Hiperdados auxilia incorporadoras na gestão

 Wagner Dias

Os empreendedores Wagner Dias e Luiz Prado criaram a Hiperdados em 2006 com um foco inicial de desenvolver soluções de business intelligence (consultoria e desenvolvimento) para empresas de incorporação imobiliária. Em 2015, os sócios iniciaram o desenvolvimento da plataforma Hiperdados. Nessa nova etapa, eles se inspiraram em criar uma solução simples e escalável para análises complexas de empreendimentos imobiliários nos principais estágios do ciclo de incorporação. Três anos depois, a primeira versão da plataforma foi disponibilizada. Os feedbacks dos primeiros clientes que aderiram apontaram que a Hiperdados já era a solução mais eficaz para as empresas de incorporação imobiliária no Brasil. Eles continuam utilizando a plataforma até hoje. Neste ano, em busca de acelerar seu processo de crescimento e se firmar como um dos principais players do mercado, a Hiperdados fez sua primeira captação de investimentos. A rodada de aporte aconteceu via CapTable e chamou a atenção de 449 investidores que, juntos, investiram mais de R$1,9 mi na proptech. O CEO da Hiperdados, Wagner Dias, afirma que as proptechs estão promovendo a transformação digital no mercado imobiliário brasileiro. A solução oferecida pela startup pode representar uma economia em torno de 30% para as Incorporadoras “Era um setor muito tradicional e que não se abria às inovações e novas possibilidades. Mas com o avanço da tecnologia, está mais que claro que este é o caminho para o futuro do mercado”, afirma Wagner.

O que é a Hiperdados?

A Hiperdados é uma plataforma que auxilia incorporadoras na gestão de todo o ciclo de desenvolvimento imobiliário. Entregamos, em minutos, poderosas informações de mercado que sem o uso da plataforma levaria semanas para ser obtida. A proptech está presente desde a escolha do terreno para a construção de um empreendimento até a entrega das chaves.

O que molda a atuação da proptech?

Buscamos inovação diariamente, sempre com base na experiência do nosso cliente. Atendemos grandes, médias e pequenas empresas de incorporação imobiliária, o que é um grande desafio dentro desse segmento bastante específico. Por se tratar de uma plataforma que atende um segmento muito específico, tivemos que direcionar nosso trabalho para sermos uma plataforma para atender as organizações de todos os portes. Nossa missão é entregar informações para dar suporte às decisões mais estratégicas de incorporadores em todo território nacional.

Essa seria a proposta de valor da empresa?

Essa é a nossa proposta de valor. Em resumo, entregamos em segundos informações para decisões imediatas sobre algo que pode levar de três a cinco anos para ficar pronto, difícil imaginar este cenário, mas essa é a função principal da plataforma.

Como surgiu a ideia para a criação da empresa?

A Hiperdados nasceu em 2006 como uma consultoria para empresas de incorporação imobiliária e construção civil. Em 2008, o Luiz Prado, cofundador e CTO da Hiperdados, entrou na operação como sócio e criamos uma plataforma de consultoria embarcada com tecnologia. A partir disso desenvolvemos a plataforma e em 2018 a Hiperdados se tornou uma startup, que contava com uma proposta inédita no mercado.

Quais os pilares fundamentais da Hiperdados?

A maioria das empresas de informação iniciou sua trajetória a partir de uma base de dados. É como se tivessem uma célula interna de pesquisa para depois criarem suas análises, ou até mesmo compram bases de terceiros para criarem suas análises. Em nosso caso, priorizamos a tecnologia com métodos ágeis e visão clara de informação que deveríamos entregar para nossos clientes. Afinal, comecei a entender os negócios de incorporação no ano de 1999 trabalhando diretamente em incorporadoras. Depois disso iniciamos nossa formação de base estruturada e própria. Atualmente contamos com mais de 16 milhões de dados e mais de 4 mil variáveis para entregar as informações. É quase que uma “bola de cristal” sobre qual empreendimento imobiliário deve ser desenvolvido em um terreno e a partir daí controlar e gerir todas as demais etapas do empreendimento sempre com o olhar de performance até chegar na entrega de chaves. Hoje ninguém faz isso no Brasil.

Acredita que esses pilares são o grande diferencial da proptech?

Sim, esses são os nossos diferenciais, já que no Brasil ninguém faz o que fazemos. Para uma empresa de incorporação imobiliária conseguir ter em mãos o que a Hiperdados entrega, necessitaria de inúmeras consultorias e sistemas. Aqui a plataforma é única e você tem análises em segundos.

Como enxerga esse mercado de proptechs?

Tem bastante espaço para muitas inovações, modelos de negócio, inclusive na fase após desenvolvimento imobiliário existem muitas startups que estão se transformando em unicórnios e vamos mirar nosso crescimento, para quem sabe, virar um unicórnio no futuro.

A transformação digital no mercado imobiliário brasileiro passa por quais caminhos?

Os grandes centros estão começando a amadurecer nesse sentido, pois, a concorrência é muito mais acirrada. Agora em regiões fora dessas áreas, como cidades do interior do país, ainda há muito chão a percorrer.

Qual o papel da inovação para essa transformação?

O setor imobiliário, como um todo, é movido por quatro principais agentes: o incorporador/construtor, intermediadores, instituições financeiras e o consumidor final. A inovação tende cada vez mais estreitar a distância entre esses agentes proporcionando performance. É a evolução da humanidade e dos negócios, não tem como voltar atrás, quem ficar fora dessa transformação corre sérios riscos de se tornar “carta fora do baralho”.

A Hiperdados desenvolveu uma tecnologia de data science única. O que pode ser falado sobre essa tecnologia?

Conseguimos formar um poderoso Big Data com mais de 16 milhões de dados combinados com mais de 4 mil variáveis, ao qual entregamos em minutos o que levaria semanas, utilizamos um modelo de aprendizado de máquina com algoritmos de árvore de decisão randômico para previsões combinado com modelos estatísticos de regressão linear de variável contínua com vetores de suporte em paralelo para validação.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content