MAM Baby vence o prêmio iF Awards 2021
A MAM Baby, marca especialista em bebês, acaba de receber dois prêmios importantes da categoria de design. O iF Awards 2021 e o Universal Design Award 2021 reconheceram três de seus produtos. Em uma era de complexidade crescente, a facilidade de uso foi um dos critérios definitivos entre os painéis de jurados para enaltecer a marca. O iF Awards é uma das maiores premiações de design do mundo e premiou a chupeta MAM Comfort na categoria de produtos para bebês e crianças. O prêmio, concedido na Alemanha desde 1953, reconhece projetos a partir de sua relevância para o mercado e vida cotidiana. Em 2021 foram dez mil inscrições, de 52 países, divididos em 9 categorias. Os projetos são escolhidos por um júri de 98 integrantes, formado por especialistas independentes de todo o mundo. Devido à grande relevância do prêmio, profissionais de diversas áreas recorrem ao iF há décadas, visando demonstrar que sua empresa coloca o design no foco de seus negócios. A MAM conquista o prêmio pela segunda vez. “Nosso trabalho é sempre focado no bem-estar dos bebês. Ao dar nosso máximo na fabricação e design dos produtos, recebemos prêmios e certificações que nos mostram que estamos no caminho certo e nos incentivam a buscar ainda mais excelência nos nossos produtos, que facilitam a vida das crianças e de seus pais”, celebra Leandro Bazello, diretor-geral da MAM no Brasil.
Leandro, como a MAM está situada no mercado em que atua?
A empresa conquistou posição de liderança mundial em produtos para bebês, e é a principal referência na categoria de chupetas, mamadeiras e bicos de mamadeiras. Com o lema “We love babies”, a MAM continua expandindo seus negócios todos os dias, de forma sustentável e responsável, para seguir com seu objetivo de sempre apoiar, ao máximo, o desenvolvimento individual de todas as crianças e tornar o dia a dia com o bebê mais fácil para os pais. Assim como em diversos países, no Brasil a MAM é líder de mercado no segmento premium e líder geral em chupetas.
Quais os pilares da empresa?
A MAM tem como seus principais pilares oferecer produtos 100% seguros, funcionais, bonitos e com validação médico-científica para que pais e bebês possam focar no que, realmente, importa, na alegria de ser uma família. Nossa primeira chupeta nasceu em 1976 e, naquela época, os pais tinham que escolher entre um produto bonito ou um que tivesse funcionalidade comprovada clinicamente. Não existia nenhum produto para bebês que reunisse os dois aspectos. O engenheiro de plásticos e apaixonado pai de família Peter Röhrig decidiu mudar isso. Junto com pesquisadores, médicos e designers de artes aplicadas da Universidade de Viena, ele desenvolveu uma chupeta que reunia tanto a beleza como o aspecto funcional. Foi assim que surgiu a MAM. E o excelente trabalho em equipe até os dias de hoje está presente em todos os produtos da empresa.
Como esses pilares são fundamentais para o prestígio da empresa nesse mercado?
Ficamos muito honrados com os diversos reconhecimentos que temos nas mais variadas áreas, como premiações de design, associações médicas, entre outros. Em 2019, por exemplo, recebemos o prêmio de segurança de produtos da União Europeia. Essa “menção especial” comprovou que não só estabelecemos, como excedemos elevados padrões de segurança do produto para chupetas, mamadeiras e copos.
Na oportunidade, a MAM foi premiada pelo pioneirismo nas normas de segurança, o que contribuiu, ativamente, para aumentar os requisitos em toda a indústria. Aqui no Brasil, nossa linha de cuidado oral tem o selo de aprovação da ABOPED, Associação Brasileira de Odontopediatria. Mas o que mais importa é a grande aceitação dos nossos produtos pelos pais e bebês ao redor do mundo e que nos confere a liderança de mercado em vários países, incluindo o Brasil.
A MAM se encontra em 60 países. Como a cultura é importante para estar operando de uma forma orquestrada em todas essas nações?
É importante destacar que a MAM é uma multinacional familiar de capital fechado, fato que contribui para termos uma cultura leve e justa. Sem dúvidas, a cultura organizacional é fundamental para o alinhamento das subsidiárias aos valores globais da empresa. Portanto, anualmente, são realizados workshops, team buildings e, mais recentemente, certificações como o Great Place to Work – este último será realizado na filial brasileira pela primeira vez em 2021, para garantir o desdobramento e o alinhamento cultural em todas as operações da MAM pelo mundo.
Como a empresa está lidando com a atual conjuntura (pandemia)?
Do ponto de vista dos nossos parceiros, sabemos que as restrições tiveram um impacto mais significativo em períodos de maior fechamento de lojas. Temos orgulho de ter apoiado o comércio local com informações e casos de sucesso para que pudessem se adaptar e vender on-line – fornecemos materiais, workshops e conseguimos descontos com parceiros para viabilizar o acesso das lojas de bebês ao comércio eletrônico. Além disso, lançamos uma plataforma on-line de vendas diretas ao varejo, reduzindo o valor de compra mínima e ofertando a possibilidade de compra dos itens em caixas fracionadas, apoiando o pequeno varejista a ter o produto disponível para venda sem, necessariamente, comprometer o fluxo de caixa em mercadorias no estoque, em casos de incerteza sobre lockdowns ocorrendo em suas cidades.
Já na parte operacional, podemos dizer que a categoria de puericultura passou a ser mais adquirida pela internet. Esse foi um impacto importante, pois, muitas vezes, os pais querem ver o produto, ver a estampa, “tocar” no item para decidir pela compra. Mas, observamos que, durante o ano passado, assim como em diversas outras categorias, os consumidores passaram a ser mais flexíveis com relação a estas demandas.
Houve mudanças na rota projetada antes da pandemia?
Podemos considerar que a nossa categoria não sofreu uma expressiva mudança durante a quarentena, afinal os bebês continuaram a nascer e as suas necessidades precisam ser supridas. No nosso caso, a demanda de produtos se manteve em crescimento. Inclusive, revertendo uma tendência de queda anterior, entre janeiro e abril de 2021, já haviam nascido mais bebês do que o mesmo período em 2020.
Qual a importância da sustentabilidade para a empresa?
Buscamos sempre aliar a qualidade de nossos produtos à sustentabilidade. Promovemos o bem-estar, segurança e saúde de bebês em todo o mundo. Sendo assim, buscamos garantir um futuro melhor para as próximas gerações.
No que diz respeito à segurança dos produtos, os bebês são um grupo particularmente vulnerável. Por isso, os itens da marca passam por rigorosos processos para garantir a qualidade. As chupetas MAM, por exemplo, são submetidas a 40 métodos de teste diferentes antes de serem disponibilizadas para venda, enquanto as mamadeiras MAM passam por 28 testes.
Acredito que em 2020 os consumidores passaram a valorizar ainda mais as empresas que apoiam o desenvolvimento sustentável do planeta, e esse tema será cada vez mais determinante na escolha de qual produto levar para casa. A agenda de sustentabilidade é prioridade para a MAM, que implementa ações em linha com todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais informações estão disponíveis no website da empresa.
A inovação também está inserida no DNA da organização?
Na MAM, estabelecemos nosso próprio departamento de pesquisa e trabalhamos em estreita colaboração com especialistas médicos e pais durante o desenvolvimento dos nossos produtos. A qualidade de cada item é, constantemente, monitorada e documentada com um sistema de rastreabilidade robusto, isso garante que o consumidor possa receber um produto do mais alto padrão e segurança.
Fazemos questão de lançar no mercado itens que realmente sejam inovadores, como a mamadeira Easy Start: além de possuir avançado sistema anti-cólica, ela é auto esterilizável, facilitando o dia a dia dos pais. A nossa chupeta Perfect é uma chupeta extrafina, desenhada para reduzir ainda mais o risco de desalinhamento dos dentes, sendo 4x mais flexível e 60% mais fina que as demais chupetas de mercado. A preocupação com inovação é tanta que possuímos, atualmente, mais de 29 registros em 274 patentes de invenções (PI) e 2 patentes de modelo de utilidade (MU), assim como o design de 55 produtos em mais de 252 registros de Desenho Industrial (DI).
Como o design faz com que os produtos da MAM sejam vistos como únicos no setor?
Aliado à segurança e usabilidade, o design é um conceito presente no DNA da MAM. A primeira chupeta desenvolvida pela empresa na década de 70, já aliava o design à praticidade, o que não era comum na época. Por isso os produtos da MAM são únicos. Oferecem segurança, praticidade e também um visual atrativo para as crianças e seus pais.
Essa excelência foi agraciada com o iF Awards 2021 e com o Universal Design Awards 2021. Como esses prêmios foram recebidos por vocês?
Nosso trabalho é sempre focado no bem-estar dos bebês. Ao dar nosso máximo na fabricação e design dos produtos, recebemos prêmios e certificações que nos mostram que estamos no caminho certo e nos incentivam a buscar ainda mais excelência nos nossos produtos, que facilitam a vida das crianças e de seus pais. Os prêmios nos honram muito em especial por serem reconhecidos e importantes prêmios de design no mundo. Temos a felicidade de termos estes prêmios ao lado de outras importantes premiações internacionais como Red Dot Design Award e o britânico Mother & Baby Award.
Quais as projeções da MAM para o restante de 2021?
O mercado brasileiro é muito importante para a MAM, considerando que somos um país de proporções continentais. Sendo assim, continuamos a expandir nossa atuação por todo território. Em 2020, tivemos a introdução da linha em importantes players do varejo regional, em redes de farmácia das regiões Norte, Sul, Centro Oeste e Nordeste. Nossas perspectivas para 2021 são de fortalecimento da marca também fora dos grandes centros.
Neste ano, tivemos lançamentos importantes, como a chupeta Comfort, 100% em silicone medicinal, especialmente pequena e 32% mais leve que a média dos nossos concorrentes. Ainda teremos, em 2021, importantes reforços na linha de apoio ao aleitamento materno e entendemos que estes lançamentos irão apoiar o crescimento da marca. Esperamos um crescimento também de duplo dígito, em especial porque há demanda dos nossos clientes por produtos premium.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
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