Venuxx quer entregar alto valor aos seus usuários
A Venuxx é primeira solução de logística personalizada do Brasil, capaz de conectar uma rede de mulheres especialistas e capacitadas – e seus veículos – para atuar como plataforma de entrega de alto valor agregado. Modelo de negócio que foi lançado há pouco mais de um ano, quando a startup precisou se reinventar para seguir no mercado, e já rende resultados importantes. Nos últimos 12 meses, a empresa superou 40 mil entregas focadas na experiência do cliente e mais de R$10 milhões em cargas transportadas.
Está presente em todos estados, exceto no Acre, e, entre janeiro e junho, aumentou seu tamanho em cinco vezes, o que reforça que a nova estratégia foi acertada.
A mudança de rota surgiu das dificuldades de competir em um segmento dominado por gigantes como Uber e 99. A startup nasceu em 2016, com a proposta de oferecer serviço de transporte individualizado, feito somente por motoristas mulheres e para atender apenas passageiras.
Em função da concorrência acirrada, houve a necessidade de traçar outros caminhos, e a decisão foi deixar de ser um aplicativo para o consumidor final e fazer um recorte do mercado, a fim de definir segmentos empresariais que precisavam de mais cuidado e segurança no trajeto de seus produtos.
Ou seja, demandam um transporte especializado e com valor agregado. As medidas de isolamento social, determinadas em função da pandemia, também acabaram contribuindo para o novo posicionamento, pois muitos lojistas foram obrigados a efetuar as vendas exclusivamente pelos canais digitais.
A COO e cofundadora da Venuxx, Gabrielle Jaquier, explica que, desde então, a startup tem acompanhado esse processo evolutivo do mercado de logística e “atacado” diversas frentes de inovação para melhorar o processo de entrega no Brasil, por exemplo o ship from store (conceito que busca integrar lojas físicas e virtuais, ao utilizar estoques integrados), muito falado atualmente, mas ainda incipiente no país.
“As empresas estão cada vez mais usando estratégias diferenciadas para alcançar eficiência de custo e, principalmente, para melhorar a experiência do cliente. E é aqui que entramos, com nossas especialistas, capacitadas e treinadas para realizar a entrega de acordo com a necessidade de cada cliente”, destaca.
Atualmente, a Venuxx fornece aos contratantes um software customizado para a gestão logística, com otimização de rotas e CRM para a comunicação com os consumidores.
Os serviços são prestados em conformidade com as normas e demandas específicas de cada setor ou empresa.
“Nós cuidamos de toda a logística, personalizando o atendimento, para que o cliente corporativo tenha tranquilidade para focar no seu core business. Adicionalmente, criamos uma relação mais humana, próxima e descomplicada”, completa Gabrielle.
Diferenciação
Ela informa que os clientes da startup, que é investida do BMG UpTech, registram uma melhora de mais de 20%, em média, nos indicadores de insucesso, e acima dos 30%, nos indicadores de NPS (Net Promoter Score), que é a metodologia de pesquisa utilizada para medir a lealdade do consumidor final.
Os dados evidenciam a necessidade do mercado de começar a se diferenciar no processo de entrega.
Hoje, os principais segmentos atendidos pela Venuxx são Joias, Cosméticos, Moda, Tecnologia, Chocolates Finos, entre outros que demandam uma melhor experiência de entrega.
A Venuxx possui também um olhar para a sustentabilidade, posicionando-se como uma empresa amiga do planeta.
Atua por meio de uma logística “carbo neutro”, medindo e neutralizando 100% das emissões de gases de efeito estufa emitidas com as suas frotas e entregas.
Isso significa que todos os serviços realizados para os clientes já tiveram o CO2 compensado, o que atende às exigências da sociedade, mas é também um compromisso com a preservação do ecossistema para as atuais e futuras gerações.
Sobre o BMG UpTech:
Corporate venture do Grupo BMG – um dos maiores e mais importantes grupos empresariais do país – com foco na inovação.
Basicamente, o BMG UpTech identifica as startups cujos negócios sejam viáveis, investe no seu desenvolvimento e as coloca em contato com o mercado, ou seja, com possíveis compradores das soluções.
A empresa já realizou mais de 800 investimentos em startups no Brasil e Estados Unidos, juntamente à Bossa Nova Investimentos, companhia de microventure capital da qual é sócio.
*Com participação da jornalista Jaqueline da Mata.
Última atualização da matéria foi há 3 meses
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments