Anúncios
Sua Página
Fullscreen

Uma revolução no e-commerce B2B e B2C

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Pablo Ribeiro é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e com MBA em Marketing, é CEO e sócio fundador da M3. Iniciou a carreira como desenvolvedor web e, atualmente, gerencia os times internos e atua na área de relacionamentos da empresa. É também especialista em entender a necessidade do lojista e compreender o seu mercado. Pablo já participou ativamente em mais de 200 projetos de implantações de lojas virtuais, além de palestrar em eventos do mercado de e-commerce, como o VTEX DAY e conferências do E-commerce Brasil. Nos últimos 10 anos, tem ajudado empresas a impulsionarem suas lojas virtuais por meio de planejamento estratégico e soluções envolvendo implantação e evolução de e-commerce. Entre os clientes atendidos, estão empresas multinacionais de renome em suas áreas de atuação. Fundada em 2014, a M3 é uma empresa especializada em implantação e evolução de e-commerce B2B, B2C, Marketplaces, Cross Border e Omnichannel na VTEX, estando entre os parceiros mais valiosos do ecossistema da plataforma. Aliam estratégia, técnica e desempenho em uma abordagem 100% colaborativa. Além do Brasil, está presente em mais três países: Colômbia, Argentina e México, somando um total de 100 colaboradores. O portfólio de clientes da M3 conta com cases de grandes clientes de renome nacional e internacional.

Pablo, como se encontra atualmente a M3 E-commerce em sua área de atuação?

Hoje, a M3 é uma empresa totalmente focada em implantação e evolução de e-commerce na plataforma VTEX, uma das líderes globais em soluções de digital commerce. Estamos entre os parceiros mais valiosos do seu ecossistema, nos destacando em habilidade de execução e eficiência de entrega.

Anúncios

Quais os pilares que permanecem em seu negócio desde o começo da sua jornada?

Posso dizer que melhoria contínua e compromisso com os resultados de cada projeto são dois dos maiores pilares. Buscamos aprimorar cada vez mais a nossa expertise, viabilizando projetos disruptivos e com alta qualidade. O nosso objetivo é ser a melhor solução para médios e grandes e-commerces. Por isso, estamos sempre em movimento. Os desafios não nos assustam, eles nos movem como corporação.

Como esses pilares moldaram a M3 até aqui?

Foram através destes pilares que nos tornamos um dos principais parceiros VTEX, expandimos as nossas operações para outros países da América Latina, e chegamos a mais de 110 colaboradores engajados, que acreditam na visão da empresa e não medem esforços para contribuir para o seu crescimento. Através de uma cultura organizacional sólida, fiel aos nossos pilares, conseguimos crescer rapidamente, mas de maneira saudável.

A empresa foi fundada em 2014. Qual o maior desafio daquele período em que a M3 começava a desbravar o seu caminho?

Anúncios

Como a maior parte das empresas que estão iniciando as suas operações, conquistar a confiança dos clientes foi um dos desafios que surgiram logo no começo. Afinal, credibilidade não se constrói da noite para o dia. A princípio, não éramos uma empresa focada em e-commerce. Nossos serviços iam desde a produção de cartão de visita à serviços de marketing digital e desenvolvimento open source. Em 2015, de fato, decidimos focar especificamente em e-commerce, ao perceber o crescente movimento do mercado nesta direção. Neste momento, iniciamos a parceria com a VTEX.

Quais as maiores necessidades dos lojistas que atuam no setor de e-commerce no Brasil?

Uma das maiores necessidades e desafios dos lojistas atualmente é se destacar no mercado, contar com diferenciais capazes de fazer com que o consumidor prefira comprar em sua loja ao invés de outra. Antes, quando não existiam lojas virtuais, ou ainda, quando o comércio eletrônico era mato, a concorrência era pequena. Hoje o cenário é completamente diferente. Os consumidores têm muitas opções. Por isso sempre falamos sobre a importância de construir uma jornada de compra personalizada e sem ruptura. As tecnologias estão avançando cada vez mais, o que traz uma liberdade maior para desenvolver aplicações e funcionalidades no e-commerce que contribuam para isso, mas acima de tudo, o que nenhum lojista pode desconsiderar é que o foco precisa ser sempre o cliente. Através desta visão, ótimos insights são obtidos para entender o que faz mais sentido para o negócio.

O preparo desse lojista teve que ser alterado a fórceps durante a pandemia?

Leia ou ouça também:  Kamino abre caminho com menos burocracia

Sem sombra de dúvidas! Quem ainda não estava presente no digital precisou correr para desengavetar o projeto de implantar um e-commerce, e quem já estava presente teve que investir em melhorias para aprimorar a experiência de compra oferecida. Não importava o cenário de fato, a grande constatação do mercado era que se limitar ao físico não era mais uma opção. Desta forma, as empresas começaram a se movimentar aceleradamente no processo de transformação digital, iniciando não apenas com tecnologia, mas com a mudança de mindset. E tudo isso numa corrida contra o tempo. Foi o famoso aprender a voar voando.

A M3 teve a serenidade necessária para continuar nesse período?

Anúncios

Tivemos serenidade para lidar com toda essa imprevisibilidade, mas também tivemos que ser ágeis. Logo no início da terceira semana de março de 2020, começamos a operar em formato home office, uma grande novidade para o nosso time até então. Para que a nossa comunicação e interação não fossem prejudicadas, estruturamos algumas estratégias. Enquanto estávamos nos estruturando neste novo formato, tivemos a entrada de um grande volume de projetos, sobretudo devido à aceleração do digital refletida pelo isolamento social. Para suprir toda a demanda, precisamos contratar novos colaboradores. Neste momento, o limite geográfico já não era mais empecilho. Assim, começamos a contratar profissionais de outros estados do Brasil. Se não tivéssemos um olhar voltado para a nossa cultura interna, certamente fracassaríamos. Por isso, sempre reforço a importância de cuidar das pessoas do time e garantir que elas estejam num ambiente corporativo não só propício para se desenvolverem profissionalmente, mas que seja saudável também.

O que faz uma loja virtual tem um impulsionamento com assertividade?

Conhecer muito bem os seus consumidores, entender o que eles desejam, traçar estratégias baseadas nestes dados, contar com soluções tecnológicas que atendam às suas particularidades e ter ao seu lado os parceiros certos para viabilizar o seu projeto.

Quais os fatores que podem prejudicar esse impulsionamento?

Tirar o cliente do foco, traçar táticas e ações baseadas em achismos, sem levar em consideração os dados, e fazer escolhas equivocadas em relação aos seus parceiros de negócio.

Além do Brasil, a M3 está em outros três países da região que são Colômbia, México e Argentina. Como se encontra a operação nesses três países?

Apesar dos desafios de operar em outros países, seja devido às distintas culturas ou à parte fiscal, por exemplo, estamos em pleno crescimento, construindo um posicionamento de mercado cada vez mais forte e trazendo para casa projetos muito relevantes. Atuamos muito ao lado da VTEX nesta expansão, pois, sabemos que juntos podemos avançar cada vez mais nos outros países da América Latina.

O que a sua empresa pretende ainda realizar no ano de 2022?

Além da nossa participação em grandes eventos, como o VTEX Connect Latam no México, também estamos avançando as nossas operações em direção ao mercado de apps para e-commerce, uma vertente daquilo que já temos alta expertise. Já temos projetos dentro de casa com esta proposta, e certamente, teremos grandes cases em breve.

Anúncios

Última atualização da matéria foi há 2 anos


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights