A marca de chás e cafés #BeFreshBlends decola
Como brasileiros, adoramos exaltar nosso caráter multicultural e a habilidade que temos de abraçar diferentes manifestações socioculturais, sejam elas de onde vierem. Mas a verdade é que o Brasil ainda pode melhorar nesse quesito e aprender com os costumes de diversos lugares do mundo. Quem diz isso é Afonso Braga Neto, empresário e fundador da marca de cosméticos, chás e cafés #BeFreshBlends (em sociedade com Gabi Luthai) e responsável pelo espaço de eventos Spot 105. Afonso já morou nos Estados Unidos (na cidade de Miami). Essas experiências, antes de impactarem sua vida profissional, trouxeram diversos ensinamentos para o Afonso “pessoa física”, como ele mesmo explica: “O choque de cultura que eu atravessei me fez abrir a cabeça para novos horizontes e também absorver ideias diferentes das quais eu estava acostumado”, afirma. Com a cabeça fervilhando com novas referências e estímulos, foi mais fácil criar coragem para desenvolver a ideia da marca #BeFreshBlends. Nos Estados Unidos, as cores do bairro WynWood Walls chamaram a sua atenção e serviram de inspiração para as embalagens dos produtos, que lembram a estética do grafite. “Eu trouxe muito da cultura americana para a #BeFreshBlends. Mesmo que algumas pessoas pensem que o grafite não é chique e apresenta uma estética ‘poluída’. Na minha visão, é um visual que consegue representar várias sensações e emoções”, explica o empresário.
Afonso, o que é ser um empreendedor em sua visão?
Ser um empreendedor é ser uma pessoa que acredita nos seus ideais, corre atrás dos seus objetivos e não desiste facilmente.
Você é considerado um empreendedor versátil. Essa característica é fundamental na atual conjuntura em que estamos inseridos?
A versatilidade é extremamente importante para você ser bem-sucedido no mundo dos negócios. Conseguir estar em diferentes situações e trabalhar com diferentes personas é essencial para a inserção no mercado.
Qual a importância do foco para você?
O foco é extremamente importante para chegar de maneira mais eficaz aos nossos objetivos, poupando tempo e trazendo mais qualidade as nossas metas.
Como você mantém o foco?
Para manter o foco é importante ter qualidade de vida, sempre aliada com alimentação, meditação, exercícios físicos e produtos que auxiliam nosso corpo a aumentar nossa produtividade, por exemplo, o #FreshBurner COFFEE, da minha linha de produtos funcionais, que tem propriedades como café, óleo de coco e outras especiarias que ajudam nossos neurotransmissores a trabalhar de maneira mais assertiva.
Outra coisa que você argumenta é que o empreendedor deve colocar sua energia naquilo que acredita de verdade. Essa é a ponte para o sucesso de um empreendimento?
Tenho certeza que fazer tudo com paixão e vontade, nos leva a conquistas maiores. Além disso, o sucesso de um empreendimento precisa ser aliado a alguma inovação, mesmo sendo a mínima possível.
Você já morou em países como EUA e Uruguai. O que essa vivência trouxe para você como empresário?
Um exemplo é minha marca de cosméticos, onde eu trouxe muito da cultura americana para ela [marca] e me inspirei nas cores de um bairro que eu gosto muito em Miami que é WynWood Walls. WynWood é um bairro que tem muito grafite artístico e mesmo tendo tantas cores e certas vezes sendo um pouco poluído visualmente consegue representar várias sensações e emoções trazendo alegria para as pessoas que passam por lá, como tentei transcrever isso para as embalagens e produtos da #BeFresh.
Já a cultura uruguaia me ajudou a pensar em diferentes tipos e conceitos de arquitetura próximo à natureza como muito dos grandes hotéis de Punta Del Este. Cresci indo à praia por lá e vendo como conseguem fazer essa proximidade de natureza e grandes empreendimentos. Com essa ideia dentro de mim, surgiu a Spot 105, que é um espaço conceito em meio à natureza modernista que restaura e preserva os traços da antiga fábrica de café. No Uruguai vemos muitas construções sendo restauradas e modernizadas, porém, nunca perdendo sua essência e identidade. Acredito que quando desenvolvemos o projeto da Spot 105 fomos muito assertivos nisso.
Como a convivência com outras culturas podem impactar o cenário brasileiro de produtos e serviços?
Sempre nós estamos sujeitos a interferências externas que aprimoram e enriquecem nossos empreendimentos e desafios diários. As diferentes culturas nos dão ferramentas para alcançá-los de forma mais assertiva.
Quais mercados estão bem estabelecidos em países que você conhece e que tem pouca popularidade no Brasil?
Vejo, por exemplo, o mercado de Vending Machines (um mercado super aquecido nos Estados Unidos). Também temos esses novos mini mercados dentro de condomínios e prédios, colocando a confiança em primeiro lugar e acreditando que será feito o que foi pedido. Porém, aqui no Brasil, nós sempre esperamos que tenha algum funcionário para prestar o serviço. Nos Estados Unidos sempre tentam se adaptar a automação dos mesmos, afinal a mão de obra é cara.
O que difere os brasileiros de outras populações no modo de interagir, agir e comprar?
Acredito que os consumidores uruguaios são muito diferentes dos brasileiros e americanos, são mais conservadores e demoram para assimilar novos conceitos e colocá-los em seu cotidiano. Já os brasileiros e americanos são muito receptivos as novas tendências de mercado.
Quais os maiores desafios do multiculturalismo brasileiro no mundo dos negócios pós-Covid?
O multiculturalismo não mudará pós-Covid, porque sempre teremos referências externas… mas a mentalidade habitual mudará muito, como, por exemplo, em eventos, onde a preferência será de áreas mais abertas, maiores, com melhor ventilação e acesso à natureza. Teremos um aquecimento ainda maior no mercado de Vending Machines, pois, permite maior segurança e menos contato com pessoas.
Última atualização da matéria foi há 5 meses
“Trono de Cangalha” é um livro de profundidade
setembro 22, 2021Paulo Kucher analisa custo da construção
setembro 20, 2021Plamev Pet faz sucesso com serviços de saúde
setembro 20, 2021Rádio Itatiaia trilha um novo caminho para o êxito
setembro 17, 2021Instituto Geração SouL com um novo projeto
setembro 16, 2021Eduardo Valério avalia os processos sucessórios
setembro 15, 2021Vacinas.net com uma proposta de gerar valor
setembro 14, 2021Armando Kolbe Jr. fala sobre startups e fintechs
setembro 13, 2021CapTable conquista a confiança dos investidores
setembro 10, 2021Ricardo Martins fala do boca a boca no digital
setembro 9, 2021A Tudu quer reinar no mundo das retailtechs
setembro 8, 2021Pedro Carbone fala sobre educação e tecnologia
setembro 7, 2021
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments