Estudo mostra que 70% dos consumidores preferem marketplaces
O comércio eletrônico no Brasil está em constante evolução e os marketplaces têm ganhado cada vez mais destaque. Segundo um levantamento recente, 70% dos consumidores realizam suas compras por meio desses shoppings online, que oferecem segurança, conveniência e preços competitivos. Além disso, 66% dos entrevistados que compram em e-commerces preferem adquirir produtos de lojas que também estão presentes nos marketplaces.
A pesquisa, conduzida pela Mirakl, empresa francesa especializada em softwares para comércio eletrônico, revelou que os marketplaces são considerados o canal mais conveniente e seguro para fazer compras por consumidores globais. Esses números reforçam a tendência de crescimento desse setor, que vem se expandindo exponencialmente desde o início da pandemia de COVID-19, em 2020.
De acordo com especialistas, os marketplaces são uma verdadeira escola para os vendedores aprenderem a atuar no ambiente online. Ertinho Ferreira, consultor certificado do Mercado Livre e sócio-diretor da Weethub, uma assessoria especializada em soluções para e-commerce, estuda o potencial dessas plataformas há mais de uma década e ressalta que seguir as políticas da plataforma e se dedicar diariamente garante aos lojistas um lugar privilegiado nesse canal, além de conquistar a confiança dos consumidores.
“Os marketplaces são basicamente uma escola de como vender online. O processo de compra já está pronto, a estrutura é atualizada frequentemente para otimizar a experiência de compra. Um lojista que segue à risca as políticas da plataforma e se dedica todos os dias está garantindo o seu lugar naquele canal. E o melhor: ganhando a confiança dos consumidores”, afirma.
A ampla variedade de produtos, a facilidade de compra e a opção de entrega mais rápida são alguns dos atrativos que têm conquistado os consumidores brasileiros nos marketplaces. Para obter bons resultados nesse ambiente, é fundamental que os lojistas ofereçam um bom pós-venda, já que 74% dos compradores verificam as avaliações dos vendedores antes de efetuar uma compra.
Atualmente, o Mercado Livre lidera o ranking dos maiores marketplaces do país, seguido pela Amazon, Magalu e B2W. Esse crescimento evidencia a importância da presença em múltiplos canais no e-commerce, permitindo que as marcas alcancem um público diversificado e aumentem suas oportunidades de vendas.
Especialistas destacam que o marketplace pode impulsionar rapidamente o crescimento de uma marca, sendo a opção ideal para lojistas que estão ingressando no mercado online. Para negócios já estabelecidos, a presença nesses shoppings online fortalece a marca e oferece novas possibilidades de vendas.
Diante de um cenário de incertezas no mercado, os marketplaces proporcionam comodidade e segurança tanto para lojistas quanto para consumidores. A tendência é que a evolução dessas plataformas continue nos próximos anos, consolidando-se como um dos principais canais de venda no comércio eletrônico.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments