Uso severo do carro exige atenção do motorista
Carros submetidos a uso severo: essa condição se aplica a veículos que operam com o motor e outros sistemas em regimes de alta exigência e condições não ideais de funcionamento. Por terem particularidades em relação aos veículos de uso moderado, os carros de uso severo requerem alguns cuidados redobrados e precauções extras, conforme aponta a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes de alta tecnologia, que informa também as principais situações que constituem esse tipo de circunstância. “Em geral, existe um plano de manutenção para uso normal e outro para uso severo, ao passo que para uso rigoroso é comum que o intervalo seja reduzido pela metade”, diz Rafael Recio, gerente técnico da Motul Brasil.
Confira situações de uso severo:
Percursos que exigem marcha lenta por longo período;
Funcionamento contínuo em condições frequentes de baixa rotação;
Percursos curtos – quando o motor ainda não atingiu a temperatura ideal de trabalho;
Uso frequente do veículo em estradas de terra ou areia;
Operação frequente puxando reboque;
Veículo profissional, como táxi, motorista de aplicativo ou policial;
Quando o veículo permanece parado com frequência (exemplo: carros de lazer);
Uso contínuo em ambiente com temperatura externa elevada.
Cuidados especiais para os veículos
O cenário ideal para o bom desempenho de um veículo de uso severo é aquele em que o proprietário ou motorista faz acompanhamento regular com mecânicos, verificando os níveis de fluido e possíveis vazamentos e contaminações, efetuando as trocas e manutenções de forma preventiva, e fazendo uso de produtos de alta qualidade para assegurar maior proteção e performance ao automóvel.
Os manuais de cada carro, que apontam as condições e casos específicos que definem qual é o tipo de utilização do automóvel, trazem ao proprietário intervalos reduzidos para troca de óleo, seja ela por tempo ou quilometragem, em veículos com condições severas. “Além do acompanhamento regular e do período de troca reduzido devido à condição de uso do veículo, a aplicação de lubrificantes de alto desempenho pode contribuir para a proteção do motor no médio e longo prazo. Outros sistemas, como o conjunto de transmissão, arrefecimento e freios também demandam atenção porque podem perder eficiência”, explica Recio.
Precauções diárias
É importante a utilização de um lubrificante que atenda às normas e especificações da montadora. “Além de suportar melhor as condições severas de uso e atender recomendações com intervalo de troca estendido, os produtos devem proporcionar alta proteção contra o desgaste, maior poder de limpeza e durabilidade do motor, e economia de combustível quando exigida em normas e especificações”, afirma Recio. “Para os automóveis, a linha 8100 da Motul possui produtos para proteger melhor o veículo contra o uso severo, enquanto a linha 7100 – 100% sintética – garante estabilidade para os lubrificantes de motos.”
De acordo com o especialista da Motul, a falta de manutenção pode fazer com que o veículo opere em condições que favoreçam o desgaste de partes do motor. Já a manutenção tardia e incorreta contribui para a redução da vida útil dos conjuntos. Além da seleção do lubrificante certo e da realização da manutenção preventiva, o uso de aditivos – melhoradores de performance para carros e motos – juntamente com as revisões, contribuem para limpeza, preservação e proteção do motor de veículos com condições severas de uso.
Sobre a Motul:
Há mais de 165 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.
A Motul, presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões.
*Com participação da jornalista Gabrielle Pepato.
Última atualização da matéria foi há 1 ano
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