Farma Ventures inova no varejo farmacêutico
Em alta, principalmente nos últimos dois anos e meio, o setor farmacêutico vem se destacando em decorrência da crise sanitária acarretada pela covid-19. A IQVIA, líder global no uso de informação e tecnologia para impulsionar a área da saúde, calcula que esse mercado tenha faturado R$ 152,1 bilhões no ano passado. A expectativa para 2022, segundo a Close-Up International, consultoria especializada em conteúdo e serviços para a indústria farmacêutica, prevê um aumento de 15%.
Nesse segmento, a Farma Ventures, primeira corporate venture builder do varejo farmacêutico no país, nasceu de uma iniciativa da Drogal e da Indiana, redes de farmácias brasileiras presentes em todo o território nacional, com mais de 400 unidades.
A CVB conta com oito startups em seu portfólio – até o final de 2022 pretendem chegar a 18 e, até 2025, pretendem ter captado 30 startups. Estima-se que o valuation acumulado do portfólio da Farma Ventures esteja na casa dos R$ 41 milhões.
Aberta para a captação, a companhia busca startups que tenham soluções que atendam ao varejo farmacêutico, com o modelo B2B e/ou B2B2C, que estejam em um estágio de maturidade a partir da operação e tenham ao menos dois sócios, com pelo menos um deles dedicado 100% ao negócio. É desejável também que seja uma solução inovadora, escalável, com alto potencial de mercado e que já tenha atendido ao menos um cliente do varejo farmacêutico.
Atuando em sua expansão, a Farma Ventures alocou um time exclusivo para o hunting (busca, mapeamento e seleção) dessas soluções somado a ações de marketing estratégico para atrair startups qualificadas e founders talentosos. “Fazemos a captação de startups tanto ativamente quanto organicamente, quando nos procuram para conhecer mais o modelo de negócio e a forma com que desenvolvemos as startups no nosso portfólio”, declara Giovanni Oliveira, diretor de operações da corporate venture builder.
Para catalisar esse processo de hunting, a Farma Ventures lançou o “Guia Completo para Startups no Varejo Farmacêutico”, um e-book elaborado a partir do embasamento teórico e prático acumulado nos dois anos de atuação da companhia, em que conheceu os desafios e as oportunidades que elas vivenciam no dia a dia junto às suas startups.
O material foi compilado pelo time de especialistas da Farma Ventures para empreendedores que atendem ou querem atender ao varejo farmacêutico, sendo um guia para as startups do segmento farmacêutico, proporcionando insights para founders e executivos, além de ser uma interface com a CVB, conectando-a às startups que tenham uma solução inovadora e que atendam o segmento.
Posicionando a empresa no mercado como referência em inovação para o varejo farmacêutico e atração de novos leads de startups que se interessem em fazer parte do portfólio Farma Ventures, o e-book é gratuito e pode ser baixado em https://bit.ly/ebookfarmaventures.
“Hoje a Farma Ventures é uma referência em inovação para o varejo farmacêutico. Conseguimos conectar as startups com milhares de lojas no Brasil inteiro através das diversas redes farmacêuticas com as quais temos um bom relacionamento. A corporate venture builder está revolucionando o varejo farmacêutico com inovação, tecnologia e conexão humana”, comemora Giovanni Oliveira, diretor de operações da Farma Ventures.
Sobre a Farma Ventures:
Lançada em março de 2020, a Farma Ventures é a primeira corporate venture builder dedicada ao varejo farmacêutico do Brasil. Criada pelas redes de farmácias Drogal e Indiana, com mentoria da Top Capital, agência boutique de investimento, e com o modelo de negócio da FCJ Venture Builder, a organização seleciona startups que apresentam soluções inteligentes e com impacto socioeconômico no setor. Entre as áreas de atuação estão automação de PDV, soluções omnichannel, gestão de preços e estoque, serviços de saúde, inteligência de mercado, gestão de pessoal, entre outros.
*Com participação da jornalista Jessyca Souza.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments