ArqExpress é a criação da gaúcha Renata Pocztaruk
Em 2015, a arquiteta gaúcha Renata Pocztaruk estava envolta por um problema comum no mundo da decoração: doze meses tentando finalizar o projeto de um cliente, sem resultado e com o custo aumentando. Foi daí que ela teve a brilhante e ousada ideia de definir um orçamento final com o dono da casa e estabeleceu o prazo de um único dia para finalizar o trabalho. O cliente adorou o resultado e, desta experiência, nasceu a maior empresa de arquitetura e decoração do Brasil: a ArqExpress. Com 5 anos de mercado, a empresa possui escritórios próprios em Porto Alegre e Rio de Janeiro, conta com 100 parceiros distribuídos em 20 cidades brasileiras e atende todo o território nacional remotamente. Mesmo com a pandemia, a empresa viu seu faturamento crescer mais de 300% e a previsão é de crescimento de 400% para 2021. São mais de 4 mil projetos entregues no Brasil. Renata explica que a ArqExpress não é um marketplace de arquitetura, em que a pessoa faz um pedido e a plataforma encontra um arquiteto do mercado. Na empresa, os arquitetos são treinados e passam por uma mentoria para se afiliar à plataforma. Somente na quarentena, treinaram mais de 100 arquitetos e mais de 20 cidades preparadas para atender os clientes. “Nós criamos um sistema de mentoria para profissionais e iniciamos fazendo uma introdução geral sobre um dos serviços [consultoria] e falando sobre mercado, gestão, marketing e atendimento”, explica.
Renata, como criar grandes negócios em meio a “ondas” turbulentas?
“Uma grande ideia surge de um problema a ser solucionado” – acredito que a frase do nosso manifesto esclarece essa pergunta. Nos maiores problemas encontramos as melhores oportunidades e precisamos sempre olhar “a dor do cliente”, o que nos incomoda, que incomoda o cliente, também pode ser o caminho para o sucesso.
Usando a pandemia como referência para o nosso negócio, as pessoas precisaram ficar dentro de suas casas, olhando diariamente coisas que incomodavam, mas que em outros momentos não eram prioridade, ou seja, nunca foram solucionadas! Então encontramos uma forma de divulgar um serviço que está sendo estudado há cinco anos, que é mostrar a importância de se viver bem para ter qualidade de vida.
Quando criamos a ArqExpress, os consumidores achavam que não poderiam pagar um arquiteto para organizar a casa e viver melhor. Assim, estudamos uma forma de atender a todos. Então entender a dor, entender o porquê e desenvolver produtos e serviços que possam resolver o problema é a melhor forma de crescer em momentos difíceis e em meio a ondas turbulentas!
Esse aspecto foi fundamental para a consolidação da ArqExpress?
Foi fundamental entender o mercado, as necessidades, buscar saber quem era o cliente, o perfil desse consumidor, e assim desenvolver um serviço que atende o cliente dentro do valor que ele pode pagar.
Sair do óbvio, entregar uma nova solução, mais prática e dentro do orçamento do cliente foi o ponto que nos fez consolidar a casa. Nos posicionamos olhando o bolso do cliente como foco da porta para fora e como um escritório, um negócio que precisa ser rentável, da porta para dentro!
Planejar e implementar processos foi a maior inovação para o momento no segmento de arquitetura.
Quais os principais pilares da empresa?
Preço, prazo e qualidade!
E os seus maiores diferenciais em sua visão?
Nosso maior diferencial é entregar um processo com início, meio e fim. O cliente entra no processo sabendo quanto vai gastar e quando vamos entregar, o resultado é exatamente igual ao combinado.
Como o mercado de arquitetura e decoração está passando por esse momento de instabilidade em nosso país?
As pessoas estão valorizando a profissão. Enquanto o país está instável, as pessoas estão em casa e querem viver melhor. Aquele dinheiro que ia para a casa de praia, a viagem, está sendo gasto com a casa principal.
Ser líder desse setor se torna um grande fator competitivo?
Acredito que mais do que ser o líder é ser a referência para clientes e profissionais da área. A revolução que está acontecendo na profissão e o novo espaço que criamos no mercado, faz cada vez mais os profissionais crescerem felizes e mais clientes viverem melhor, com mais qualidade!
Sua empresa conseguiu inovar ao fazer projetos em até 1 dia. Como isso sucedeu?
Aconteceu por meio da dor de ver projetos sem fim, durando meses e sem ter uma entrega final. Os clientes ficavam insatisfeitos com o prazo, com o valor que era cobrado, a conta não fechava. Assim, eu repensei o meu trabalho. A dor do cliente, de não acreditar mais nos arquitetos, que ficaram com fama de gastar mais e obras intermináveis também levaram a repensar essa atividade.
Os projetos em um dia aconteceram quando um cliente estava decorando o apartamento há doze meses e não finalizava. Um dia, liguei e ofereci de terminar a obra em um dia e ele aceitou. Montei o apartamento inteiro, com decoração e móveis soltos. Quando funcionou, pensei: pronto! Aqui está a ArqExpress.
Qual a importância da inovação para a ArqExpress?
A ArqExpress é mais rápida, mais fácil, mais inovadora e express. Usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas, entregar arquitetura para todos, são nossas principais inovações.
Como funciona o processo para afiliação dos arquitetos da ArqExpress?
Na ArqExpress temos um trabalho de desenvolvimento profissional. Nós criamos um sistema de mentoria para profissionais e iniciamos fazendo uma introdução geral sobre um dos serviços [consultoria] e falando sobre mercado, gestão, marketing e atendimento. Após essa mentoria os profissionais passam por um estágio na ArqExpress, atendendo aos nossos clientes com a nossa equipe. Após essa etapa, selecionamos os que mais se destacaram para que possam, de fato, fazer a mentoria buscando o seu crescimento, entendimento e aplicação do nosso método!
Sendo assim, nosso processo é baseado na didática e prática, o profissional precisa estar apto a atender dentro do nosso processo!
Quais são as exigências para esses arquitetos que querem ser afiliados?
Exigimos qualidade de projeto, prazo e preço dentro do orçamento! Trabalhamos com fornecedores que utilizam preço aliado a qualidade, um processo padrão em todas as etapas!
Como pretende manter a ArqExpress na rota do sucesso pelos próximos anos?
Vamos crescer nosso braço de atendimento em questões geográficas, podendo assim atender todas as regiões. Vamos investir no presencial e no online nos tornando omnichannel!
Última atualização da matéria foi há 3 anos
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