Funcionamento de embalagens blisters mira sustentabilidade
Responsáveis por garantir a integridade física dos produtos que chegam às mãos dos brasileiros, as embalagens industriais armazenam, comunicam e chamam a atenção para temas como sustentabilidade, em um universo em que empreendimentos com práticas sustentáveis têm mais oportunidades de conquistar a confiança dos consumidores, como mostra uma pesquisa da consultoria KPMG.
As embalagens movimentam a indústria de plásticos no Brasil. Em 2021, a produção de plástico reciclado pós-consumo superou pela primeira vez a marca de mais de 1 milhão de toneladas, com um crescimento de 14,7% em relação ao ano precedente, segundo dados do Preview 2022, da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico).
Ainda de acordo com o balanço, que foi realizado em parceria com a Braskem, a pedido do PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), 23,4% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados.
Nesse panorama, ganham destaque as embalagens vacuum forming, grupo com diversos tipos de embalagens que podem ser produzidas a partir do processo de termoformagem a vácuo. Esse processo envolve aquecer uma lâmina de plástico termoformável que pode ser de materiais como PVC, PEP, PeP e outros.
Nas palavras de Rafael Busarello, coordenador de vacuum forming da Plastibras, empresa que atua com serviços de injeção de plásticos, vacuum forming e ferramentaria, a embalagem blister desempenha um papel crucial na indústria de plásticos. “A embalagem blister impulsiona a demanda por materiais plásticos, contribuindo para o crescimento da indústria de embalagens e fornecendo proteção e segurança aos produtos”, diz.
Além disso, a embalagem blister permite a visibilidade e o apelo visual, estimulando a personalização e a inovação. “Hoje, o produto é muito utilizado para linhas de metais e plásticos sanitários, brinquedos, eletrônicos, linha farmacêutica, cosméticos e a indústria alimentícia”, reporta.
De acordo com Busarello, o processo de vacuum forming vai além de embalagens blister, sendo utilizado para peças técnicas como tampões, proteção descartável para pintura e para bandejas de transporte, tanto one way quanto retornáveis, diversificando os segmentos.
O coordenador de vacuum forming da Plastibras explica que as embalagens blisters produzidas por vacuum forming são projetadas para fornecer uma forma de proteção e exposição visual dos produtos embalados. “Elas geralmente consistem em duas partes principais: a cavidade termoformada e a parte de trás da embalagem, mas também podem ser bipartidas, metade para frente e metade para trás”.
Busarello também conta que a embalagem blister oferece diversas vantagens em termos de proteção e visibilidade do produto, apresentação atraente, facilidade de uso, prevenção de roubo, higiene e segurança, além de personalização e flexibilidade de desenvolvimento.
“Além do mais, a embalagem blister oferece a vantagem de utilizar o PET reciclado, criando um ciclo e até estimulando a reciclagem”, acrescenta.
Para mais informações, basta acessar: https://www.plastibras.com.br/
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Quem salvará a Warner das dívidas?
novembro 28, 2025Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.




Facebook Comments