YPF completa 100 anos e projeta crescimento
A YPF, 3° maior petrolífera da América Latina e uma das principais provedoras de energia do continente, completa 100 anos em 2022. A empresa comemora o seu primeiro centenário celebrando o desenvolvimento produtivo conquistado nos últimos anos, alinhado à ciência aplicada em soluções de valor para clientes, consumidores e indústria de petróleo, energia e gás.
“A YPF sempre foi reconhecida pela proximidade com seus clientes, pela qualidade de seus produtos e serviços que fazem parte do nosso dia a dia, por sua história e por seu protagonismo no desenvolvimento produtivo não apenas da Argentina, como de toda América Latina. Nos últimos anos, ela também passou a ser reconhecida por sua liderança indiscutível e visão para um futuro mais sustentável”, destaca Pablo Luchetta, CEO da YPF no Brasil .
Atualmente, a empresa tem o objetivo de alcançar a autossuficiência e tornar-se um importante gerador de divisas através da exportação de petróleo. Neste aniversário, a YPF renova a sua aposta e compromisso de promover investimentos em energias cada vez mais limpas e sustentáveis, que permitirão produzir barris com menor impacto nas emissões de CO₂ e, por sua vez, caminhar para um futuro com maior penetração das energias renováveis.
Para contribuir com essa prática, a companhia criou o Y-TEC, considerada a ponte entre os setores produtivo e científico da YPF em conjunto com o CONICET (Conselho Nacional Argentino de Investigações Científicas e Técnicas), para gerar novas tecnologias e soluções que agregam valor às cadeias produtivas que a empresa está inserida.
YPF no Brasil
A atuação da YPF no Brasil começou em 1998, em sua sede e fábrica em Diadema, região localizada no grande ABC paulista. A empresa conta com capacidade produtiva de 84 mil toneladas por ano, e a marca foi reconhecida em 2021 como a que mais cresce no país pelo 4° ano consecutivo, segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).
No país, seu portfólio de produtos tem foco principalmente no segmento automotivo com as vendas de óleo lubrificante, destacando-se a linha premium de lubrificantes da empresa, o Elaion Auro, cujo garoto propaganda e embaixador é o eterno capitão da seleção brasileira Cafu. Também está presente no segmento de motores a diesel (transporte de cargas, passageiros) e no setor agrícola, com a sua marca de lubrificantes YPF Extravida.
Além disso, nos últimos dois anos, a empresa promoveu diversos investimentos em melhorias de processos e medidas sustentáveis. Foram mais de R$10 milhões apenas para destinação ambientalmente correta de 25 milhões de litros de OLUC – óleo lubrificante usado ou contaminado -, capaz de causar severos danos ao solo se não recolhido corretamente.
Visão para o futuro da YPF
A YPF iniciou a transformação de seus complexos industriais para adaptá-los ao petróleo não convencional e ajustar a qualidade do seu combustível, assim como a renovação da rede de postos de serviço no âmbito do projeto Estação do Futuro, que incorpora a tecnologia necessária para proporcionar aos clientes a melhor experiência através da digitalização, transformando-os em soluções de mobilidade multi energia e com uma nova imagem sustentável.
No Brasil, a empresa tem investimento constante em tecnologia para o segmento de lubrificantes, tanto na linha de produção como no laboratório e que busca, através da tecnologia TEC – Tecnologia em Constante Evolução – atender às mais recentes normas e exigências dos motores tanto de carros de passeio como a diesel para os veículos de hoje e do futuro.
“No Brasil, estamos atuando para apresentar uma constante evolução dos nossos produtos, seguindo as demandas do mercado com os investimentos necessários no médio e longo prazo, no intuito de estar na vanguarda do nosso segmento”, finaliza Pablo.
Sobre a YPF:
A YPF transforma vidas através de energia, uma das maiores empresas produtoras de petróleo e gás da América Latina, sendo a maior empresa Argentina em termos de receita, com quase 100 anos de história e 20.000 colaboradores. Lidera com 54% de market share em lubrificantes no mercado local e soma mais de 1600 postos de combustíveis.
Atua no Brasil desde 1998, possui sede e fábrica em Diadema-SP, com capacidade produtiva de 47 mil toneladas por ano e distribuição em todo país. A marca destaca-se por ser a que mais cresce no mercado brasileiro pelo 4º ano consecutivo, no segmento de lubrificantes, segundo o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás).
*Com participação do jornalista Matheus Correa.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments