Ademicon inaugura mais 14 unidades pelo país
A Ademicon, maior administradora independente de consórcios do Brasil em créditos ativos, ampliou a sua rede de lojas com a abertura de 14 unidades de negócio em oito estados do país. A megainauguração faz parte do plano de expansão da marca, que deverá abrir ao todo 24 lojas em 2022. Além de aumentar a capilaridade da empresa, esta primeira fase de aberturas marca também a entrada da Ademicon no norte do país. Com as inaugurações a empresa passa a contar com lojas em todas as regiões do Brasil e uma rede formada por 137 unidades. Além de Rondônia, o estado do Maranhão também recebe a primeira unidade da Ademicon, reforçando a presença da empresa no nordeste onde já conta com cinco lojas. Na região sul, a administradora de consórcios abriu cinco unidades no Paraná, uma em Santa Catarina e uma no Rio Grande do Sul. Já no sudeste, a marca ampliou presença em Minas Gerais, com a abertura de mais uma unidade, e, em São Paulo, mais duas lojas. No centro-oeste, a empresa abriu uma unidade em Goiás. “O consórcio tem potencial em todo o país, pois, é um produto versátil que atende diferentes públicos. Estamos aumentando nossa presença territorialmente e fortalecendo nossa marca, que possui 30 anos de experiência no mercado. Nosso objetivo é chegar a mais de 160 unidades no Brasil até o final do ano”, afirma Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon.
Tatiana, o que é Ademicon?
A Ademicon é a empresa especialista em consórcio, com 30 anos de mercado e presença em todas as regiões do país. Somos a primeira companhia com autorização do Banco Central para comercializar consórcio de imóveis no Brasil e, atualmente, temos um amplo portfólio de produtos, oferecendo também consórcio de serviços e de veículos (leves e pesados). Além disso, por questões estratégicas, temos também em nossa carteira dois produtos complementares: o home equity (empréstimo com garantia de imóvel) e seguro. Mas nosso core business é o consórcio.
Como ela está inserida em seu mercado de atuação?
A Ademicon é referência no mercado, como a maior administradora independente de consórcios do Brasil em créditos ativos. Além dos consórcios próprios, atualmente temos mais de 16 empresas parceiras com as quais trabalhamos em modelos diversos.
Administramos o consórcio de grandes marcas (New Holland, Iveco, Librelato, Mitsubishi e Suzuki) por meio do modelo CaaS (Consortium as a Service). No formato CaaS Digital operamos o Consórcio Coxa, resultado da parceria com o Coritiba Foot Ball Club, e o PopCon Consórcio, da parceria com o Grupo Massa, um produto inédito para uma empresa do setor de comunicação, lançado no ano passado.
Qual a maior vantagem de ser uma administradora de consórcios independente?
A maior vantagem é a especialização no produto consórcio, o que nos permite conhecer a fundo o setor e as necessidades do cliente. Estamos há 30 anos, 24 horas por dia dedicados ao consórcio, para entregar excelência em toda a jornada do cliente conosco. Começamos com consórcio de imóveis, agregamos consórcio de veículos, de serviços e não vamos parar.
Como a companhia tem operado especialmente nos últimos dois anos?
Os últimos dois anos foram de muito crescimento para a empresa. Vimos no mercado alguns setores sentindo muito fortemente o impacto da pandemia, mas o setor de consórcio teve um grande crescimento. A Ademicon seguiu sua expansão durante esse período e aumentou as vendas, acompanhando a evolução do segmento e também em função do aumento da sua capilaridade. No ano passado abrimos 45 unidades de negócio, entramos em novos mercados e registramos crescimento em todas as divisões nas quais atuamos. Em 2021, alcançamos a marca dos R$ 8,2 bilhões em créditos comercializados. Esse valor é 42% superior ao de 2020 e o maior já registrado pela empresa em seus 30 anos. Em 2022, já batemos recordes. Em março, comercializamos R$950 milhões de créditos, valor 40% maior em relação ao mesmo mês do ano anterior.
O mercado de consórcios mudou nesse período?
Acredito que nos últimos anos as pessoas sentiram necessidade de mais segurança, em todos os sentidos. Foi um momento marcado por incertezas e as pessoas buscavam mais estabilidade. O setor de consórcio, pelas próprias características do produto, conseguiu oferecer um pouco dessa segurança e estabilidade porque o consórcio é, na sua essência, uma modalidade baseada na compra programada e também um grande aliado do planejamento financeiro. Ele proporciona disciplina e possui vantagens em relação a outras modalidades de crédito, como a ausência de juros, por exemplo. Além disso, observamos um período de limitação de crédito no mercado no último ano e o consórcio surgiu como uma opção tanto para pessoas físicas como para empresas que precisavam investir. No caso específico do segmento de imóveis, observamos uma mudança que diz respeito à forma como as pessoas se relacionam com seus lares. Com o isolamento social e a adesão ao home office, o tempo passado em casa aumentou e houve um movimento de busca por um ambiente que atenda a várias necessidades, já que o imóvel passou a ser uma extensão da escola, do trabalho e também do lazer. Essa alteração refletiu no mercado de consórcio também, quando vimos uma grande procura por créditos imobiliários.
Como o foco na geração de novos negócios norteia a atuação da administradora?
Esse conceito está no cerne do nosso propósito. Queremos ajudar o cliente a investir e construir um futuro mais tranquilo e de sucesso para ele próprio, para sua família e também para o seu negócio. Porque o consórcio é isso, um facilitador na vida das pessoas e das empresas. Entendemos o consórcio como uma ferramenta de planejamento financeiro e também um investimento, que possibilita a conquista de bens e serviços. Por isso, usamos muito o conceito de “aposentadoria imobiliária”. Apresentamos ao cliente a possibilidade de ele utilizar o consórcio para construir uma carteira de imóveis, que poderá disponibilizar para locação, funcionando como uma fonte de renda. A ideia de geração de novos negócios também está relacionada à nossa forma de atuação no mercado. Desde 2016, a Ademicon adota o modelo de licenciamento. Ele proporcionou uma forte expansão da nossa rede de lojas e gerou oportunidade de negócio para várias pessoas no Brasil inteiro. Atualmente, contamos com mais de 1.700 licenciados e autorizados em todo o país.
Mostrar para o cliente que o consórcio é uma ferramenta de planejamento financeiro se torna indispensável para a administradora?
Esse sempre foi um dos nossos grandes objetivos: mostrar que o consórcio pode ser um aliado do planejamento financeiro, tanto para pessoas físicas como para empresas. Isso está muito relacionado com educação financeira, que consideramos muito importante. Por isso, oferecemos um atendimento consultivo, que é, na verdade, uma assessoria e orientação de investimento. Acreditamos que saber lidar com o próprio dinheiro é necessário para que as pessoas possam fazer escolhas mais conscientes. E o consórcio é uma ferramenta que pode ajudar as pessoas a concretizarem seus objetivos. Atualmente, é possível adquirir por meio do consórcio uma variedade enorme de produtos e serviços: imóvel, carro, moto, realizar uma viagem, um curso, um procedimento estético, por exemplo.
Quando isso é falado dessa forma, o cliente tem outra percepção do negócio?
Sim, com certeza, porque conseguimos mudar o olhar do consumidor em relação ao consórcio, apresentando o produto como um investimento e não como um boleto que ele tem para pagar no fim do mês ou uma dívida. Cliente para consórcio é o cliente que quer planejar e, com isso, pagar menos. Uma das vantagens do consórcio é que o crédito é corrigido periodicamente e, atualmente, oferece um retorno financeiro mais alto do que o proporcionado por outros tipos de investimento. Outra característica interessante é que quando o consorciado tem a carta contemplada, ele recebe o valor total do crédito, assim, ele pode fazer uma compra à vista, tendo um poder de negociação no momento da aquisição.
O plano de expansão da Ademicon é o maior trunfo para 2022?
Nossa expansão territorial é um dos pilares do crescimento que registramos nos últimos anos, com a diversificação do nosso portfólio de produtos. Passamos de uma empresa com atuação regional para uma empresa com presença nacional e atualmente, comercializamos consórcio no Brasil inteiro, em todas as regiões. Possuímos unidades de negócio em 17 estados mais o Distrito Federal. Em março inauguramos 14 lojas e outras dez devem ser abertas até o final do ano. Este ano estamos focados muito na qualidade de atendimento, com o objetivo de elevar o nível de satisfação dos clientes. Para alcançar isso, parte da nossa estratégia é oferecer novos produtos e, este ano, teremos novidades, aliando o atendimento presencial ao digital, porque entendemos que o futuro é figital. Queremos que o cliente considere a Ademicon como a sua casa de soluções financeiras.
Em que estados essa expansão deve ser mais abrangente?
Este ano, São Paulo deve receber 12 unidades de negócio, metade das aberturas programadas para todo o Brasil, em 2022. São Paulo é um dos mercados mais importantes para o setor de consórcios no país. A Ademicon comercializou R$ 1,4 bilhão em créditos no mercado paulista, no ano passado, um crescimento de 62% em relação a 2020. Atualmente contamos com 23 lojas no estado, distribuídas em 17 municípios.
Quais os objetivos que estão dentro dessa decisão de expansão da companhia?
Acreditamos que o consórcio tem potencial em todo o país, pois, é um produto versátil que atende diferentes públicos. Esse aumento de capilaridade deve nos ajudar a alcançar a meta de R$ 10 bilhões em créditos comercializados este ano e já iniciamos a busca por esse número com ótimos indicadores. Nosso objetivo é cada vez mais aumentar nossa presença em todo o território nacional. As 14 unidades de negócio que abrimos em março estão distribuídas em oito estados do país. As inaugurações marcaram inclusive a entrada da Ademicon no norte do país, com a abertura de uma loja em Rondônia. O estado do Maranhão também recebeu a primeira unidade este ano, reforçando a presença da empresa no nordeste. O modelo de licenciamento, que passamos a adotar em 2016, vem permitindo esse forte processo de expansão da marca. E estamos apostando também em outras frentes ‒ como o desenvolvimento de um aplicativo para clientes e o e-commerce, com um facilitador para as aquisições ‒ pois, acreditamos em uma combinação do atendimento físico com o digital.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
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