços de saúde
setembro 20, 2021Rádio Itatiaia trilha um novo caminho para o êxito
setembro 17, 2021Instituto Geração SouL com um novo projeto
setembro 16, 2021Eduardo Valério avalia os processos sucessórios
setembro 15, 2021Vacinas.net com uma proposta de gerar valor
setembro 14, 2021Armando Kolbe Jr. fala sobre startups e fintechs
setembro 13, 2021CapTable conquista a confiança dos investidores
setembro 10, 2021Ricardo Martins fala do boca a boca no digital
setembro 9, 2021A Tudu quer reinar no mundo das retailtechs
setembro 8, 2021Pedro Carbone fala sobre educação e tecnologia
setembro 7, 2021
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments